Portugal Fashion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário ou apologético. (desde Agosto de 2008)
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{ER|6|2=~~~~}}, regra n° 6 da eliminação rápida.

O Portugal Fashion é um projecto português que tem como objectivo dar visibilidade, a nível nacional e internacional, do sector têxtil e vestuário no capítulo da moda. Apresenta anualmente as melhores propostas dos estilistas e costureiros mais consagrados e das empresas e marcas industriais com maior prestígio e melhor adequadas às últimas tendências da moda.

O Portugal Fashion é promovido pela ANJE em colaboração com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, projecto esse que tem actualmente como parceiros institucionais a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.[1]

A sua primeira edição aconteceu em Julho de 1995 e rápidamente se tornou um dos mais importantes eventos do mundo da moda em Portugal, com uma influência determinante na evolução quer do design de moda nacional, quer da produção e comercialização do mesmo sector, inclusive para exportação. Neste sentido, contribuiu para a mudança do paradigma de desenvolvimento da fileira têxtil e de vestuário. Sob a égide deste evento de moda, indústria e criadores evoluíram conjuntamente no sentido de uma aposta clara em novos factores de competitividade, como a qualidade, a inovação e o design.

Desde a sua primeira edição, o Portugal Fashion procura aproximar os criadores à indústria, e vice-versa, apostando em marcas em que o design é claramente entendido como um factor de competitividade e em designers que, sem prejuízo da componente artística que a moda comporta, assumem no seu trabalho uma perspectiva comercial e de marketing. Por outro lado, o evento integra desfiles de jovens criadores, facilitando assim a integração de novos designers no mercado de trabalho.

Ao nível internacional, o Portugal Fashion Internacional organiza, desde Novembro de 1999, desfiles de criadores e marcas portuguesas nos maiores certames de moda do mundo, como a "Semana do Prêt-à-Porter de Paris", a "7th on Sixth Fashion Week de Nova Iorque", a "Barcelona Fashion Week", "Semana da Alta-Costura de Paris" e o "São Paulo Fashion Week". Desta forma, as criações de designers e indústria têxtil portugueses são alvo da atenção da imprensa internacional e de agentes comerciais de vários pontos do mundo.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]