Pousada D. Maria I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pousada de queluz)
Ir para: navegação, pesquisa
Pousada D. Maria I
Igreja de Queluz.jpg

-

Mapa de Portugal - Distritos plain.png

-

Concelho Sintra
Região Lisboa
Tipo de Pousada Histórica
Património associado Palácio Real de Queluz

A Pousada D. Maria I ou Pousada de Queluz situa-se em Queluz, distrito de Lisboa. Integra a rede Pousadas de Portugal com a classificação de Pousada Histórica.

História do edifício[editar | editar código-fonte]

Na segunda metade do século XVIII, numa das últimas fases de obras do Palácio Real de Queluz, já durante o reinado de D. Maria I, foi edificado, frente ao palácio, mas fazendo parte do mesmo conjunto arquitectónico, a torre do relógio bem como o edifício anexo destinado à guarda real, à casa da administração e às cavalariças.

O traçado da construção é atribuído a Manuel Caetano de Sousa, tido por muitos como o último representante do tardo barroco nacional,[1] que sucedeu aos arquitectos do palácio, Mateus Vicente e Jean Baptiste Robillion.

Anexa à torre do relógio, que conta com três planos e dois registos, o primeiro com um relógio e o segundo com os sinos rematados por uma cúpula bolbosa, desenvolve-se uma construção em cuja fachada principal se observam janelas e portas de frontão recortado.

O edifício encontra-se em vias de classificação com despacho de abertura de 1996. [1]

Na década de 1990 foram efectuadas as obras de adptação a Pousada, tendo sido mantida integralmente a fachada original com o interior profundamente reformulado para servir as novas necessidades. A Pousada foi inaugurada em 1995.

A Pousada[editar | editar código-fonte]

Junto à entrada situa-se a sala de estar, o bar, e a sala de serviço de pequenos almoços. O restaurante que serve a Pousada, denominado "Cozinha Velha", não se situa no edifício, mas sim no fronteiro Palácio Real, nas suas antigas cozinhas.

O interior é predominantemente revestido a madeira, sendo numerosas as peças de mobiliário D. Maria I e as tapeçarias portuguesas que decoram os acessos aos 24 quartos e 2 suites.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Directório das Pousadas - 2003, Lisboa, Ed. Enatur.
  • Guia das Pousadas e Hotéis de Sonho - Vol.8 - 2001 - Lisboa - Ed. Expresso.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]