Portugal no Campeonato do Mundo de Futebol de 2014

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A seleção nacional de futebol foi uma das 32 seleções que participaram da Copa do Mundo de 2014. Foi a sua sexta participação nos campeonatos mundiais e quarto consecutivo desde Copa do Mundo FIFA de 2002.

Portugal
18º lugar
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
Associação FPF
Confederação UEFA
Participação 6º (4ª consecutiva)
Melhor resultado 3º lugar: 1966
Treinador Portugal Paulo Bento

Qualificação[editar | editar código-fonte]

Portugal viu-se no Grupo F das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo FIFA de 2014. As outras equipas do grupo foram Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.

Apesar dos adversários aparentemente acessíveis, a tarefa não foi fácil, tendo a equipa portuguesa cedido preciosos pontos contra a Irlanda do Norte (1-1 no Estádio do Dragão) e Israel (empate 3-3 em Telavive com golo de Fábio Coentrão aos 93', empate em Alvalade por 1-1). Os resultados ditaram que, pela terceira vez, Portugal disputasse um playoff de acesso à competição.

O adversário que calhou em sorte a Portugal foi a Suécia. No Estádio da Luz, Portugal viu-se em grandes dificuldades para vencer a equipa nórdica, acabando Cristiano Ronaldo por resolver a partida, marcando um golo de cabeça aos 82'. Na Suécia, todos os resultados estavam em aberto, com a equipa da casa obrigada a marcar 2 golos de diferença para se apurar. O marcador foi inaugurado de novo por Cristiano Ronaldo, no início da segunda parte, mas o génio de Ibrahimovic tinha ainda uma palavra a dizer. Em 4 minutos o craque sueco marcou dois golos, colocando o Brasil à distância de um golo para os suecos e o risco para Portugal de "morrer na praia". Mas esta era a noite de Cristiano Ronaldo. Dois passes "de morte" de Moutinho e Hugo Almeida, aliados a dois sprints fenomenais do jogador português enviaram a bola para o fundo das redes, para euforia dos adeptos lusos e desespero dos nórdicos.

A 5 de março a Seleção jogou o seu último jogo de preparação antes da convocatória para o Mundial contra a equipa dos Camarões. Apesar de algumas dificuldades iniciais, o marcador foi inaugurado por Cristiano Ronaldo aos 21 minutos, que com este golo entrou para a história, quebrando o recorde de golos pela seleção, que pertencia a Pauleta. A equipa africana ainda empatou antes do intervalo, mas uma segunda parte com muita classe viu o resultado avolumar-se para 5-1, com mais um golo de Ronaldo, para além dos tentos de Raúl Meireles, Coentrão e Edinho.

Depois de anunciados os 23 convocados para o Mundial 2014 no Brasil, a seleção realizou três jogos de preparação, contra Grécia, México e República da Irlanda. O primeiro jogo, frente à formação grega treinada pelo português Fernando Santos, ocorreu no Estádio do Jamor e terminou a 0-0, sendo a despedida da Seleção Portuguesa aos seus adeptos antes de partir para os Estados Unido, onde se realizaram os restantes jogos. No segundo encontro, disputado no Gillette Stadium, os lusos venceram a Seleção do México por 1-0 com um golo de Bruno Alves aos 93 minutos. Com este tento, o jogador passou a ser o defesa mais goleador da história da seleção das quinas. O último jogo de preparação foi disputado a 10 de Junho no Metlife Stadium em Nova Iorque, onde Portugal goleou a República da Irlanda por uns expressivos 5-1, com golos de Hugo Almeida (que bisou), Coentrão, Vieirinha e um auto-golo de Richard Keogh.

Fase Final[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo da Seleção no Mundial foi disputado a 16 de Junho contra a Alemanha, na Arena Fonte Nova, em Salvador da Bahia, sob humidade e calor muito intensos. Apesar da noção geral de que a equipa germânica era um dos candidatos mais fortes a sagrar-se campeão, o resultado foi, ainda assim, pesado: a equipa nacional perdeu 4-0, incluindo um hat trick de Müller e uma expulsão de Pepe ainda na primeira parte. Fábio Coentrão e Hugo Almeida saíram lesionados, tendo o primeiro ficado afastado do resto do torneio. Na sequência do jogo, também Rui Patrício anunciou uma lesão muscular, falhando os dois encontros seguintes.

