Portas Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portas Tour
Portas Tour
Logotipo oficial da turnê
Turnê de Marisa Monte
Locais América do Sul
América do Norte
Europa
Álbum associado Portas
Data de início 4 de fevereiro de 2022
Data de fim 30 de dezembro de 2023
N.º de apresentações 137
Cronologia de turnês de Marisa Monte
Tribalistas Tour
(2018)

Portas Tour é a sétima turnê solo da cantora brasileira Marisa Monte para divulgação de seu álbum Portas (2021). Teve seu início no dia 4 de fevereiro em São Paulo e irá passar por inúmeros estados do Brasil, além de percorrer diversos países ao redor do mundo, como Estados Unidos, além da América Latina e Europa nos anos de 2022 e 2023.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

No dia 1° de julho de 2021, Marisa Monte lançou o seu nono álbum de estúdio, Portas.[1] Quatro meses após seu lançamento, a cantora anunciou a turnê Portas para o ano de 2022, com seus primeiros shows inicialmente sendo no Rio de Janeiro nos dias 19, 21 e 22 de janeiro, percorrendo outras capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília, entre outras, no mesmo ano.[2] No mesmo anúncio, Marisa também confirmou que a turnê iria passar por dez cidades dos Estados Unidos em março do mesmo ano,[2] além de países da América Latina e Europa.[3]

Após testar positivo para Covid-19, a cantora foi obrigada a adiar o início da turnê, que se daria no Rio de Janeiro nos dias 19, 21 e 22 de janeiro, e também os shows de São Paulo entre os dias 27 a 29 de janeiro. Dessa maneira, a turnê teve o seu início no dia 4 de fevereiro no Espaço das Américas, em São Paulo.[4] Em 2022, foi anunciado que a cantora irá levar a turnê na Ásia e Oceania no início de 2023.[5] Esses planos, no entanto, não chegaram a se concretizar. Uma outra passagem internacional prevista para o México, no segundo semestre de 2022[6], também não chegou a acontecer.

Resenha[editar | editar código-fonte]

A turnê tem recebido críticas extremamente positivas dos críticos, sendo aclamada pela coesão da setlist, o cenário e a performance de Marisa no palco. No show de abertura da turnê, Gene de Souza do Gazeta News comentou que o show "foi para lavar a alma", destacando positivamente a setlist do concerto, considerando o show "uma emocionante viagem musical".[7] Gene encerrou a crítica dizendo: "Marisa Monte poderia se apresentar de jeans e camiseta e os shows ficariam lotados do mesmo jeito, mas ela quer oferecer um verdadeiro espetáculo com perfeição em todos os detalhes. E foi assim até o final do show, quando ela saiu para o segundo bis sozinha e começou a cantar a capela os primeiros versos de 'Bem Que Se Quis', sucesso do seu primeiro álbum. O palco foi escurecendo e ela desapareceu, deixando o publico cantando a música até o final."[7] Thales de Menezes da Folha de São Paulo enalteceu o show, dizendo que a cantora "mostra ao vivo por que tem o show mais aguardado da MPB," acompanhada de "uma banda notável" e considerando a noite "arrebatadora".[8] Escrevendo para o G1, Mauro Ferreira foi só elogios à turnê, avaliando-a com cinco de cinco estrelas. Mauro inicialmente destacou que a "estética encantadora" da turnê "remeteu ao aparato visual do anterior show solo da artista carioca, Verdade, Uma Ilusão". O crítico elogiou todo o concerto, dizendo: "Assinando a direção e a concepção visual do show com Zavareze e com Torres, Marisa Monte reinou como a sereia que emergiu soberana em mar de canções, sons e imagens fascinantes que fizeram o show Portas fluir sem erros ao longo de duas horas. [...] Para o séquito, Marisa Monte reiterou na estreia de 'Portas' a soberania em mar de canções, sons, figurinos e imagens fascinantes."[9] Filipe Vicente do Setor VIP foi extremamente positivo em sua avaliação, descrevendo a turnê como "espetacular".[10]

Repertório[editar | editar código-fonte]

O repertório abaixo é constituído do primeiro concerto da turnê, realizado em 4 de fevereiro de 2022, em São Paulo, não sendo representativo de todas as apresentações.[9]

