Prêmio Comemorativo Internacional Holberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Prêmio Comemorativo Internacional Holberg foi criado em 2003 pelo governo da Noruega com o objetivo de celebrar o valor de estudos acadêmicos dentro das artes, humanidades, ciências sociais, direito e teologia, tanto dentro de um desses campos quanto através de trabalhos interdisciplinares.

O prêmio foi instituído em homenagem a Ludvig Holberg e complementa o Prêmio Abel em matemática criado em 2002.

O prêmio Holberg é fruto do Fundo Comemorativo Ludvig Holberg que consiste de 200 milhões de coroas norueguesas estabelecido em 1 de julho de 2003 pelo governo norueguês. A responsabilidade de administrar o prêmio foi passado do governo da Noruega para a Universidade de Bergen. Por sua vez, a Universidade de Bergen estabeleceu um comitê para o fundo e indicou um comitê acadêmico de importantes pesquisadores de áreas acadêmicas relevantes e diferentes universidades. O comitê concede o prêmio anualmente baseado em recomendações e avaliações do comitê acadêmico às indicações enviadas por estudiosos que detêm posições importantes em universidades e e outros institutos de pesquisa dentro das áreas acadêmicas contempladas pelo prêmio.

Ele inclui um prêmio em dinheiro de 4,5 milhões de coroas norueguesas(ou equivalente de 570.000 euros or 800.000 dólares).

Dá-se o nome ao prêmio em homenagem ao escritor dinamargês-norueguês Ludvig Holberg que foi um nome importante em todas as ciências as quais o prêmio se destina.

Contemplados[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]