A 22 de Junho, na Arena Amazónia em Manaus, Portugal disputou o segundo jogo contra os EUA. A equipa começou bem, com Nani a marcar o 1-0 aos 5 minutos, no entanto, os EUA dariam a volta ao marcador, por Dempsey e Jones, aos 64' e aos 81'. Aos 94 minutos e na última jogada de ataque, Varela rematou forte de cabeça para o fundo das redes, após um excelente cruzamento de Cristiano Ronaldo. Com o resultado final de 2-2, Portugal não só impediu a qualificação dos EUA como também se manteve vivo na busca da qualificação aos oitavos de final, precisando porém de ganhar ao Gana com uma diferença de golos superior à dos EUA. O decorrer do jogo engrossou a já grande lista de lesões: Hélder Postiga teve de sair logo aos 10' e André Almeida foi substituído ao intervalo. No fim do jogo e após outro resultado pouco positivo, a comunicação social inquiriu Paulo Bento, que assegurou que iria continuar no cargo, e Cristiano Ronaldo admitiu à comunicação social que Portugal não era um seleção de topo e que nunca tinha tido a ilusão de ver Portugal sagrar-se campeão do mundo.

O último jogo de Portugal no Mundial foi disputado no dia 26 de Junho, no Estádio Nacional, em Brasília. Portugal estava obrigado a vencer e a anular a diferença de 5 golos que tinha para a seleção dos EUA, que jogou em simultâneo contra a Alemanha na Arena de Pernambuco, em Recife. Paulo Bento reformulou o meio campo, colocando Rúben Amorim e William Carvalho na equipa titular. Mesmo tendo demonstrado uma intensidade de jogo muito maior, Portugal desperdiçou várias oportunidades para inaugurar o marcador, incluindo uma bola na trave logo no início do jogo. Aos 30', Boyemarcou um auto-golo, colocando Portugal na frente. Gyan empatou aos 57'. Cristiano Ronaldo acabaria por marcar o golo da vitória aos 80', o seu 50º com a camisola das quinas, passando também a ser o primeiro português a marcar em três campeonatos mundiais consecutivos. Mas sem efeito prático - Portugal acabou na mesma por ser eliminado da competição.

Como consequência deste resultado, muito aquém das expectativas após a boa prestação no Euro 2012, a Federação Portuguesa de Futebol substituiu o departamento médico devido às numerosas lesões, mas reafirmou a sua confiança em Paulo Bento, com quem renovara contrato antes da partida para o Brasil.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Grupo F[editar | editar código-fonte]

Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificado Rússia RUS Portugal POR Israel ISR  AZE Irlanda do Norte NIR  LUX
1 Rússia Rússia 22 10 7 1 2 20 5 +15 qualificadas para a Copa do Mundo de 2014 1–0 3–1 1–0 2–0 4–1
2 Portugal Portugal 21 10 6 3 1 20 9 +11 qualificadas para a segunda fase 1–0 1–1 3–0 1–1 3–0
3 Israel Israel 14 10 3 5 2 19 14 +5 Eliminado 0–4 3–3 1–1 1–1 3–0
4  Azerbaijão 9 10 1 6 3 7 11 −4 1–1 0–2 1–1 2–0 1–1
5 Irlanda do Norte Irlanda do Norte 7 10 1 4 5 9 17 −8 1–0 2–4 0–2 1–1 1–1
6  Luxemburgo 6 10 1 3 6 7 26 −19 0–4 1–2 0–6 0–0 3–2
Fonte:


Repescagem[editar | editar código-fonte]

O sorteio que determinou os confrontos e a ordem das partidas foi realizado em 21 de outubro de 2013 na sede da Federação Internacional de Futebol.[1] As oito seleções foram divididas nos potes conforme o Ranking Mundial da FIFA de outubro de 2013.[2]

Pote 1 Pote 2

Resultados[editar | editar código-fonte]

15 de novembro de 2013 Portugal Portugal 1 – 0 Suécia Suécia Estádio da Luz, Lisboa
19:45 (UTC+0)
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 82 minutos de jogo 82' Relatório Público: 61 467
Árbitro: ItáliaITA Nicola Rizzoli
19 de novembro de 2013 Suécia Suécia 2 – 3 Portugal Portugal Friends Arena, Solna
20:45 (UTC+1)
Ibrahimović Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68', Gol marcado aos 72 minutos de jogo 72' Relatório Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50', Gol marcado aos 77 minutos de jogo 77', Gol marcado aos 79 minutos de jogo 79' Público: 49 766
Árbitro: InglaterraENG Howard Webb
Portugal venceu por 4–2 no agregado e se classificou para a Copa do Mundo de 2014.