Setlist 2022
  1. Pelo Tempo Que Durar (intro)
  2. Portas
  3. Quanto Tempo
  4. Maria de Verdade
  5. Vilarejo
  6. A Língua dos Animais
  7. Infinito Particular
  8. Praia Vermelha
  9. Ainda Bem
  10. Beija Eu
  11. Totalmente Seu
  12. Ainda Lembro
  13. O Que Me Importa
  14. Preciso Me Encontrar
  15. Vento Sardo
  16. A Sua
  17. Déjà Vu
  18. Depois
  19. Calma
  20. Eu Sei (Na Mira)
  21. Velha Infância
  22. Seo Zé
  23. Elegante Amanhecer / Lenda das Sereias, Rainhas do Mar
  24. Você Não Liga
  25. Na Estrada
  26. Não Vá Embora
  27. Magamabalares
  28. Comida (bis)
  29. Pra Melhorar (bis)
  30. Já Sei Namorar (bis)
  31. Bem Que Se Quis (E Po' Che Fà) (acappella) (bis 2)
Setlist 2023
  1. Pelo Tempo Que Durar (intro)
  2. Portas
  3. Quanto Tempo
  4. Maria de Verdade
  5. Vilarejo
  6. A Língua dos Animais
  7. Infinito Particular
  8. Ainda Bem
  9. Beija Eu
  10. Totalmente Seu
  11. Ainda Lembro
  12. O Que Me Importa
  13. Preciso Me Encontrar
  14. A Sua
  15. Dança da Solidão
  16. Depois
  17. Calma
  18. Eu Sei (Na Mira)
  19. Velha Infância
  20. Feliz, Alegre e Forte
  21. Elegante Amanhecer / Lenda das Sereias, Rainhas do Mar
  22. Na Estrada
  23. Não Vá Embora
  24. Magamabalares
  25. Amor, I Love You (bis)
  26. Pra Melhorar (bis)
  27. Já Sei Namorar (bis)
  28. Bem Que Se Quis (E Po' Che Fà) (acappella) (bis 2)
Notas
  • No show do dia 12 de fevereiro em São Paulo, Seu Jorge cantou com Marisa as canções "Pra Melhorar" e "Já Sei Namorar".
  • No show do dia 28 de abril em João Pessoa, Marisa adicionou as canções "Tenho Sede/Segue o Seco" (cantada com o músico Waldonys) e "A Lua e Eu" (cover de Cassiano, natural de Paraíba) ao setlist do show.[11]
  • No show do dia 30 de abril em Recife, Pernambuco, Marisa cantou no bis do show a canção "Pernambucobucolismo" (em homenagem ao estado), antes de "Bem Que Se Quis".
  • Nos shows dos dias 06 e 07 de maio em Salvador, Bahia, Marisa cantou "Chuva No Brejo" em homenagem a Moraes Moreira.
  • No show do dia 14 de maio em Brasília, Marisa fez um cover da canção "Flor do Cerrado" de Gal Costa e Caetano Veloso (em homenagem à capital) antes da versão acappella de "Bem Que Se Quis".[11]
  • A partir do dia 19 de maio, no show do Rio de Janeiro, Marisa adicionou à setlist do show a canção "Feliz, Alegre e Forte" (canção que foi lançada nas plataformas digitais como single durante o show em sua cidade natal) após "Velha Infância".[11] No mesmo show, Marisa também cantou a canção "Vide Gal" (em homenagem à cidade do Rio de Janeiro), assim como nos shows subsequentes na mesma cidade.[11]
  • A partir do show do dia 16 de junho, em Milão, Itália, a cantora adicionou a canção "Dança da Solidão" no lugar de "Depois" e substituiu "Comida" por "Vide Gal" na setlist de toda a etapa europeia da turnê.[12] Durante a mesma etapa, a cantora excluiu a canção "Totalmente Seu" da setlist.
  • No dia 28 de junho, no show em Porto, Portugal, Carlinhos Brown se juntou a Marisa para cantar "Já Sei Namorar" (canção do trio Tribalistas que ambos fazem parte).
  • No dia 5 de julho, no Festival Jardins do Marquês, em Portugal, Marisa cantou "Vento Sardo" com Jorge Drexler pela primeira vez. Ambos também cantaram a canção "O Leãozinho" de Caetano Veloso. Nesse show, Marisa não cantou "O Que Me Importa", "Seo Zé" e "Vide Gal" como nos outros shows da fase europeia da turnê.
