Portal Discussão:Religião

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2006 Religion Symposium-Czech Wikipedia[editar código-fonte]

I would like to invite you to 2006 Religion Symposium on the Czech Wikipedia. Because you have a religion portal, you can use and/or present your ideas at your Portuguese page.

User:Juan de Vojníkov-CZECH SITE

Fim do portal[editar código-fonte]

Como assim o portal acabou?? Mateus Hidalgo diga! 18:10, 18 Novembro 2006 (UTC)

A quem interresar possa...[editar código-fonte]

(nossa... ficou parecendo memorando... rsrs)

Então povo...

Ano que ninguem mexe no portal... o JLCA foi-se da wiki... o portal tá abandonado... resolvi assumi-lo! Se alguém quser ajudar é só me contactar!!

Amplexos, Béria Lima Msg 20h40min de 27 de Janeiro de 2008 (UTC)

Wikipedia:Páginas para eliminar/O Mal[editar código-fonte]

Olá Portal Religião! Peço por uma avaliação do verbete O Mal em Wikipedia:Páginas para eliminar/O Mal. Obrigado. --Gunnex msg contrib 14h47min de 8 de Março de 2008 (UTC)

Portais para religiões específicas[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Wikipedia:Esplanada/propostas#Portal Religião


Dei-me conta de que possuímos um Portal: Judaísmo, por sinal muito bom. Mas penso que, em decorrência, precisamos ter também um Portal: Islamismo e um Portal: Budismo, etc, para que não pareça que, em nossa Wiki, privilegia-se esta ou aquela religião, em detrimento das demais. Fica pois posta esta Proposta. Apr (discussão) 14h27min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Faltam editores apenas para começar a fazer. --Mago® (discussão) 15h15min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • Nada a ver. A criação de um portal requer muita dedicação e o fato de possuírmos o portal de judaísmo só denota que temos interessados no assunto específico para dispor da vontade. Criar por criar, eu prefiro então não termos portais. Caso existam pessoas interessadas e dispostas para tal, dou todo meu apoio. -- Fernando | (0) 19h26min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Subscrevo o Fernando. Marcelobbr 19h58min de 17 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Religião é um assunto muito delicado e, como tal, demanda cuidado especial. Todas as crenças devem ser respeitadas e tratadas com equidade, embora eu entenda o quão difícil é se proceder com isenção nesse tortuoso terreno. A exemplo da maioria de nós (senão de todos), sou um homem religioso, mas sou também capaz de compreender o potencial nefasto que as crenças religiosas guardam em si, tantos são os exemplos que a História (passada e presente) nos oferece. Preocupa-me constatar, por exemplo, que se está me tornando cada vez mais trabalhoso pesquisar, na Web, sobre um personagem histórico que tenha algum tipo de conecção com a Bíblia. Custo a localizar o sítio que procuro, em meio à enxurrada de páginas mantidas por organizações ou pessoas motivadas em fazer proselitismo de suas crenças religiosas. Eu os considero sítios de propaganda, comparáveis ao de uma empresa qualquer, que divulga seus produtos nessa enorme vitrine(a) que é a Internet. Repito, pois, que a única maneira de cuidar desse delicado tema com isenção, é conceder tratamento igualitário a todas as religiões, admitindo-se, tão somente, distinções de natureza "técnica", estribadas, por exemplo, no volume de adeptos que cada uma hoje ostenta. Nesse sentido, acho perfeitamente coerente que, em nossa Wiki, haja mais texto falando de Judaísmo do que sobre a seita de Sai Baba (espero que os seguidores desse benemérito senhor não se indignem por eu usar o termo "seita"). Ocorre que o Judaísmo, que é atualmente cultivado por cerca de 0,4% da Humanidade, merece um Portal em nossa Wiki, enquanto o Islamismo, que é a segunda maior religião mundial (e a única a apresentar taxas positivas de crescimento), sendo professada por cerca de 15% dos seres humanos, não o tem. E o que dizer do Budismo que, juntando os que seguem a Grande e a Pequena Via, somam mais de 13%? E o Hinduísmo, com seus 12,5%? Precisamos corrigir essa distorção e, desde já, disponibilizo-me para ajudar na confecção de Portais sobre Islamismo e Budismo, esclarecendo, por oportuno, que não sou nem budista, nem muçulmano. Apr (discussão) 15h36min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Apr: O problema em se ter um portal para o budismo ou o islamismo é somente ter algum wikipedista que entenda do assunto e esteja disposto a criar e manter o portal em questão! Se entendes das duas religiões... vá em frente!! Béria Lima Msg 15h47min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • Oi, Béria. O amigo há de ter em conta que um Portal, pelo porte da tarefa, não pode ser construído por uma única pessoa. Precisa de um grupo. Já me disponibilizei nesse sentido. Espero apenas que nossos companheiros, que tão prestimosamente colaboraram na edificação dos portais sobre Cristianismo e Judaísmo, emprestem também seus esforços nessa tarefa que é não apenas importante, mas indispensável. Apr (discussão) 16h18min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • Apr: O portal cristianismo foi todo projetado e (até agora) é mantido apenas por mim! (com ajudas esporadicas do PTLux e do AdriAg.) E apesar de não entender quase nada de Islamismo... posso tentar te ajudar!!

