Portal Discussão:Matemática

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal discussão
Esta é a página de Discussão do Portal da Matemática! Caso deseje contribuir para esse portal, deixe sua mensagem sugerindo a alteração, inclusão ou exclusão de material. Não se esqueça de assinar no final das suas mensagens. Obrigado!

Gostaria de dar uma sugestão ao tema Matemática em geral. Não seria legal dar um divida nos temas como se é dividido no colégio por bases tecnológicas... Pelo menos na minha cabeça fica mais fácil haahaa ... Logaritimos é uma matéria.. Trigonometria outra.. Equações de 1 e 2 grau.. Eu acho que deve abranger a suas respectivas funções na categoria logarítmicas... Exponencial.. etc.. é uma sugestão.. asim como as matérias do ensino básico, médio e ensino superior, podem ser de vidas... Gabriel:ahn? 22:34, 16 Fevereiro 2006 (UTC)

Vocês podem mudar a imagem do portal, podemos deixar ela mais moderna pois faz um bom tempo sem novas mudanças no portal. Dungeon Master D&D (discussão)

Essa imagem pode ser usada como simbolo do portal, ficaria legal: Gabriel:ahn? 23:27, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Eu sei que o melhor é sermos original e tal... mas eu queira um igualzinho a este por aqui! =D Lotus 23:30, 17 Fevereiro 2006 (UTC)
Alguém se incomodaria se eu mudasse esse portal? Lotus 23:31, 17 Fevereiro 2006 (UTC)

Eu não me importo e sou a favor. Pois pelo que vi nas edições o portal está sem novas atualizações a tempos. E pelo menos se for naquele estilo eu tenho mais domínio da estrutura e posso ajudar. O que acha da proposta de cima ??? Gabriel:ahn? 00:22, 18 Fevereiro 2006 (UTC)

Pois é... o responsável pela manutenção desse portal é um desleixado... =). Eu comecei o portal, mas matemática não é minha especialidade. Por isso, qualquer ajuda é sempre muito bem vinda. ^^ Sinta-se a vontade para alterar. --Giro720 04:10, 18 Fevereiro 2006 (UTC)

Manter portais não é facil mesmo.. ;) Mas acho que deixando ele no estilo lá que o Lotus se basiou no Ingles.. fica mais facil para fazer atualizações. ;) Gabriel:ahn? 18:38, 24 Fevereiro 2006 (UTC)

Se for assim, quando eu voltar do carnaval eu prometo que a primeira coisa que eu vou fazer vai ser um novo Portal de Matemática! Lotus 18:56, 24 Fevereiro 2006 (UTC)
Bah, demorei mas fiz! Cícero fala! 18:51, 15 Julho 2006 (UTC)
Agora tá bonitinho =). --Giro720 03:13, 27 Julho 2006 (UTC)

Artigos de números com conteúdo mínimo[editar código-fonte]

Gostaria de saber o porque de ter vários artigos de números informando apenas que "x vem depois de x-1 e antes de x+1". E saber se vcs tem algum projeto de expandir o conteúdo desses artigos, q não são edicados desde 2005 ?

Rjclaudio msg 01:05, 10 Fevereiro 2007 (UTC)

Ver Wikipedia:Esplanada/geral#PEs para 73 números Rjclaudio msg 01:10, 10 Fevereiro 2007 (UTC)

Gostaria que incluisse o tópico Funções em "Matemática em Tópicos" (possivelmente em Álgebra -> Álgebra).
Obrigado.
Fsmaia 11h29min de 11 de Junho de 2007 (UTC)

Foi colocado em Fundamentos. Salgueiro discussão 06h48min de 12 de Junho de 2007 (UTC)

Imagem no artigo Matemática[editar código-fonte]

Senhores, acho que a foto daquele astrônomo chinês logo no início do artigo matemática deveria ser substituída. Alguma sugestão? Paulo M. Meirelles (discussão) 13h47min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Concordo. Talvez a imagem de Euclides seja uma boa idéia, dada sua importância histórica.
Firmo (discussão) 17h09min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Reestruturação do artigo Matemática[editar código-fonte]