Goleadores[editar | editar código-fonte]

Jogador PJ
Cristiano Ronaldo 8 10
Hélder Postiga 6 10
Bruno Alves 4 10
Silvestre Varela 2 7
Ricardo Costa 1 3
Hugo Almeida 1 6
Nani 1 10
Fábio Coentrão 1 10

Preparação[editar | editar código-fonte]

Base[editar | editar código-fonte]

O 17 de dezembro de 2013 a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou a eleição da cidade de Campinas como sede do acampamento baseie da delegação lusa durante o mundial, a eleição da cidade paulista, que se impôs a outras 26 cidades visitadas por dirigentes da FFF, se deveu em grande parte a que o Aeroporto Internacional de Campinas se encontra dentro de sua jurisdição; pelo que, sendo Portugal a quinta equipa que mais viajará na primeira fase, precisava um lugar que este o mais próximo possível a um Aeroporto que lhe permita viajar em voos chárter às cidades onde jogue seus primeiros partidos.[3][4][5]

Para os treinamentos abertos a selecção portuguesa fará uso do Estádio Moisés Lucarelli e as actividades privadas no Centro de Treinamento Jardim Eulina, ambos propriedade do clube Te põe Preta. A hospedagem da delegação européia será no Hotel Royal Palm Praça Resort localizado a 17 quilómetros do Aeroporto de Viracopos e muito próximo do local de treinamentos.

Amistosos prévios[editar | editar código-fonte]

31 de maio Portugal Portugal 0 – 0 Grécia Grécia Nacional do Jamor, Lisboa

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal


Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Grécia

6 de junho Portugal Portugal 1 – 0 México México Gillette Stadium, Foxborough

Bruno Alves Gol marcado aos 90+2 minutos de jogo 90+2'
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal


Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
México

10 de junho Portugal Portugal 5 – 1 República da Irlanda Irlanda MetLife Stadium, Nova York

Hugo Almeida Gol marcado aos 2 minutos de jogo 2' Gol marcado aos 37 minutos de jogo 37'
Keogh Gol contra marcado aos 20 minutos de jogo 20'
Vieirinha Gol marcado aos 70 minutos de jogo 70'
Coentrão Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'
McClean Gol marcado aos 52 minutos de jogo 52'
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Irlanda

Lista de jogadores[editar | editar código-fonte]

  • A cada selecção classificada ao mundial deve enviar à FIFA uma lista com um máximo de 30 jogadores convocados ao menos 30 dias dantes da hora de início do partido inaugural. Depois dever-se-á reduzir a lista a 23 jogadores, que incluirá a três goleiros, e será enviada à FIFA ao menos dez dias dantes do partido inaugural.

O 13 de maio de 2014 o treinador da selecção portuguesa Paulo Bento apresentou a lista preliminar de 30 jogadores que enviou à FIFA.[6][7] Depois, o 19 de maio, Bento reduziu o número de convocados e anunciou a nómina definitiva de 23 jogadores.[8][9][10] O 24 de maio a Federação Portuguesa de Futebol determinou a numeração dos jogadores.[11]

Dados correspondentes à situação prévia ao início do torneio
# Nome Posição Idade PJ Sel G Clube
1 Eduardo Goleiro - - - Braga
2 Bruno Alves Defesa - - - Fenerbahçe
3 Pepe Defesa - - - Real Madri
4 Miguel Veloso Centrocampista - - - Dinamo Kiev
5 Fábio Coentrão Defesa - - - Real Madri
6 William Carvalho Centrocampista - - - Sporting de Lisboa
7 Cristiano Ronaldo Capitão Atacante - - - Real Madri
8 João Moutinho Centrocampista - - - Mônaco
9 Hugo Almeida Atacante - - - Bêşiktaş
10 Vieirinha Atacante - - - Wolfsburgo
11 Éder Atacante - - - Braga
12 Rui Patrício Goleiro - - - Sporting de Lisboa
13 Ricardo Costa Defesa - - - Valencia
14 Neto Defesa - - - Zenit San Petersburgo
15 Rafa Centrocampista - - - Braga
16 Raul Meireles Centrocampista - - - Fenerbahçe
17 Nani Atacante - - - Manchester United
18 Silvestre Varela Atacante - - - Porto
19 André Almeida Defesa - - - Benfica
20 Rúben Amorim Centrocampista - - - Benfica
21 João Pereira Defesa - - - Valencia
22 Beto Goleiro - - - Sevilla
23 Hélder Postiga Atacante - - - Lazio
D. T. Paulo Bento

Os seguintes jogadores fizeram parte da lista preliminar de 30 mas foram descartados pelo técnico Paulo Bento ao momento de elaborar a lista definitiva de 23.

