Portugal no Campeonato Europeu de Futebol de 2016

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portugal
Campeão
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
Associação FPF
Confederação Uefa
Participação 7º (6º consecutiva)
Melhor resultado Campeão: 2016
Treinador Portugal Fernando Santos

A Edição de 2016 do Campeonato Europeu de Futebol marcou a sétima participação e sexta consecutiva da Seleção Portuguesa de Futebol na competição. Portugal sagrou-se campeão pela primeira vez ao derrotar a França na Final.

A Seleção foi orientada por Fernando Santos, que se estreou aos comandos da seleção.

Qualificação[editar | editar código-fonte]

No caminho para o Campeonato Europeu de Futebol de 2016, Portugal foi colocado no mesmo grupo da Dinamarca, Sérvia, Arménia e Albânia, tendo também agendados dois encontros particulares com a França, país anfitrião e automaticamente qualificado para a fase final.

No dia 7 de setembro de 2014, no Estádio Municipal de Aveiro, a Seleção disputou o seu primeiro encontro da fase de qualificação com a Albânia. Paulo Bento alinhou uma equipa de jogadores mais jovens e alguns nunca convocados, com vista a impelir a renovação da seleção. Cristiano Ronaldo, a recuperar de uma lesão, não foi convocado. Apesar da hipotética superioridade dos portugueses, a equipa albanesa nunca quebrou a nível defensivo e começou a arriscar várias incursões de ataque, que culminaram com um grande golo de Bekim Balaj, tendo o jogo acabado com uma vitória merecida da equipa do sudeste europeu por 1-0. O resultado histórico para os albaneses (foi a primeira vitória da equipa fora de casa em toda a sua história) e desastroso para Portugal foi acompanhado por assobios dos adeptos portugueses e lenços brancos em sinal de despedida para Paulo Bento, cuja capacidade como selecionador já fora posta em causa com o desaire no Mundial 2014. O selecionador e a equipa aceitaram responsabilidades, mas relativizaram o resultado, apesar da pressão por parte de adeptos e analistas para se escolher imediatamente um novo treinador para a equipa nacional. Quatro dias depois do jogo, a Federação Portuguesa de Futebol cedeu e emitiu um comunicado a comunicar a rescisão com Paulo Bento.

Para o substituir, a federação oficializou a 23 de setembro a contratação de Fernando Santos, que acabara de sair do comando da seleção da Grécia após chegar aos oitavos de final do Mundial 2014. A sua primeira convocatória para o duplo embate contra França e Dinamarca foi marcada pela inclusão de novos jogadores, como Cédric Soares e Ivo Pinto e o regresso de alguns que tinham ficado de fora por opção própria durante a era de Paulo Bento, como Tiago e Ricardo Carvalho. O treinador fora expulso do campo aquando do seu último jogo ao comando da equipa da Grécia, o que levou a que lhe fosse aplicada uma pena de 8 jogos de suspensão, que seria aplicável aos jogos oficiais realizados já ao comando da equipa das quinas. No entanto, antes do jogo na Dinamarca, o técnico viu suspensa esta decisão.

Por ser um jogo amigável, o selecionador ainda pôde assistir no banco à derrota da Seleção por 2-1 contra a França, no Stade de France, em Paris. Karim Benzema e Paul Pogba marcaram os tentos dos franceses, com Ricardo Quaresma a reduzir após uma grande penalidade. Apesar do resultado, as grandes alterações no plantel e a exibição da equipa na segunda parte deixaram boas indicações para os jogos seguintes. A partida contra a Dinamarca foi, como se esperava, difícil, e ambas as equipas tiveram oportunidades de marcar, sem sucesso. Aos 94' e na última jogada de ataque de Portugal, Ricardo Quaresma cruzou para a área, com Cristiano Ronaldo a rematar de cabeça para o fundo das redes, fixando o resultado em 1-0 para os lusos. Um ano depois do memorável jogo contra a Suécia, o capitão da equipa portuguesa revelava-se de novo decisivo para os destinos da seleção. No embate com a Arménia, realizado no Estádio do Algarve, Cristiano Ronaldo marcou de novo o único golo da partida, não só assegurando de novo a vitória, mas também batendo ao mesmo tempo o recorde de Jon Dahl Tomasson, tornando-se assim o melhor marcador de sempre em campeonatos da Europa. Quatro dias depois, num jogo amigável disputado em Manchester, a equipa portuguesa venceu a Argentina pela primeira vez em 42 anos, com um golo de Raphaël Guerreiro marcado já nos descontos finais, fixando o resultado em 1-0.