  • A partir do dia 21 de julho, de volta ao Brasil, Marisa retomou à setlist as canções "Totalmente Seu" e "Depois". Nesse mesmo show, a cantora cantou no bis um cover da canção "Doce Vampiro" de Rita Lee no lugar de "Comida" (que foi excluída permanentemente do repertório desde a fase europeia da turnê).[10] O cover foi apresentado nos outros quatro shows subsequentes em São Paulo.
  • No dia 10 de setembro, em Curitiba, Paraná, a cantora adicionou a setlist a canção "Sal" entre "Preciso Me Encontrar" e "Vento Sardo".
  • No dia 16 de setembro, em Porto Alegre, a cantora fez um cover da canção "Felicidade" de Lupicínio Rodrigues no bis do show.
  • No show do dia 23 de setembro em Buenos Aires, Argentina, Marisa cantou a canção "Amor I Love You".
  • Nos shows dos dias 27 e 28 de setembro em Montevideo, Uruguai, a cantora voltou a adicionar na setlist a canção "Dança da Solidão".
  • Os shows dos dias 8 e 15 de outubro, no Rio de Janeiro, foram filmados, levando a teoria de que será para um futuro registro audiovisual. No concerto, o cover de "Doce Vampiro" retornou a setlist, que teve "O Que Me Importa", "Depois" e "Seo Zé" excluídas da mesma. "Sal" e "Vide Gal" foram as novas adições.
  • No show do dia 20 de outubro em Jaguariúna, Marisa substituiu a canção "Preciso Me Encontrar" por "Dança da Solidão" e voltou a adicionar a canção "Depois" a setlist.
  • No show do dia 10 de novembro em Uberlândia, "O Que Me Importa" também retornou a setlist.
  • No show do dia 12 de novembro em São José do Rio Preto, "Dança da Solidão" foi mais uma vez adicionada a setlist, dessa vez como homenagem aos 80 anos de Paulinho da Viola.
  • No show do dia 17 de dezembro em São Paulo, "Amor I Love You" foi adicionada a setlist como a primeira canção do bis após a despedida depois de "Magamalabares". A canção inclusive permaneceu como bis nos shows subsequentes em 2023.
  • No Festival Queremos!, no dia 15 de abril de 2023, Marisa encurtou o set, removendo as canções "Quanto Tempo", "Praia Vermelha", "Totalmente Seu", "O Que Me Importa", "Depois" e "Déjà Vu". Em contrapartida, cantou a canção "Balança Pema" após "Não Vá Embora", cuja permanência nos shows subsequentes tornou-se fixa após o festival.
  • No show do dia 4 de maio, em Teresina, Marisa voltou a cantar o medley "Tenho Sede/Segue o Seco" com Waldonys na sanfona, além de fazer um cover de "Cajuína" de Caetano Veloso.[13]
  • No show do dia 6 de maio, em Fortaleza, Marisa reprisou o medley "Tenho Sede/Segue o Seco", além de ter feito dois covers: "Lamento Sertanejo" de Gilberto Gil e "A Vida do Viajante" de Luis Gonzaga, todas interpretadas em parceria com Waldonys.
  • No show do dia 30 de junho de 2023, em Vienna, nos Estados Unidos, Marisa cantou a canção "Nu Com a Minha Música" ao lado de Rodrigo Amarante.
  • No show do dia 2 de julho de 2023, em Nova York, além de "Nu Com a Minha Música", Amarante cantou ao lado de Marisa seu sucesso "Tuyo" que ficou famoso graças a série Narcos.
  • No show do dia 14 de julho em São Paulo, Marisa retomou ao setlist a canção "Sal" (que não havia sido cantada desde a gravação do DVD no Rio de Janeiro em outubro de 2022), além de ter adicionado de volta "Totalmente Seu" e "O Que Me Importa" (que haviam sido omitidas durante a fase norte-americana da turnê). "Dança da Solidão" e "Depois" ficaram de fora do setlist.