PS.: Apesar do meu nome ser o mesmo do chefe da NKVD... eu sou mulher (minha foto pode comprovar isso!) Béria Lima Msg 16h52min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Perdoe-me, Béria, pela indelicadeza involuntária. Realmente, não pude deixar de associar seu nome ao do temível chefe da NKVD. Quanto aos Portais, há um "Projeto: Islamismo" que ficou paralizado porque seus participantes deixaram nossa Wiki. Pode ser um ponto de partida. Desconheço se há algo semelhante quanto ao Budismo. abs Apr (discussão) 17h16min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)
    • Adendo: Béria, olhei sua foto e, ao fazê-lo, sentí-me ainda mais motivado a vir a trabalhar com você. Apr (discussão) 17h31min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • Então... não achei o tal projeto islamismo... dá pra mandar o link? Aí vejo ele e vemos o que fazer para transformar ele em um portal.

Quanto ao Budismo... eu não entendo nada sobre isso... receio não poder ajudar com conteúdo (posso te ajudar com o layout do portal).

E quanto ao elogio: Obrigada... e me perdoe se fui um pouco rude... é que quase todos me tratam como homem por causa do nome (Para esclarecer... meu nome vem do Grego antigo e não do Russo.) Béria Lima Msg 17h55min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Apr, este tópico mostra uma das verdades da Wikipédia: somos poucos para tanto trabalho.-- Jo Lorib d 23h00min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Oi, Béria (mulher): Na verdade, trata-se de Wikipedia:Projetos/Islão.

E por falar em Projetos e na abservação que fiz sobre o potencial nefasto das crenças religiosas, leia-se esse texto,inserido em Wikipedia:Projetos/Judaísmo. Entendo que seu autor tem todo o direito de considerar o Judaísmo Messiânico uma "seita evangélica" e não uma "corrente judaica". Afinal, como proclama o Ministério do Exterior do Estado de Israel, "Belief that Jesus is the Messiah cannot be reconciled with Judaism". Mas não havia necessidade de acrescentar um comentário desairoso a quem professa a fé cristã. Essa não é uma conduta "enciclopédica"´: é puro proselitismo religioso. Apr (discussão) 05h19min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Antes de tudo.... vou comprar um óculos por não ter visto o wikiprojeto Islão! (Tava até na predefinição dos wikiprojetos).

Apr.. vi o projeto Islão: tá paradim, paradim... vou ler uns textos sobre o assunto, mandar alguns e-mais para a sociedade islamica... e comecar a pensar no layout do portal do Islamismo!