Em março de 2015 foi deliberado pela FIFA que o castigo de Fernando Santos, entretanto adiado, se fixaria em dois jogos, o que impediu o selecionador de estar presente no banco no jogo contra a Sérvia no Estádio da Luz, que Portugal venceu 2-1, e na deslocação à Arménia, que se saldou em mais uma vitória portuguesa, desta feita por 3-2, fruto de um hat-trick de Cristiano Ronaldo. Três dias depois e sem o seu capitão, a equipa portuguesa venceu a Itália pela primeira vez em 39 anos, num jogo particular realizado na Suíça. O jogo acabou a 1-0, com o golo da vitória a ser marcado por Éder.

A 4 de setembro Portugal defrontou de novo a França em jogo amigável realizado no Estádio José de Alvalade. A seleção nacional não conseguiu quebrar o "enguiço" e voltou a perder com os gauleses por 1-0, graças a um golo de Valbuena. Três dias depois, no jogo contra a Albânia, a seleção venceu por 1-0, graças a um golo marcado aos 92 minutos por Miguel Veloso e ficando a apenas um empate do apuramento. No jogo com a Dinamarca, disputado em Braga a 8 de outubro, a Seleção confirmou finalmente a sua presença na fase final do Europeu, de novo com uma vitória por um golo, marcado por João Moutinho. Esta vitória constituiu um novo recorde de seis vitórias consecutivas para a equipa portuguesa. Três dias depois, em Belgrado, Portugal fechou a qualificação com mais uma vitória por 2-1 contra a Sérvia. Nani e de novo João Moutinho foram os autores dos golos dos portugueses, que terminaram em primeiro lugar do grupo e confirmaram assim o estatuto de cabeça de série no sorteio da fase final.

Com o apuramento decidido, a equipa portuguesa disputou dois encontros amigáveis, o primeiro contra a Rússia, que acabou com uma derrota por 1-0, e outro contra o Luxemburgo, que Portugal venceu por 2-0. Fernando Santos aproveitou estes dois encontros para testar alguns jovens jogadores na equipa como Rúben Neves, Lucas João e Ricardo Pereira, que foram assim chamados pela primeira vez à Seleção Principal mas que acabariam por não fazer parte do lote final de convocados.

No dia 12 de dezembro de 2015 foi realizado o sorteio para definir os grupos da fase final da competição. Portugal foi colocado no grupo F, juntamente com a Islândia, a Áustria e a Hungria. Nos dias 25 e 29 de março de 2016, em dois encontros de preparação em Leiria, Portugal defrontou a Bulgária (derrota por 0-1) e a Bélgica (vitória por 2-1). No dia 17 de maio, Fernando Santos anunciou os 23 jogadores que formariam o contingente português no Euro 2016. A 29 de maio, ainda sem Pepe, Cristiano Ronaldo e Nani, a seleção realizou o primeiro de três encontros particulares, onde venceu a Noruega por 3-0 com golos de Ricardo Quaresma, Raphaël Guerreiro e Éder. 4 dias depois, a equipa perdeu com a Inglaterra no Estádio de Wembley graças a um golo solitário de Chris Smalling aos 83 minutos. A despedida dos adeptos antes da partida para a França saldou-se numa vitória contra a Estónia no Estádio da Luz por uns impressionantes 7-0, com Ricardo Quaresma em grande destaque, com dois golos e 3 assistências. Os restantes golos foram marcados por Cristiano Ronaldo (que bisou), Éder, Danilo e Karol Mets, de auto-golo.