Nome Posição Idade PJ Sel G Clube
Anthony Lopes Goleiro - - - Olympique de Lyon
Antunes Defesa - - - Málaga
Rolando Defesa - - - Inter de Milão
André Gomes Centrocampista - - - Benfica
João Mário Centrocampista - - - Vitória Setubal
Ivan Cavaleiro Atacante - - - Benfica
Ricardo Quaresma Atacante - - - Porto

Participação[editar | editar código-fonte]

O Grupo G da Copa do Mundo FIFA de 2014 consiste nas seleções: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos.

Encontros anteriores em Copas do Mundo[editar | editar código-fonte]

  • Alemanha x Portugal:[12]
    • 2006, Disputa terceiro lugar: Alemanha 3–1 Portugal
  • Estados Unidos x Portugal:[13]
    • 2002, Fase de grupos: Estados Unidos 3–2 Portugal


  • Portugal x Gana: Nenhum encontro[14]

Classificação[editar | editar código-fonte]

Pos Equipe Pts J V E D GP GC SG Classificado
1 Alemanha Alemanha 7 3 2 1 0 7 2 +5 Fase eliminatória
2 Estados Unidos Estados Unidos 4 3 1 1 1 4 4 0
3 Portugal Portugal 4 3 1 1 1 4 7 −3 Eliminado
4 Gana Gana 1 3 0 1 2 4 6 −2
Fonte: FIFA
Regras para classificação: Tie-breaking criteria

Jogos[editar | editar código-fonte]

Alemanha x Portugal[editar | editar código-fonte]

16 de junho Alemanha Alemanha 4 – 0 Portugal Portugal Arena Fonte Nova, Salvador
13:00 (UTC−3)
Müller Gol marcado aos 12 minutos de jogo 12' (pen), Gol marcado aos 45+1 minutos de jogo 45+1', Gol marcado aos 78 minutos de jogo 78'
Hummels Gol marcado aos 32 minutos de jogo 32'
Relatório Público: 51 081
Árbitro: SérviaSRB Milorad Mažić
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Alemanha
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal


Alemanha
ALEMANHA:
GR 1 Manuel Neuer
LD 20 Jérôme Boateng
ZA 17 Per Mertesacker
ZA 5 Mats Hummels Substituído após 73 minutos de jogo 73'
LE 4 Benedikt Höwedes
VO 6 Sami Khedira
VO 18 Toni Kroos
VO 16 Philipp Lahm Capitão
AT 19 Mario Götze
AT 8 Mesut Özil Substituído após 63 minutos de jogo 63'
AT 13 Thomas Müller Substituído após 82 minutos de jogo 82'
Substituições:
MC 9 André Schürrle Entrou em campo após 63 minutos 63'
ZA 21 Shkodran Mustafi Entrou em campo após 73 minutos 73'
MC 10 Lukas Podolski Entrou em campo após 82 minutos 82'
Treinador:
Alemanha Joachim Löw
Portugal
PORTUGAL:
GR 12 Rui Patrício
LD 21 João Pereira Penalizado com cartão amarelo após 10 minutos 10'
ZA 3 Pepe Expulso a 36 minutos 36'
ZA 2 Bruno Alves
LE 5 Fábio Coentrão Substituído após 65 minutos de jogo 65'
VO 4 Miguel Veloso Substituído após 46 minutos de jogo 46'
MC 8 João Moutinho
MC 16 Raul Meireles
MC 17 Nani
AT 9 Hugo Almeida Substituído após 26 minutos de jogo 26'
AT 7 Cristiano Ronaldo Capitão
Substituições:
AT 11 Éder Entrou em campo após 26 minutos 26'
ZA 13 Ricardo Costa Entrou em campo após 46 minutos 46'
ZA 19 André Almeida Entrou em campo após 65 minutos 65'
Treinador:
Portugal Paulo Bento

Homem do Jogo:
Thomas Müller (Alemanha)

Bandeirinhas:
Sérvia Milovan Ristić
Sérvia Dalibor Đurđević
Quarto árbitro:
Camarões Néant Alioum
Quinto árbitro:
Senegal Djibril Camara


Estados Unidos x Portugal[editar | editar código-fonte]