Datas[editar | editar código-fonte]

Lista de shows contendo datas, cidades, países e locais[14]
Datas Cidade País Local
América do Sul
4 de fevereiro de 2022 São Paulo  Brasil Espaço Unimed
5 de fevereiro de 2022
11 de fevereiro de 2022
12 de fevereiro de 2022
América do Norte
4 de março de 2022 Fort Lauderdale  Estados Unidos Broward Center
6 de março de 2022 Atlanta Buckhead Theatre
10 de março de 2022 North Bethesda Strathmore
12 de março de 2022 Minneapolis State Theatre
15 de março de 2022 Chicago The Vic
17 de março de 2022 Stamford The Palace
19 de março de 2022 Boston Berklee Performance Center
20 de março de 2022
22 de março de 2022 Nova York Town Hall
23 de março de 2022
25 de março de 2022 Berkeley UC Theatre
27 de março de 2022 Los Angeles Royce Hall
América do Sul
8 de abril de 2022 Ribeirão Preto  Brasil Arena Eurobike
16 de abril de 2022 Belo Horizonte Anfiteatro Mineirão
23 de abril de 2022 Fortaleza Centro de Eventos do Ceará
26 de abril de 2022 Natal Teatro Riachuelo[15]
28 de abril de 2022 João Pessoa Teatro Pedra do Reino
30 de abril de 2022 Recife Classic Hall
1 de maio de 2022
3 de maio de 2022 Maceió Teatro Gustavo Leite
6 de maio de 2022 Salvador Concha Acústica
7 de maio de 2022
14 de maio de 2022 Brasília Arena BRB Mané Garrincha
19 de maio de 2022 Rio de Janeiro Jeunesse Arena
20 de maio de 2022
21 de maio de 2022
22 de maio de 2022
Europa
16 de junho 2022 Milão  Itália Teatro degli Arcimboldi
18 de junho 2022 Cagliari Teatro Massimo
21 de junho 2022 Antuérpia  Bélgica OLT Rivierenhof
23 de junho de 2022 Londres  Reino Unido Barbican Hall
24 de junho de 2022 Paris  França Salle Pleyel
26 de junho de 2022 Vigo Espanha Teatro Afundación
28 de junho de 2022 Porto Portugal Portugal Super Bock Arena
30 de junho de 2022 Madrid Espanha Noches del Botánico
2 de julho de 2022 Girona Festival Porta Ferrada
5 de julho de 2022 Lisboa Portugal Portugal Festival Jardins do Marquês
9 de julho de 2022 Perugia  Itália Arena Santa Guiliana
América do Sul
21 de julho de 2022 São Paulo  Brasil Espaço Unimed
22 de julho de 2022
23 de julho de 2022
28 de julho de 2022
29 de julho de 2022
19 de agosto de 2022[a 1] Brasília Setor de Clubes Esportivos Sul
25 de agosto de 2022 Vitória Espaço Patrick Ribeiro
26 de agosto de 2022
3 de setembro de 2022 Santos Santos Convention Center
6 de setembro de 2022 Campinas Royal Palm Hall
9 de setembro de 2022 Curitiba Teatro Positivo
10 de setembro de 2022
16 de setembro de 2022 Porto Alegre Auditório Araújo Vianna
17 de setembro de 2022
18 de setembro de 2022
23 de setembro de 2022 Buenos Aires  Argentina Gran Rex
25 de setembro de 2022 Rosário Teatro El Círculo
27 de setembro de 2022 Montevideo Uruguai Auditorio Nacional Adela Reta
28 de setembro de 2022
1 de outubro de 2022 Santiago  Chile Teatro Nescafé de las Artes
2 de outubro de 2022
8 de outubro de 2022 Rio de Janeiro  Brasil Jockey Club Brasileiro
9 de outubro de 2022
11 de outubro de 2022 São José dos Campos Arena Farma Conde
15 de outubro de 2022 Rio de Janeiro Jockey Club Brasileiro
16 de outubro de 2022
21 de outubro de 2022 Jaguariúna Red Eventos
22 de outubro de 2022 Santo André Clube Atlético Aramaçan
10 de novembro de 2022 Uberlândia Arena Sabiázinho
12 de novembro de 2022 São José do Rio Preto Centro Regional de Eventos