País J V E D GM GS +/- Pnt
Portugal Portugal 8 7 0 1 11 5 +6 21
Albânia Albânia 8 4 2 2 10 5 +5 14
Dinamarca Dinamarca 8 3 3 2 8 5 +3 12
Sérvia Sérvia 8 2 1 5 8 13 -5 7
 Armênia 8 0 2 6 5 14 -9 2


Lista de jogos das eliminatórias[editar | editar código-fonte]

7 de Setembro, 2014, Portugal Portugal - Albânia Albânia 0 - 1

14 de Outubro, 2014, Dinamarca Dinamarca - Portugal Portugal 0 - 1

14 de Novembro, 2014, Portugal Portugal -  Armênia 1 - 0

29 de Março, 2015, Portugal Portugal - Sérvia Sérvia 2 - 1

13 de Junho, 2015,  Armênia - Portugal Portugal 2 - 3

7 de Setembro, 2015, Albânia Albânia - Portugal Portugal 0 - 1

8 de Outubro, 2015, Portugal Portugal - Dinamarca Dinamarca 1 - 0

11 de Outubro, 2015, Sérvia Sérvia - Portugal Portugal 1 - 2

Fase de grupos[editar | editar código-fonte]

Inserido no Grupo F do Campeonato Europeu, Portugal tinha (teoricamente) uma das tarefas mais fáceis em fases de grupo. Islândia, Áustria e Hungria foram os adversários que calharam às hostes portuguesas mas a equipa das quinas acabou com três empates e muito perto de regressar a Portugal muito antes do que pretendia, apurando-se com o menor número de pontos de sempre num campeonato da europa.

Grupo F[editar | editar código-fonte]

Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificado
1  Hungria 5[a] 3 1 2 0 6 4 +2 Equipes classificadas
2 Islândia Islândia 5[a] 3 1 2 0 4 3 +1
3 Portugal Portugal 3 3 0 3 0 4 4 0 3º colocado
4 Áustria Áustria 1 3 0 1 2 1 4 −3 Eliminado
Fonte: UEFA
Notas:
  1. a b Empatado no confronto direto (Islândia 1–1 Hungria). O saldo geral de gols foi usado como critério de desempate.


Portugal vs Islândia[editar | editar código-fonte]

14 de junho Portugal Portugal 1 – 1 Islândia Islândia Stade Geoffroy-Guichard, Saint-Étienne
21:00
Nani Gol marcado aos 31 minutos de jogo 31' Relatório B. Bjarnason Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50' Público: 38 742[1]
Árbitro: TurquiaTUR Cüneyt Çakır
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Islândia
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

PORTUGAL:
G 1 Rui Patrício
LD 11 Vieirinha
Z 6 Ricardo Carvalho
Z 3 Pepe
LE 5 Raphaël Guerreiro
M 10 João Mário Substituído após 76 minutos de jogo 76'
M 13 Danilo Pereira
M 15 André Gomes Substituído após 84 minutos de jogo 84'
M 8 João Moutinho Substituído após 71 minutos de jogo 71'
A 17 Nani
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão
Substituições:
M 16 Renato Sanches Entrou em campo após 71 minutos 71'
A 20 Ricardo Quaresma Entrou em campo após 76 minutos 76'
A 9 Éder Entrou em campo após 84 minutos 84'
Treinador:
Portugal Fernando Santos

ISLÂNDIA:
G 1 Hannes Þór Halldórsson
LD 2 Birkir Már Sævarsson
Z 6 Ragnar Sigurðsson
Z 14 Kári Árnason
LE 23 Ari Freyr Skúlason
M 7 Jóhann Berg Guðmundsson Substituído após 90 minutos de jogo 90'
M 17 Aron Gunnarsson Capitão
M 10 Gylfi Sigurðsson
M 8 Birkir Bjarnason Penalizado com cartão amarelo após 55 minutos 55'
A 9 Kolbeinn Sigþórsson Substituído após 81 minutos de jogo 81'
A 15 Jón Daði Böðvarsson
Substituições:
A 11 Alfreð Finnbogason Penalizado com cartão amarelo após 90+4 minutos 90+4' Entrou em campo após 81 minutos 81'
M 18 Theódór Elmar Bjarnason Entrou em campo após 90 minutos 90'
Treinador:
Islândia Heimir Hallgrímsson &
Suécia Lars Lagerbäck

Homem do Jogo:
Portugal Nani[2]


Portugal vs Áustria[editar | editar código-fonte]