22 de junho Estados Unidos Estados Unidos 2 – 2 Portugal Portugal Arena da Amazônia, Manaus
18:00 (UTC−4)
Jones Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64'
Dempsey Gol marcado aos 81 minutos de jogo 81'
Relatório Nani Gol marcado aos 5 minutos de jogo 5'
Varela Gol marcado aos 90+5 minutos de jogo 90+5'
Público: 40 123
Árbitro: ArgentinaARG Néstor Pitana
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
EUA
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Estados Unidos
ESTADOS UNIDOS:
GR 1 Tim Howard
LD 23 Fabian Johnson
ZA 20 Geoff Cameron
ZA 5 Matt Besler
LE 7 DaMarcus Beasley
MC 15 Kyle Beckerman
MC 13 Jermaine Jones Penalizado com cartão amarelo após 75 minutos 75'
MD 11 Alejandro Bedoya Substituído após 72 minutos de jogo 72'
MA 4 Michael Bradley
ME 19 Graham Zusi Substituído após 90+1 minutos de jogo 90+1'
AT 8 Clint Dempsey Capitão Substituído após 87 minutos de jogo 87'
Substituições:
ZA 2 DeAndre Yedlin Entrou em campo após 72 minutos 72'
AT 18 Chris Wondolowski Entrou em campo após 87 minutos 87'
ZA 3 Omar Gonzalez Entrou em campo após 90+1 minutos 90+1'
Treinador:
Alemanha Jürgen Klinsmann
Portugal
PORTUGAL:
GR 22 Beto
LD 21 João Pereira
ZA 13 Ricardo Costa
ZA 2 Bruno Alves
LD 19 André Almeida Substituído após 46 minutos de jogo 46'
VO 4 Miguel Veloso
MC 8 João Moutinho
MC 16 Raul Meireles Substituído após 69 minutos de jogo 69'
AD 17 Nani
AE 7 Cristiano Ronaldo Capitão
AT 23 Hélder Postiga Substituído após 16 minutos de jogo 16'
Substituições:
AT 11 Éder Entrou em campo após 16 minutos 16'
MC 6 William Carvalho Entrou em campo após 46 minutos 46'
MC 18 Silvestre Varela Entrou em campo após 69 minutos 69'
Treinador:
Portugal Paulo Bento

Homem do Jogo:
Tim Howard (Estados Unidos)

Bandeirinhas:
Argentina Hernán Maidana
Argentina Juan Pablo Belatti
Quarto árbitro:
Guatemala Wálter López
Quinto árbitro:
Costa Rica Leonel Leal


Portugal x Gana[editar | editar código-fonte]

26 de junho Portugal Portugal 2 – 1 Gana Gana Estádio Nacional de Brasília, Brasília
13:00 (UTC−3)
Boye Gol contra marcado aos 31 minutos de jogo 31'
Cristiano Ronaldo Gol marcado aos 80 minutos de jogo 80'
Relatório A. Gyan Gol marcado aos 57 minutos de jogo 57' Público: 67 540
Árbitro: BahreinBHR Nawaf Shukralla
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Portugal
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Gana
Portugal
PORTUGAL:
GR 22 Beto Substituído após 89 minutos de jogo 89'
LD 21 João Pereira Substituído após 61 minutos de jogo 61'
ZA 3 Pepe
ZA 2 Bruno Alves
LE 4 Miguel Veloso
VO 6 William Carvalho
MC 8 João Moutinho Penalizado com cartão amarelo após 90+4 minutos 90+4'
MC 20 Rúben Amorim
MD 17 Nani
ME 7 Cristiano Ronaldo Capitão
AT 23 Éder Substituído após 69 minutos de jogo 69'
Substituições:
MC 18 Silvestre Varela Entrou em campo após 61 minutos 61'
MC 10 Vieirinha Entrou em campo após 69 minutos 69'
GR 1 Eduardo Entrou em campo após 89 minutos 89'
Treinador:
Portugal Paulo Bento
Gana
GANA:
GR 16 Fatau Dauda
LD 23 Harrison Afful Penalizado com cartão amarelo após 39 minutos 39'
ZA 21 John Boye
ZA 19 Jonathan Mensah
LE 20 Kwadwo Asamoah
MC 17 Mohammed Rabiu Substituído após 76 minutos de jogo 76'
MC 8 Emmanuel Agyemang-Badu
MD 7 Christian Atsu
ME 10 André Ayew Substituído após 81 minutos de jogo 81'
AT 18 Abdul Majeed Waris Penalizado com cartão amarelo após 55 minutos 55' Substituído após 71 minutos de jogo 71'
AT 3 Asamoah Gyan Capitão
Substituições:
AT 13 Jordan Ayew Penalizado com cartão amarelo após 78 minutos 78' Entrou em campo após 71 minutos 71'
MC 6 Afriyie Acquah Entrou em campo após 76 minutos 76'
MC 22 Wakaso Mubarak Entrou em campo após 81 minutos 81'
Treinador:
Gana James Kwesi Appiah