8 de dezembro de 2022 Maringá Parque de Exposições
10 de dezembro de 2022 Sorocaba Recreativo Campestre
17 de dezembro de 2022 São Paulo Parque Ibirapuera
14 de janeiro de 2023 São José Hard Rock Live Florianópolis
28 de janeiro de 2023 Belo Horizonte Expominas Belo Horizonte
10 de março de 2023 João Pessoa Domus Hall
11 de março de 2023 Recife Classic Hall
18 de março de 2023[a 2] Porto Seguro Teatro L'Occitane
23 de março de 2023 Feira de Santana Ária Hall
25 de março de 2023 Salvador Concha Acústica
26 de março de 2023
1º de abril de 2023 Juiz de Fora Expominas Juiz de Fora
15 de abril de 2023[a 3] Rio de Janeiro Marina da Glória
20 de abril de 2023 Manaus Studio 5
22 de abril de 2023 Belém Hangar
28 de abril de 2023 Campo Grande Ginásio Guanandizão
30 de abril de 2023 Cuiabá Ginásio Aecim Tocantis
4 de maio de 2023 Teresina Theresina Hall
6 de maio de 2023 Fortaleza Centro de Eventos do Ceará
12 de maio de 2023 Porto Alegre Auditório Araújo Vianna
13 de maio de 2023
20 de maio de 2023[a 4] Curitiba Pedreira Paulo Leminski
8 de junho de 2023 Campinas Royal Palm Hall
10 de junho de 2023 Pouso Alegre Serrasul Shopping Pouso Alegre
América do Norte
23 de junho de 2023[a 5] Newark  Estados Unidos New Jersey Performing Arts Center
25 de junho de 2023 Boston House of Blues Boston
27 de junho de 2023 Toronto  Canadá Queen Elizabeth Threatre
28 de junho de 2023
30 de junho de 2023 Vienna  Estados Unidos Wolf Trap
2 de julho de 2023[a 6] Nova York Central Park
4 de julho de 2023[a 7] Montreal  Canadá Théâtre Maisonneuve - Place des Arts
5 de julho de 2023
América do Sul
14 de julho de 2023 São Paulo  Brasil Espaço Unimed
15 de julho de 2023
21 de julho de 2023
22 de julho de 2023
5 de agosto de 2023 Rio de Janeiro Jeunesse Arena
17 de agosto de 2023 São Luís Pavilhão do Multicenter
19 de agosto de 2023 Aracaju Ginásio Constâncio Vieira
25 de agosto de 2023[a 8] Vitória da Conquista Parque de Exposições Teopompo de Almeida
26 de agosto de 2023[a 9] Belo Horizonte Esplanada do Mineirão
8 de setembro de 2023 Ouro Preto Centro de Convenções da UFOP
9 de setembro de 2023 Campos do Jordão Parque Capivari
16 de setembro de 2023 Goiânia Flamboyant Garden
23 de setembro de 2023 Ribeirão Preto Centro de Eventos Ribeirão Shopping
29 de setembro de 2023 Brasília Centro de Convenções Ulysses Guimarães
30 de setembro de 2023
América do Norte
12 de outubro de 2023 Fort Lauderdale  Estados Unidos The Parker
13 de outubro de 2023
14 de outubro de 2023 Orlando Dr. Phillips Center
18 de outubro de 2023 San Diego Epstein Family Amphitheater
20 de outubro de 2023 Los Angeles Walt Disney Concert Hall
21 de outubro de 2023 Berkeley The UC Theatre
22 de outubro de 2023
América do Sul
4 de novembro de 2023[a 10] Petrópolis  Brasil Parque de Exposições de Itaipava
11 de novembro de 2023[a 11]
Europa
22 de novembro de 2023 Lisboa Portugal Portugal Altice Arena
24 de novembro de 2023 Porto Super Bock Arena
América do Sul
2 de dezembro de 2023[a 12] São Paulo  Brasil Autódromo de Interlagos
6 de dezembro de 2023 Curitiba Teatro Positivo
7 de dezembro de 2023
9 de dezembro de 2023 Balneário Camboriú Expocentro Balneário Camboriú
16 de dezembro de 2023 Rio de Janeiro Arena Jockey
17 de dezembro de 2023
30 de dezembro de 2023 Fortaleza Aterro da Praia de Iracema