18 de junho Portugal Portugal 0 – 0 Áustria Áustria Parc des Princes, Paris
21:00
Relatório Público: 44 291
Árbitro: ItáliaITA Nicola Rizzoli
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Áustria
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
G 1 Rui Patrício
LD 11 Vieirinha
Z 3 Pepe Penalizado com cartão amarelo após 40 minutos 40'
Z 6 Ricardo Carvalho
LE 5 Raphaël Guerreiro
M 20 Ricardo Quaresma Penalizado com cartão amarelo após 31 minutos 31' Substituído após 71 minutos de jogo 71'
M 14 William Carvalho
M 8 João Moutinho
M 15 André Gomes Substituído após 83 minutos de jogo 83'
A 17 Nani Substituído após 89 minutos de jogo 89'
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão
Substituições:
M 10 João Mário Entrou em campo após 71 minutos 71'
A 9 Éder Entrou em campo após 83 minutos 83'
M 18 Rafa Silva Entrou em campo após 89 minutos 89'
Treinador:
Portugal Fernando Santos
G 1 Robert Almer
LD 17 Florian Klein
Z 15 Sebastian Prödl
Z 4 Martin Hinteregger Penalizado com cartão amarelo após 78 minutos 78'
LE 5 Christian Fuchs Capitão Penalizado com cartão amarelo após 60 minutos 60'
M 6 Stefan Ilsanker Substituído após 87 minutos de jogo 87'
M 14 Julian Baumgartlinger
M 11 Martin Harnik Penalizado com cartão amarelo após 47 minutos 47'
M 8 David Alaba Substituído após 65 minutos de jogo 65'
M 7 Marko Arnautović
A 20 Marcel Sabitzer Substituído após 85 minutos de jogo 85'
Substituições:
M 18 Alessandro Schöpf Penalizado com cartão amarelo após 86 minutos 86' Entrou em campo após 65 minutos 65'
A 19 Lukas Hinterseer Entrou em campo após 85 minutos 85'
Z 16 Kevin Wimmer Entrou em campo após 87 minutos 87'
Treinador:
Suíça Marcel Koller

Homem do jogop:
Portugal João Moutinho [3]

Hungria vs Portugal[editar | editar código-fonte]

22 de junho Hungria  3 – 3 Portugal Portugal Parc Olympique Lyonnais, Lyon
18:00
Gera Gol marcado aos 19 minutos de jogo 19'
Dzsudzsák Gol marcado aos 47 minutos de jogo 47' Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55'
Relatório Nani Gol marcado aos 42 minutos de jogo 42'
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50' Gol marcado aos 62 minutos de jogo 62'
Público: 55 514
Árbitro: InglaterraENG Martin Atkinson
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Hungria
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
G 1 Gábor Király
LD 2 Ádám Lang
Z 20 Richárd Guzmics Penalizado com cartão amarelo após 13 minutos 13'
Z 23 Roland Juhász Penalizado com cartão amarelo após 28 minutos 28'
LE 3 Mihály Korhut
M 10 Zoltán Gera Penalizado com cartão amarelo após 34 minutos 34' Substituído após 46 minutos de jogo 46'
M 16 Ádám Pintér
M 7 Balázs Dzsudzsák Capitão Penalizado com cartão amarelo após 56 minutos 56'
M 6 Ákos Elek
M 14 Gergő Lovrencsics Substituído após 83 minutos de jogo 83'
A 9 Ádám Szalai Substituído após 71 minutos de jogo 71'
Substituições
Z 21 Barnabás Bese Entrou em campo após 46 minutos 46'
A 11 Krisztián Németh Entrou em campo após 71 minutos 71'
M 18 Zoltán Stieber Entrou em campo após 83 minutos 83'
Treinador:
Alemanha Bernd Storck
G 1 Rui Patrício
LD 11 Vieirinha
Z 3 Pepe
Z 6 Ricardo Carvalho
LE 19 Eliseu
M 15 André Gomes Substituído após 61 minutos de jogo 61'
M 14 William Carvalho
M 8 João Moutinho Substituído após 46 minutos de jogo 46'
M 10 João Mário
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão
A 17 Nani Substituído após 81 minutos de jogo 81'
Substituições
M 16 Renato Sanches Entrou em campo após 46 minutos 46'
M 20 Ricardo Quaresma Entrou em campo após 61 minutos 61'
M 13 Danilo Entrou em campo após 81 minutos 81'
Treinador:
Portugal Fernando Santos

Homem do jogo:
Portugal Cristiano Ronaldo [4]

Oitavos de final[editar | editar código-fonte]

Depois do 3-0 de 1996, um 0-0 em 2016. Isto no tempo regulamentar. A grande fase de grupos da Croácia fez Portugal recear o adversário, e os croatas mesmo sabendo da forma como Portugal se apurara, sabiam que do outro lado individualidades como Ronaldo e Quaresma podiam resolver. Numa partida muito cautelosa de ambas as partes, foi só nos últimos minutos do prolongamento que Portugal conseguiu a sua primeira vitória. Renato Sanches levou a bola desde a defesa, passando a bola para Nani, que serviu Ronaldo já em cima da baliza. A defesa de Subasic fez a bola sobrar para Quaresma, que cabeceou para o fundo das redes já no final do prolongamento.

