Portobello Road

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista de Portobello Road

Portobello Road é uma rua no bairro de Notting Hill, no distrito de Kensington e Chelsea, no oeste de Londres, na Inglaterra. Ao sábados, recebe a Portobello Road Market, um dos mercados de rua mais conhecidos e frequentados de Londres, famoso pelas roupas em segunda mão e antiguidades. Desde 1996, é realizado, todos os anos, em Agosto, nas redondezas de Portobello Road, o Festival de cinema de Portobello[1].

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Portobello" era o nome de uma antiga granja que existia na rua. Por sua vez, o nome da granja era uma referência à conquista da cidade de Portobelo, no Panamá, em 1739 pelas forças inglesas no contexto da Guerra da Orelha de Jenkins.

Influência na arte[editar | editar código-fonte]

É citada por Caetano Veloso na canção Nine out of ten, do álbum Transa, de 1972. O verso "Walk down Portobello Road to the sound of reggae" é considerado a primeira menção na música popular brasileira ao reggae, que o compositor conheceu nos shows realizados na rua londrina[2][3].

Em 1979, a rua inspirou a composição da música "Portobello Belle", da banda Dire Straits.[4]

Em 2006, a rua inspirou o livro A Bruxa de Portobello, de Paulo Coelho.[5]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Portobello Road

Referências

  1. Portobello Road. London Markets (página em inglês)
  2. O reggae do Brasil nos anos 70. Cultura Brasil, 14 de setembro de 2010
  3. Entrevista a Marcia Cezimbra. Cateano Veloso - Textos
  4. Lyrics Freak. Disponível em http://www.lyricsfreak.com/d/dire+straits/portobello+belle_20040739.html. Acesso em 20 de agosto de 2016.
  5. Livraria Cultura. Disponível em http://www.livrariacultura.com.br/p/bruxa-de-portobello-1692392. Acesso em 20 de agosto de 2016.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.