Quanto ao Judaísmo Messiânico, tb acho muito proselitista a frase dele, e, apesar de achar que ele deveria ser uma sub seção do wikiprojeto (e do portal) do Judaísmo, não vejo problema em trasferi-lo para o wikiprojeto Teologia e para o portal do Cristianismo (se isso deixar os judeus felizes... farei sem problema!) Béria Lima Msg 14h14min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Oi, Béria (mulher). Esse é o ponto nevrálgico da questão. Fazer algo para "deixar os judeus felizes" (ou os cristãos, os budistas, os wiccianos, os xamanistas, ou sei lá mais quem), não me parece adequado. Insisto que, ao tratarmos de temas religiosos em nossa Wiki, temos que nos despir de nossas preferências individuais, escrevendo textos isentos, que informem, sem opinar. A decisão sobre onde deverá ficar o Judaísmo Messiânico - se no portal sobre Cristianismo ou Judaísmo -, não deve ser resultante das suscetibilidades religiosas deste ou daquele contribuinte, mas da decisão coletiva da comunidade wikiana, que há de se ater a critérios "técnicos". Isto é o que acho que deve ser feito, s.m.j. Apr (discussão) 15h28min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Olhe só, Béria (mulher) (e demais companheiros). Edificar dois portais originais (sobre Islamismo e Budismo) exigirá bastante tempo e esforços dos abnegados que se entregarem a tal tarefa. E, como disse Jo (Lorib), "somos poucos para tanto trabalho". Diante disso, minha proposta é a seguinte: fazermos uma conversão/adaptação dos portais existentes na en.wikpedia, vertendo seus textos para o português, e submetendo-os a um processo de exame para enxugá-los de eventuais imperfeições ou excessos. Menciono a Wiki de lingua inglesa porque ela oferece um vasto "cardápio" de portais sobre religião. As outras são, em sua maioria, carentes (a wiki francesa, então, é uma tristeza). Mas podemos também importar material de outras, miscigenandos-os aqui (somos um povo que valoriza a mistura, não é mesmo?). Outra coisa: sua idéia de remeter emails para a Sociedade Islâmica, me parece excelente. Ela poderá nos dar consultoria nesse trabalho. Também há de ser muito útil sua experiência em layout de Portal, pois não precisamos, necessariamente, ficar atados a modelos importados (particulamente achei pobre o anglo-portal sobre Budismo - o da es.wikipedia ) é melhor. Bom, é isso! E antes que alguém me critique por estar propondo um trabalho de "mera tradução", é bom lembrar que, em nossa Wiki, isso é praticado ad nauseam. Apr (discussão) 17h55min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Feito E-mails enviados para o Centro Islâmico no Brasil e para o Alcorão.com. Agora é só esperar as respostas.... Enquanto isso (na sala da justica!!rs): Apr, que achas de eu imitar o layout do Portal Cristianismo mas trocar as cores? Assim teriamos uma padronização dos Portais de Religião (o deReligião ja tem o mesmo layout) Béria Lima Msg 12h49min de 21 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Oi, Béria (mulher). Gostei da idéia de padronizar os portais sobre religião, até porque se encaixa no propósito de conceder tratamento igualitário a todas as vertentes religiosas. O Portal sobre Judaísmo (já existente) haveria de também ajustar-se a esse padrão, certo? Não estou bem certo disso, mas me parece que um Portal nasce de um Projeto, isso é correto?. Desculpe-me por minha dúvidas. É que ainda não tenho nem um mês de Wiki, tanto que ainda sou (muito bem) "tutorado". Se é assim que começa, podemos começar esboçando os projeto Islamismo e Budismo, a partir dos que já foram elaborados para Cristianismo e Judaísmo. (Será que "Joe" gostaria de também participar?) Apr (discussão) 19h47min de 21 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Fico feliz que estejam engajados nesse projeto. Boa sorte a vocês. -- Fernando | (0) 20h17min de 21 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • Primeiro: Deixe Joe fora disso (ou pode te acontecer o mesmo que aconteceu a tartaruga!) Quem lê que entenda!
O Centro Islamico me respondeu... ele se dispuseram a me ajudar no que eu precisasse e disseram que o portal do Islão da en.wiki é muito informativo (grifo meu). Logo acho que devemos comecar traduzindo ele.
Um portal não nasce necessariamente de um wikiprojeto (apesar de normalmente estar vinculado a um). O portal do Cristianismo nasceu sem passar pelo wikiprojeto Teologia. Mas já que temos um wikiprojeto Islão... acho que devemos aproveita-lo.
Eu não faço parte da equipe do Portal Judaísmo... mas posso falar com o responsável para ver se ele se incomoda se eu mudar o layout do portal!
E por último: Quando vamos comecar?? Béria Lima Msg 20h38min de 21 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • Para Béria (mulher): Ok, vamos começar. Em primeiro lugar, sugiro uma votação para eleger o "gerente" do projeto. Como você é experiente (na Wiki) e sou um novato, eu voto em você para esse cargo. E posto que (por enquanto) somos apenas nós dois, não há votos em contrário e, portanto, você está eleita. Desse modo, indique o "caminho das pedras", que eu vou no rastro. (Pena o Joe não poder pareticipar. Mas enfim, que assim seja).