Croácia vs Portugal[editar | editar código-fonte]

25 de junho Croácia Croácia 0 – 1 (pro) Portugal Portugal Stade Félix-Bollaert, Lens
21:00
Relatório Quaresma Gol marcado aos 117 minutos de jogo 117' Público: 33 523
Árbitro: EspanhaESP Carlos Velasco Carballo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Croácia
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

CROÁCIA:
G 23 Danijel Subašić
LD 11 Darijo Srna Capitão
Z 5 Vedran Ćorluka Substituído após 120 minutos de jogo 120'
Z 21 Domagoj Vida
LE 3 Ivan Strinić
M 10 Luka Modrić
M 19 Milan Badelj
M 14 Marcelo Brozović
M 7 Ivan Rakitić Substituído após 110 minutos de jogo 110'
M 4 Ivan Perišić
A 17 Mario Mandžukić Substituído após 88 minutos de jogo 88'
Substituições:
A 16 Nikola Kalinić Entrou em campo após 88 minutos 88'
A 20 Marko Pjaca Entrou em campo após 110 minutos 110'
A 9 Andrej Kramarić Entrou em campo após 120 minutos 120'
Treinador:
Croácia Ante Čačić

PORTUGAL:
G 1 Rui Patrício
LD 21 Cédric
Z 3 Pepe
Z 4 José Fonte
LE 5 Raphaël Guerreiro
M 10 João Mário Substituído após 87 minutos de jogo 87'
M 23 Adrien Silva Substituído após 108 minutos de jogo 108'
M 14 William Carvalho Penalizado com cartão amarelo após 78 minutos 78'
M 15 André Gomes Substituído após 50 minutos de jogo 50'
A 17 Nani
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão
Substituições:
M 16 Renato Sanches Entrou em campo após 50 minutos 50'
A 20 Ricardo Quaresma Entrou em campo após 87 minutos 87'
M 13 Danilo Pereira Entrou em campo após 108 minutos 108'
Treinador:
Portugal Fernando Santos

Homem do jogo:
Portugal Renato Sanches[5]

Quartos de final[editar | editar código-fonte]

Considerada por muitos a melhor exibição da equipa portuguesa neste Euro 2016, o jogo começou com um golo de Lewandoski aos dois minutos. Renato Sanches empatou aos 32 minutos depois de uma combinação primorosa com Nani. Até ao fim do prolongamento, o resultado manteve-se inalterado, levando a decisão da partida para a lotaria dos penaltys. Cristiano Ronaldo, Renato Sanches, João Moutinho, Nani e Ricardo Quaresma marcaram. Rui Patrício acabou por ser o herói da partida ao fazer uma grande defesa ao remate batido por Jakub Błaszczykowski.

Polônia vs Portugal[editar | editar código-fonte]

30 de junho Polónia  1 – 1 (pro) Portugal Portugal Stade Vélodrome, Marselha
21:00
Lewandowski Gol marcado aos 2 minutos de jogo 2' Relatório Renato Sanches Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33' Público: 62 940
Árbitro: AlemanhaGER Felix Brych
    Penalidades  
Lewandowski Convertido
Milik Convertido
Glik Convertido
Błaszczykowski Erro (Fora)
3 – 5 Convertido Ronaldo
Convertido Renato Sanches
Convertido Moutinho
Convertido Nani
Convertido Quaresma
 
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Polônia
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

