Prêmio Cultura Galega das Letras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sede da Presidência da Junta da Galiza, no Paço de Raxoi, compartida com o Concelho de Santiago de Compostela.

O Prêmio Cultura Galega das Letras (do galego: Premio Cultura Galega das Letras) é um galardão concedido como parte dos Prêmios da Cultura Galega pela Junta da Galiza a pessoas físicas ou jurídicas "com trajectoria alinhada à escrita galega, que se considerem com méritos especiais no que atinge a recursos literários, investigação de linguagens próprias, inovação no plano expressivo, criação de códigos de intercambio com outras sociedades e culturas ou qualquer outro aspecto que contribua a fortalecer o sistema literário galego e a sua imagem pública interna ou externa".[1]

História e características[editar | editar código-fonte]

Os premiados são seleccionados por um jurado único formado por doze pessoas, que na segunda sessão de deliberação foram: Roberto Varela, em qualidade de conselheiro, e como vogais Francisco López, Ramón Villares, José María Barja, Javier Garbayo e Mercedes Goicoa. Como membros do jurado designados pela Secretária de Cultura e Turismo também participaram o secretário da Real Academia Espanhola, Darío Villanueva; o crítico de arte Antón Castro Fernández, a arquitecta Isabel Aguirre Urcola e mais o compositor Juan Vara García.[2]

Os prêmios convocaram-se pela primeira vez no ano 2010, ainda que nasceram como continuação dos Prêmios Nacionais da Cultura Galega, criados em 2008 e que tiveram uma única edição[3]. A diferença do anterior, concedido à Xosé Luís Méndez Ferrín, este prêmio não tem dotação econômica. Também a diferença de edições passadas, a Real Academia Galega desta vez renunciou a ter um representante no jurado.

Como escritor, penso que se produziu uma desvalorização dos galardões. Não só porque não tenham dotação econômica, senão também porque se reduziram categorias. Estes prêmios nasceram mortos (...) A Real Academia está totalmente à margem do processo destes prêmios e creio que alguma universidade tampouco quis formar parte.

Premiados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Convocatoria dos premios, publicada no Diario Oficial de Galicia, 5/10/2010.
  2. Os Premios da Cultura Galega 2010 xa teñen gañadores Arquivado em 19 de novembro de 2010, no Wayback Machine., nova en Xornal de Galicia o 16 de novembro de 2010.
  3. A Xunta crea os Premios da Cultura Galega Arquivado em 24 de novembro de 2010, no Wayback Machine., A Nosa Terra, 5/10/2010.
  4. Os Premios da Cultura Galega “naceron mortos” para Ferrín, nova em Xornal de Galicia em 19 de Novembro de 2010.
  5. A renuncia ao galardão respondeu aos mesmos motivos que esgrimira a plataforma ProLingua num comunicado de imprensa Arquivado em 19 de novembro de 2010, no Wayback Machine. de 8 de outubro: "Nin a actual Xunta nin o seu Presidente, responsables ante a Historia de lexislaren por vez primeira contra a nosa lingua, poden atribuírse agora o papel de benfeitores da cultura galega. Polo tanto xulgamos lexítimo non aceptar ningún premio que veña hipotecado por agresións contra a cultura".
  6. Salvador García-Bodaño, Prêmio Cultura Galega das Letras 2012
  7. O jurado dos Prêmios da Cultura Galega 2013 outorga oito galardões à excelência criativa e à difusão cultural

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.