Porte oculto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome-globe.svg
Esta página não representa uma visão mundial do assunto.
Por favor melhore este artigo ou discuta este caso na página de discussão. (desde Dezembro de 2010).

Porte Oculto, ou CCW (em inglês: carregar uma arma oculta), refere-se à prática de carregar uma arma curta ou outras armas em púbico de modo oculto, seja com uma pessoa em proximidade. Vários estados nos Estados Unidos da América permitem esta prática, e uma discussão detalhada das leis e práticas reais dos EUA podem ser encontradas no artigo Porte oculto nos Estados Unidos.

Instrutora de porte oculto de armas curtas no Departamento de Segurança Pública do Texas

A prática do porte oculto é tecnicamente legal em muitas jurisdições; no entanto na prática, ela geralmente não é permitida através da negação em fornecer permissões de porte. Esta é a situação legal em muitos países como o Canada, onde uma Autorização para Porte (em inglês: ATC) existe, mas os Oficiais de Comando Provincial de Armas de Fogo concordaram em não expedir tais licenças. Ocultar a arma só é permitido se estipulado especificamente nos termos do ATC — logo esta seria uma classe especifica do ATC, especificamente um ATC-3 ou tipo 3 — e é quase impossível de conseguir na prática. Na República Checa, a permissão para porte oculto, depois que a sentença formal é dada para a licença da arma, é uma parte natural da licença de arma tipo E (expedida para propósito de auto-defesa).

Novamente no Canadá, para proteção em meio selvagem, indivíduos podem obter acesso limitado para permissões de porte exposto, chamado ATC-2, mas apenas em áreas muito restritas e inabitadas. Deve haver razão o suficiente para que se leve a acreditar que um indivíduo correria perigo se lhe fosse negada a permissão de porte, devido a ataques de urso e outras atividades da vida selvagem, e em adição a isto se eles não fossem capazes de carregar uma arma de fogo longa irrestrita devido a outros equipamentos. Na prática, a política para com o porte durante a caça foi banido completamente desde 1979. Funcionários da CFO foram citados várias vezes afirmando "Se você pode acertá-lo com um rifle, você pode terminar com um rifle." Com base nisto, o número conhecido de ATCs expedidos em qualquer província canadense permanece muito baixo.

No caso dos ATCs expedidos para proteção em meio selvagem, as restrições típicas no Canadá são que a arma de fogo fique visível o tempo todo, sendo uma transgressão no Código Criminal Canadense carregar qualquer arma oculta, e não pode ser usado a menos de 5 quilômetros de qualquer fronteira municipal. Isto traz o efeito de limitar mais ainda a utilidade de qualquer ATC expedido, e limitá-lo de modo total apenas às áreas de vida selvagem. Pedidos para um ATC de meio selvagem contam tipicamente centenas, e permissões para porte oculto (ATC-3) são praticamente inexistentes. Ontario, a província canadense mais populosa com 13 milhões de habitantes, serve como um exemplo adequado: 13 ATC-3 estavam ativos e expedidos naquela província em 2005.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Este artigo relativo a armas de fogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.