POLÔNIA:
G 22 Łukasz Fabiański
LD 20 Lukasz Piszczek
Z 15 Kamil Glik Penalizado com cartão amarelo após 66 minutos 66'
Z 2 Michał Pazdan
LE 3 Artur Jędrzejczyk Penalizado com cartão amarelo após 42 minutos 42'
M 10 Grzegorz Krychowiak
M 5 Krzysztof Mączyński Substituído após 98 minutos de jogo 98'
M 16 Jakub Błaszczykowski
A 11 Kamil Grosicki Substituído após 82 minutos de jogo 82'
A 7 Arkadiusz Milik
A 9 Robert Lewandowski Capitão
Substituições:
M 21 Bartosz Kapustka Entrou em campo após 82 minutos 82'
M 6 Tomasz Jodłowiec Entrou em campo após 98 minutos 98'
Treinador:
Polónia Adam Nawałka

PORTUGAL:
G 1 Rui Patrício
LD 21 Cédric
Z 3 Pepe
Z 4 José Fonte
LE 19 Eliseu
M 14 William Carvalho Penalizado com cartão amarelo após 90+2 minutos 90+2' Substituído após 96 minutos de jogo 96'
M 10 João Mário Substituído após 80 minutos de jogo 80'
M 16 Renato Sanches
M 23 Adrien Silva Penalizado com cartão amarelo após 65 minutos 65' Substituído após 73 minutos de jogo 73'
A 17 Nani
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão
Substituições:
M 8 João Moutinho Entrou em campo após 73 minutos 73'
A 20 Ricardo Quaresma Entrou em campo após 80 minutos 80'
M 13 Danilo Pereira Entrou em campo após 96 minutos 96'
Treinador:
Portugal Fernando Santos

Homem do jogo:
Portugal Renato Sanches[6]

Semifinal[editar | editar código-fonte]

Pela segunda vez (após a final perdida em 2004), Portugal apurou-se para a final de um Europeu de futebol. Após uma primeira parte dividida, Ronaldo abriu caminho para a final logo no início do segundo tempo. O capitão da equipa das quinas desviou de cabeça, para o fundo das redes de Hennessey, em resposta a um pontapé de canto batido por João Mário (50'). Três minutos depois, Nani desviou à boca da baliza um remate de CR7, fazendo o 2-0.

Portugal vs País de Gales[editar | editar código-fonte]

6 de julho Portugal Portugal 2 – 0 País de Gales País de Gales Parc Olympique Lyonnais, Lyon
21:00
Ronaldo Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50'
Nani Gol marcado aos 53 minutos de jogo 53'
Relatório Público: 55 679
Árbitro: SuéciaSWE Jonas Eriksson
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
País de Gales
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

PORTUGAL:
G 1 Rui Patrício
LD 21 Cédric
Z 2 Bruno Alves Penalizado com cartão amarelo após 71 minutos 71'
Z 4 José Fonte
LE 5 Raphaël Guerreiro
V 13 Danilo Pereira
M 10 João Mário
M 23 Adrien Silva Substituído após 79 minutos de jogo 79'
M 16 Renato Sanches Substituído após 74 minutos de jogo 74'
A 17 Nani Substituído após 86 minutos de jogo 86'
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão Penalizado com cartão amarelo após 72 minutos 72'
Substituições:
M 15 André Gomes Entrou em campo após 74 minutos 74'
M 8 João Moutinho Entrou em campo após 79 minutos 79'
A 20 Ricardo Quaresma Entrou em campo após 86 minutos 86'
Treinador:
Portugal Fernando Santos

PAÍS DE GALES:
G 1 Wayne Hennessey
Z 5 James Chester Penalizado com cartão amarelo após 62 minutos 62'
Z 19 James Collins Substituído após 66 minutos de jogo 66'
Z 6 Ashley Williams Capitão
AD 2 Chris Gunter
AE 3 Neil Taylor
V 16 Joe Ledley Substituído após 58 minutos de jogo 58'
M 7 Joe Allen Penalizado com cartão amarelo após 8 minutos 8'
M 8 Andy King
A 9 Hal Robson-Kanu Substituído após 63 minutos de jogo 63'
A 11 Gareth Bale Penalizado com cartão amarelo após 88 minutos 88'
Substituições:
A 18 Sam Vokes Entrou em campo após 58 minutos 58'
A 23 Simon Church Entrou em campo após 63 minutos 63'
M 20 Jonny Williams Entrou em campo após 66 minutos 66'
Treinador:
País de Gales Chris Coleman

Homem do jogo:
Portugal Cristiano Ronaldo [7]

Final[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Final do UEFA Euro 2016

Portugal venceu a final do europeu de forma emocionante, por 1-0, graças a um golo do ponta-de-lança Eder no prolongamento, dando o primeiro título de selecções seniores ao país. Uma exibição personalizada e sem a sua grande estrela, Cristiano Ronaldo, durante grande parte do tempo, obrigado a sair por lesão aos 25 minutos após uma falta muito dura de Payet.