Homem do Jogo:
Cristiano Ronaldo (Portugal)

Bandeirinhas:
Bahrein Yaser Tulerat
Bahrein Ebrahim Saleh
Quarto árbitro:
Colômbia Wilmar Roldán
Quinto árbitro:
Colômbia Eduardo Díaz



Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participação de jogadores[editar | editar código-fonte]

# Pos Jogador PJ (T/S) Atalhos
1 GR Eduardo 1 1' 0 0 0 0 0
12 GR Rui Patrício 1 90' -4 0 0 0 0
22 GR Beto 2 179' -4 0 0 0 0
# Pos Jogador PJ (T/S) ((P))
2 DE Bruno Alves 3 270' 0 0 0 0 0
3 DE Pepe 2 127' 0 0 0 0 1
4 MC Miguel Veloso 3 226' 0 0 0 0 0
5 DE Fábio Coentrão 1 65' 0 0 0 0 0
6 MC William Carvalho 2 134' 0 0 0 0 0
7 AT Cristiano Ronaldo Capitão 3 270' 1 0 0 0 0
8 MC João Moutinho 3 270' 0 0 1 0 0
9 AT Hugo Almeida 1 28' 0 0 0 0 0
10 AT Vieirinha 1 21' 0 0 0 0 0
11 AT Éder 3 207' 0 0 0 0 0
13 DE Ricardo Costa 2 136 0 0 0 0 0
14 DE Neto 0 0 0 0 0 0 0
15 MC Rafa 0 0 0 0 0 0 0
16 MC Raul Meireles 2 159' 0 0 0 0 0
17 AT Nani 3 270' 1 0 0 0 0
18 AT Silvestre Varela 2 119' 1 0 0 0 0
19 DE André Almeida 2 71' 0 0 0 0 0
20 MC Rúben Amorim 1 90' 0 0 0 0 0
21 DE João Pereira 3 -241' 0 0 1 0 0
23 AT Hélder Postiga 1 16' 0 0 0 0 0

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Suécia no caminho de Portugal». FIFA. 21 de outubro de 2013. Consultado em 21 de outubro de 2013. Arquivado do original em 22 de outubro de 2013 
  2. «Passo a passo do sorteio da repescagem». FIFA. 17 de outubro de 2013. Consultado em 21 de outubro de 2013. Arquivado do original em 22 de outubro de 2013 
  3. «Portugal fica em Campinas». FPF (em portugués)  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
  4. Rodrigo Gasparini. «Os motivos que levaram Portugal a escolher Campinas». UOL (em portugués)  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
  5. GloboEsporte.com. «Portugal de Cristiano Ronaldo elege Campinas como base para a Copa». Rede Globo (em portugués) 
  6. «Mundial-2014: lista de 30 jogadores». FPF (em portugués) [ligação inativa] !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
  7. Agencia EFE. «Los 30 de Portugal, con siete 'españoles'». FIFA 
  8. «Mundial-2014: os 23 convocados». FPF (em portugués). Consultado em 11 de junho de 2018. Arquivado do original em 20 de maio de 2014  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
  9. Agencia EFE. «Portugal, sin Quaresma y con seis 'españoles'». FIFA 
  10. Agencia EFE. «Paulo Bento confirmó a los 23 citados de Portugal para el Mundial de Brasil». ESPN Deportes 
  11. «Mundial-2014: numeração das camisolas». FPF (em portugués)  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
  12. FIFA.com. «Confrontos Diretos: Alemanha - Portugal». Consultado em 11 de junho de 2018. Arquivado do original em 8 de maio de 2014 
  13. FIFA.com. «Confrontos Diretos: EUA - Portugal». Consultado em 11 de junho de 2018. Arquivado do original em 8 de maio de 2014 
  14. FIFA.com. «Confrontos Diretos: Portugal - Gana». Consultado em 11 de junho de 2018. Arquivado do original em 8 de maio de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]