Oi Portal Matemática, bom, queria inserir {{AP}} História da matemática no artigo Matemática e encontrei um artigo mal estruturado. Gastei uns minutos para reestruturar o artigo. Aos especialistas: Peço por uma verificação. Não gostou? --> reverter, mas deixe pelo menos o AP História da matemática, okay? Obrigado (deixei cópia desta mensagem em Discussão:Matemática).--Gunnex msg contrib 16h03min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Ficou melhor. Quanto a lista de "Conceitos e tópicos", já existem no Portal. Acha que poderíamos retira-la do artigo, talvez para torna-lo mais clean? Att. Paulo M. Meirelles (discussão) 16h35min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Qual é o melhor nome para este artigo? Domínio fatorial (ou domínio factorial), Domínio de factorização única (ou Domínio de fatorização única) ou o AFT DFU (com a versão (em inglês) UFD)? Proponho que seja feita uma consulta informal aka votação antes de mover o nome (capitalizado erroneamente) e criados os redirects. Albmont (discussão) 18h55min de 22 de Dezembro de 2008 (UTC)

Os artigos sobre matemática andam muito desorganizados - muitos não são didáticos (o que é bom, já que a Wikipedia não existe para ensinar), mas outros parecem textos de livros. Na minha opinião, os artigos deveriam ser copiados para o Wikilivros e apresentados de forma progressiva, mostrando como cada conceito ou teorema matemático pode ser derivado de conceitos anteriores. Algo como o Axioma da Regularidade. :-) Albmont (discussão) 12h06min de 2 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Objetos matemáticos[editar código-fonte]

Outra coisa: talvez fosse interessante criar categorias para os "objetos matemáticos", ou seja, elementos ou famílias de elementos que são definidos de modo único. Por exemplo, na Categoria:Teoria dos corpos haveria uma subcategoria, por exemplo, de Categoria:Exemplos de corpos matemáticos. Albmont (discussão) 12h06min de 2 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Este Artigo está "Completo" ? @KnuxD (discussão) 12h33min de 23 de outubro de 2010 (UTC)[responder]

Aplicabilidade da Matematica[editar código-fonte]

Alo, pessoal!Que tal se tentarmos trazer no portal, a aplicabilidade de matematica em areas concretas!? Por exemplo a importancia da matematica a uma companhia aeria. "Clarinda"--11:08,23-09-2011

Você tem razão esse portal precisa de artigos explícitos sobre matemática, na verdade ele merece uma reforma completa ( já vou começar a fazer)--Ana Laura Pacheco (discussão) 17h01min de 21 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Não fazia mais sentido expandir Matemática aplicada ou criar um artigo do género Aplicações da matemática? --DReispt msg 17h24min de 21 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Infelizmente muito inferior a página em inglês, como sempre. Informações de calculo são escassas. Não editarei pois não sou professor de matemática. Avança Brasil!!

Li num artigo da NET, a propósito do problema dos quatro quatros, que existe a função TERMIAL (não é terminal, para cujo símbolo é proposto o caráter (?), e que se define como a soma dos termos de uma progressão aritmética de razão 1, com n termos, iniciada pelo primeiro termo igual a 1. Assim, ter-se-á, p.e.4? = 4 + 3 + 2 + 1 = 10. Contudo, não encontrei a definição desta função nos vários "sites" consultados, nem em dicionários de matemática que consultei.

Onde é que se pode encontrar? Agradecido,

Luís Pedrosa Santos (2pedrosa.santos@gmail.com)

multiscript collaboration[editar código-fonte]

१२ १४
१३ ११
१६ १०
१५
7 12 1 14
2 13 8 11
16 3 10 5
9 6 15 4
transcription of
the indian numerals
most-perfect magic square from
the Parshvanath Jain temple in Khajuraho

