Pousada de Vila Pouca da Beira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista nocturna sobre a fachada da Pousada de Vila Pouca da Beira

A Pousada de Vila Pouca da Beira localiza-se na povoação de mesmo nome, integrando a rede Pousadas de Portugal.

Vizinho à serra da Estrela e à serra do Açor, bem como à Aldeia histórica de Piódão, ocupa as dependências do Convento do Desagravo, fundado pelo bispo conde D. Francisco de Lemos de Faria Pereira, num quartel do século XVIII.

No Século XX, o Convento do Desagravo, então em ruínas foi adaptado e funcionou como Colónia de Férias e chamava-se "Ar e Sol". Integrava a vasta obra social criada pelo Professor Bissaya Barreto em prol das crianças. Sendo propriedade da Fundação Bissaya Barreto foi convertida em Pousada a qual foi inaugurada em 2002. Parte do seu historial pode ser conhecido através da consulta de fontes documentais, bibliográficas e fotográficas existentes no Centro de Documentação Bissaya Barreto em Coimbra.

Oferece vinte e nove quartos, e uma decoração que preserva muitos móveis e obras de arte de inspiração sacra (como estátuas de anjos e santos em madeira), mas com um toque de modernidade.

Na parte externa, destacam-se os jardins, a piscina e uma quadra de tênis. Em uma ala, fechada aos hóspedes, existe uma igreja, onde se realizam cerimônias.

A pousada encerrou no dia 23 de julho de 2017.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.