Portugal vs França[editar | editar código-fonte]

10 de julho Portugal Portugal 1 – 0 (pro) França França Stade de France, Saint-Denis
21:00
Éder Gol marcado aos 109 minutos de jogo 109' Relatório Público: 75 868
Árbitro: InglaterraENG Mark Clattenburg
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
França
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

PORTUGAL:
G 1 Rui Patrício Penalizado com cartão amarelo após 120+3 minutos 120+3'
LD 21 Cédric Penalizado com cartão amarelo após 34 minutos 34'
Z 3 Pepe
Z 4 José Fonte Penalizado com cartão amarelo após 119 minutos 119'
LE 5 Raphaël Guerreiro Penalizado com cartão amarelo após 95 minutos 95'
M 14 William Carvalho Penalizado com cartão amarelo após 98 minutos 98'
M 16 Renato Sanches Substituído após 79 minutos de jogo 79'
M 23 Adrien Silva Substituído após 66 minutos de jogo 66'
M 10 João Mário Penalizado com cartão amarelo após 62 minutos 62'
A 17 Nani
A 7 Cristiano Ronaldo Capitão Substituído após 25 minutos de jogo 25'
Substituições:
A 20 Ricardo Quaresma Entrou em campo após 25 minutos 25'
M 8 João Moutinho Entrou em campo após 66 minutos 66'
A 9 Éder Entrou em campo após 79 minutos 79'
Treinador:
Portugal Fernando Santos

FRANÇA:
G 1 Hugo Lloris Capitão
LD 19 Bacary Sagna
Z 21 Laurent Koscielny Penalizado com cartão amarelo após 107 minutos 107'
Z 22 Samuel Umtiti Penalizado com cartão amarelo após 80 minutos 80'
LE 3 Patrice Evra
M 18 Moussa Sissoko Substituído após 110 minutos de jogo 110'
M 15 Paul Pogba Penalizado com cartão amarelo após 115 minutos 115'
M 14 Blaise Matuidi Penalizado com cartão amarelo após 97 minutos 97'
M 8 Dimitri Payet Substituído após 58 minutos de jogo 58'
A 7 Antoine Griezmann
A 9 Olivier Giroud Substituído após 78 minutos de jogo 78'
Substituições:
M 20 Kingsley Coman Entrou em campo após 58 minutos 58'
A 10 André-Pierre Gignac Entrou em campo após 78 minutos 78'
A 11 Anthony Martial Entrou em campo após 110 minutos 110'
Treinador:
França Didier Deschamps

Homem do jogo:
Portugal Pepe [8]

Campeonato Europeu de Futebol de 2016
Portugal
Portugal
Campeão
(1° título)

Referências

  1. «Full Time Summary – Portugal v Iceland» (PDF). UEFA. 14 de junho de 2016. Consultado em 14 de junho de 2016 
  2. «Portugal começa com empate frente à estreante Islândia». UEFA. 14 de junho de 2016. Consultado em 16 de junho de 2016 
  3. «Austria hold on after Ronaldo penalty miss». UEFA.com. Union of European Football Associations. 18 de Junho de 2016. Consultado em 18 de junho de 2016 
  4. «Ronaldo double rescues Portugal». UEFA.com. Union of European Football Associations. 22 de Junho de 2016. Consultado em 22 de Junho de 2016 
  5. «Quaresma dá vitória emocionante a Portugal». UEFA. 25 de junho de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  6. «Penalties colocam Portugal nas meias-finais». UEFA. 30 de junho de 2016. Consultado em 2 de julho de 2016 
  7. «Portugal bate Gales e está na final do EURO 2016». UEFA. 6 de julho de 2016. Consultado em 6 de julho de 2016 
  8. «Portugal vence anfitriã França e é campeão da Europa». UEFA. 10 de julho de 2016. Consultado em 10 de julho de 2016 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Portugal no Campeonato Europeu de Futebol de 2016