Banda[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. O show é parte do Na Praia Litoral Festival.[16]
  2. O show é parte do Festival Música em Trancoso.[17]
  3. O show é parte do Queremos! Festival.[18]
  4. O show é parte do Festival Coolritiba.[19]
  5. O show é parte do North to Shore Festival.[20]
  6. O show é parte do Summerstage.[21]
  7. O show é parte do Festival Internacional de Jazz de Montreal.[22]
  8. O show é parte do Festival de Inverno Bahia 2023.[23]
  9. O show é parte do Festival Sarará e teve participação especial de Arnaldo Antunes.[24]
  10. O show é parte do Rock the Mountain Festival! 2023.[25]
  11. O show é parte do Rock the Mountain Festival! 2023.[25]
  12. O show é parte do Primavera Sound São Paulo 2023.[26]

Referências

  1. «Marisa Monte ensina a sua receita para manter a calma». Gaúcha ZH. Consultado em 21 de fevereiro de 2022 
  2. a b «Marisa Monte anuncia turnê "Portas" com shows em estádios». Popline. Consultado em 21 de fevereiro de 2022 
  3. «Marisa Monte anuncia volta aos palcos com nova turnê "Portas"». Nação da Música. Consultado em 21 de fevereiro de 2022 
  4. «Pós-ômicron, Marisa Monte começa turnê». Carta Capital. Consultado em 21 de fevereiro de 2022 
  5. «Marisa Monte completa 35 anos de carreira e se prepara para uma turnê pelos cinco continentes». Veja Rio. Consultado em 21 de fevereiro de 2022 
  6. «Instagram». www.instagram.com. Consultado em 9 de janeiro de 2024 
  7. a b «Marisa Monte brilha na estreia da turnê Portas». Gazeta News. Consultado em 9 de fevereiro de 2022 
  8. «Marisa Monte mostra ao vivo por que tem o show mais aguardado da MPB». Folha de São Paulo. Consultado em 5 de fevereiro de 2022 
  9. a b «Marisa Monte reina no mar de canções, sons e imagens fascinantes do show 'Portas'». G1. Consultado em 21 de fevereiro de 2022 
  10. a b «Marisa Monte brilha em espetacular turnê "Portas"». Setor VIP. Consultado em 9 de outubro de 2022 
  11. a b c d «Marisa Monte abre parceria com Rachell Luz em single inédito que completa o álbum 'Portas'». G1. Consultado em 20 de maio de 2022 
  12. «Live report e scaletta – MARISA MONTE l'eleganza del suo pop carioca». Newsic.it. Consultado em 20 de julho de 2022 
  13. «Durante show em Teresina, Marisa Monte faz homenagem à capital com música; assista o vídeo». OitoMeia. 5 de maio de 2023. Consultado em 7 de maio de 2023 
  14. «Agenda». Marisa Monte. Consultado em 21 de novembro de 2022 
  15. «Show de Marisa Monte em Natal é transferido para o Teatro Riachuelo». G1. Consultado em 26 de abril de 2022 
  16. «Marisa Monte abre final de semana Na Praia que terá também Matuê, Orochi, Filipe Ret e muito mais». Deu Bom Brasília. Consultado em 31 de julho de 2023 
  17. «Marisa Monte encerra Festival Música em Trancoso». Alô Alô Bahia. Consultado em 31 de julho de 2023 
  18. «De Marisa Monte a Poze do Rodo, festival Queremos! leva 12 shows à Marina da Glória». G1. Consultado em 31 de julho de 2023 
  19. «Com Marisa Monte, Gilberto Gil e Mano Brown, Festival Coolritiba anuncia horários das atrações». UOL. Consultado em 31 de julho de 2023 
  20. «Marisa Monte vai actuar no NJPAC em Junho». Luso Americano. Consultado em 31 de julho de 2023 
  21. «Marisa Monte and Brazil Night - SummerStage 2023». Central Park. Consultado em 31 de julho de 2023 
  22. «Marisa Monte - Festival international de Jazz de Montréal». Festival international de Jazz de Montreal. Consultado em 31 de julho de 2023 
  23. «Marisa Monte é anunciada como primeira atração do Festival de Inverno Bahia». G1. Consultado em 31 de julho de 2023 
  24. «Festival Sarará anuncia line-up completo com Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Jorge Aragão e muito mais». Boomerang Music. Consultado em 31 de julho de 2023 
  25. a b «Rock the Mountain anuncia Marisa Monte e Maria Bethânia no line-up de 2023». Popline. Consultado em 31 de julho de 2023 
  26. «Primavera Sound São Paulo divulga line-up por dia; confira». Rolling Stone. Consultado em 31 de julho de 2023