Hi! Some years ago (in 2008) I received a picture about a most-perfect magic square from the Parshvanath Jain temple in Khajuraho named Chautisa Yantra. According to magic square#India Magic Squares and Cubes By William Symes Andrews, 1908, Open court publish company the square is more then thousand years old / from the 10th-century. There is an additional text above the square. I hope to receive a translation and/or additional details about this text from contributors on languages from India.
BTW: Sriramachakra (found today) is another of the 384 mutually indistinguishable most-perfect magic squares.
https://test.wikipedia.org/wiki/Most-perfect_magic_square provides transliterations for a dozen of ISO 15924 scripts as Latn including Roman numerals and binary, Deva, Arab, Armn, Beng, Grek, Gujr, Hans · Hant · Jpan, Hebr, Knda, Kore, Mlym, Taml, Telu, Tibt and maybe some more. The wiki source code can be used for articles / stubs in languages using these scripts. Fonts are not optimized and all comments are welcome at the test subdomain page [1]. Thanks for all your efforts in advance! lɛʁi ʁɑjnhɑʁt (Leri Reinhart)
‫·‏לערי ריינהארט‏·‏T‏·‏m‏:‏Th‏·‏T‏·‏email me‏·‏‬ 11h39min de 9 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

Wow, this is nice. Thanks for sharing! Please tell us the meaning of those mysterious words soon after you find it out. I'm curious! UsuárioIniciante (discussão) 11h53min de 9 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

Revisão urgente de Radiciação[editar código-fonte]

Em virtude do péssimo estado dos artigos Radiciação e similares, solicito uma revisão urgente (com contribuidores experientes na área) dos mesmos.

Radiciação DodgerBr 19h24min de 5 de abril de 2016 (UTC)[responder]

Apos ter feito algumas pesquizas, pude concluir que devia ser dada maior atencao na explicacao dos simbolos e suas funcoes, principalmente nas somas uteis comentário não assinado de Silvestre joao (discussão • contrib) 22h13min de 29 de abril de 2016 (UTC)[responder]

Pode deixar sugestões específicas do que precisa melhorado nas páginas de discussões dos respectivos artigos. Esta página é apenas para discutir o conteúdo de Portal:Matemática. Helder 12h49min de 2 de maio de 2016 (UTC)[responder]

Alo, pessoal!Que tal se tentarmos trazer no portal, a aplicabilidade de matematica em areas concretas!? Por exemplo a importancia da matematica a uma companhia aeria. Você tem razão esse portal precisa de artigos explícitos sobre matemática, na verdade ele merece uma reforma completa ( já vou começar a fazer)- celestino crespo- Angola

Aplicar a matemática a assuntos concretos. Bem sou novo por aqui por isso tenham paciência... " que tal aplicar a matemática a meteorologia ?"[editar código-fonte]

Matemática e a previsão do tempo, como seria descobrir o tempo sem falhar ?

Alem de andar de chapéu de chuva que outro tipo de sugestões existem ? Será que é um assunto que poucos dão importância ! Que tal usar a previsão do tempo para calcular o valor de acções na bolsa ? Uma sugestão seria o criar uma secção onde os que não têm espaço numa enciclopédia por serem considerados "pensadores livres " podessem discutir os assuntos relacionados com os diversos temas da enciclopédia, criando um espaço onde todos aqueles que no seu dia a dia se dedicam a desenvolver teoremas, que se dedicam a colocar em funcionamento os antigos teoremas, e que acima de tudo procuram um lugar onde o conhecimento seja partilhado, acrescentando assim um espaço rico em conhecimento adquirido . Fazendo da Wikipédia uma enciclopédia "viva" . é só uma sugestão , obrigado pela atenção .

:Eu gosto, mas não sei se é possivel fazer isso numa enciclopédia online

Teorema de Tales (Interceção e círculo)[editar código-fonte]

Bom dia! Não havia mais lógica se unissemos ambos artigos?

Artur Putyato

Ao se entrar no portal, le-se: "Este portal pretende reunir informações relacionados à Matemática" (sic). Seria possível que algum usuário com conta autoconfirmada corrigisse o adjetivo, já que «informações» é substantivo feminino, logo, o correto seria «informações relacionadas», não "relacionados". Fernando Carvallo (discussão) 01h54min de 6 de agosto de 2021 (UTC)[responder]

Fernando Carvallo, corrigi. Obrigado pelo aviso. Lechatjaune msg 12h51min de 6 de agosto de 2021 (UTC)[responder]