  • Para Fernando: Grato, pela parte que me toca. Mas eu pergunto: porque não "Boa sorte a todos nós", engajando-se você também? Um trabalho desses precisa de gente experiente (na Wiki). A Béria (mulher) o é, mas eu não. Apr (discussão) 21h16min de 21 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • A democracia é a alma dessa votação!! E eu virei editora experiente ... Tá bom! Se vc diz... Aqui está o tal "caminho das pedras" que você me pediu!! E deixo um apelo: Precisamos de ajuda!! Alguém se dispoe?? Béria Lima Msg 00h21min de 22 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Povo... Só pra avisar que o Portal do Islão está prontinho! Agora só falta o Portal do Budismo Béria Lima Msg 14h02min de 6 de Março de 2008 (UTC)
  • Então.. tava olhando hoje o Portal do Judaísmo (para sugerir a padronização dos portais sobre Religião) e me dei conta que ele não é editado a quase um ano! E agora?? Béria Lima Msg 13h43min de 7 de Março de 2008 (UTC)

Já atualizei o Portal Judaísmo e já deixo muito claro de antemão que sou 100% contra qualquer "padronização" de portais. Como foi dito acima, os judeus representam 0,3% da população mundial, enquanto o cristianismo e o islamismo são religiões de grandes massas. Só a parte referente às denominações cristãs no portal cristão já é maior que o portal judaico... são questões totalmente desproporcionais.  Ð. Indech  図   22h50min de 8 de Março de 2008 (UTC)

  • Se tá atualizado não tá mais aqui quem falou!! E quero deixar muito claro de antemão (e pé! rs) que se o Indech não quer padronizar... a gente não padroniza! O que o Indech diz tá "dizido"!! E não acho o Judaísmo uma religião tão minoritária assim... Ela pode ter poucos "adeptos" (tb... como poderia ter bilhões com o povo matando eles??) mas para mim, para mim, repito é uma religião importante, até pq o cristianismo é uma "seita" do Judaísmo! Béria Lima Msg 15h10min de 10 de Março de 2008 (UTC)

Uai... menina arretada essa, sô... hehehe  Ð. Indech  図   22h45min de 10 de Março de 2008 (UTC)


Notei a falta de uma religião no portal. A Umbanda, que não é seita, e sim religião, e que embora se assemelhe muito ao Espiritismo por conceitos básicos e ao Candomblé, chamado no portal de religião Afro-Brasileira, possui identidade própria. A Umbanda é uma religião brasileira (100%), e sua história vale muito a pena, além disso é uma religião que apresentando constante crescimento e aceitação do povo. Vale muito a pena.


Xadrez e religião[editar código-fonte]

Prezados,

Gostaria de indicar o artigo Xadrez e religião para destaque no portal. Ele aborda as principais religiões que estiveram presente na história do xadrez e apresenta um bom conteúdo informativo. Abç OTAVIO1981 (discussão) 23h47min de 12 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Pessoal,

Venho trabalhando arduamente para melhorar os artigos sobre o Gnosticismo: teólogos contra e a favor, principais textos, fontes (papiros, unciais, códices), categorias etc. Gostaria de propor a inclusão do assunto no portal Religião. Ou, pelo menos, obter algumas indicações do que mais é necessário para incluí-lo aqui.

Boas!

José Luiz disc 00h49min de 4 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Como criar o portal:Umbanda[editar código-fonte]

Boa tarde a todos, alguém saberia me explicar como surge um portal do inicio? Percebi que existe Portal do Espiritismo, Catolicismo entre outras religiões, e queria criar um da Umbanda, religião do qual tenho contribuindo esse ano na expansão e criação de alguns artigos.Away FC (discussão) 20h28min de 18 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]

Predefinições para infocaixas[editar código-fonte]

Estou criando predefinições para preenchimento mais rápido infocaixas de grupos étnicos e outras tabelas, algumas são:

{{RINA}} - Igreja Nativa Americana


{{RORT}} - Igreja Ortodoxa

{{RNPE}} - Neopaganismo eslavo


{{RCAT}} - Catolicismo romano

Alguém quer me ajudar com esse projeto e com as categorizações?

 S a n t i a g o Porco Fala com nóis 18h56min de 24 de maio de 2022 (UTC)[responder]
Já avancei um bocadinho, caso alguém interessar estão aqui Wikipédia:Lista de predefinições/Religiões
S a n t i a g o Porco Fala com nóis 15h46min de 26 de maio de 2022 (UTC)[responder]

Surgiu um assunto hoje na escola 🏫 dominical, sobre o nome que é dado, todas as religiões juntas. Tipo por exemplo Guiness. Alguém poderia mim ajudar? 2804:673C:2001:9501:516D:3EBD:EE31:A02B (discussão) 17h19min de 25 de setembro de 2022 (UTC)[responder]