Posicionamento em buscadores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Posicionamento de sites em buscadores (mecanismos de busca) é o conjunto de técnicas utilizadas para alçar um website às primeiras páginas de resultados de busca.

É possível posicionar um website a partir de programação aplicada à etiqueta de identificação (meta tag) no código fonte da página. No entanto, dependendo do número de ocorrências da palavra-chave nas páginas de resultados de busca (SERP - Search Engine Results Page), posicionar um website através de busca orgânica pode ser uma árdua tarefa. Ações de SEO - Search Engine Optimization, associadas ao trabalho de programação, facilitam o posicionamento em mecanismos de busca.

Semântica de texto, relevância de conteúdo e a correta utilização de palavras-chave são recursos que auxiliam e muito no posicionamento de sites em mecanismos de busca.

Outro recurso utilizado para posicionar um website é a utilização de campanhas de anúncios patrocinados nos principais mecanismos de busca. Esta forma, garante que o link para o website aparecerá "sempre" na primeira página de resultados de busca, podendo variar sua posição de acordo com a estratégia de pay-per-click adotada pelo profissional de webmarketing. Uma vantagem das campanhas de anúncios patrocinados (SEM - Search Engine Marketing, é que o anunciante pode destinar o montante de verba que estiver ao seu alcance, diferente das mídias convencionais (jornais, revistas, outdoors, televisão, etc.), onde existem tabelas de preços por veiculação e os valores costumam ser altos. Em campanhas de anúncios patrocinados, a verba do anúnciante vai sendo consumida a cada clique que seu anúncio recebe, de acordo com o valor de cada clique, que pode variar de acordo com a posição em que o anúncio se apresenta.

Existe ainda um fator que faz com que um website se posicione junto aos buscadores que é o "tempo" ou "fator antigüidade" de um website. Após três a quatro anos de existência de um website, este naturalmente aparecerá nas primeiras páginas de resultados de busca mas, evidentemente, esta não é a forma mais eficaz de posicionamento em buscadores.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]