Prótese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um homem com dois braços protéticos jogando futebol de mesa.

Prótese (do grego antigo prósthesis, "adição, aplicação, acessório")[1] é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados por amputações, traumáticas ou não.

Quando uma pessoa perde algum membro do corpo, no lugar é posto uma prótese mecânica. Essa prótese responde a qualquer impulso nervoso, virando um substituto ideal, com a vantagem de ser mais resistente.

As próteses podem também ser internas, para substituiçao de articulações ósseas (operação da anca). Geralmente são prescritas por médicos, odontólogos, veterinários, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Próteses V implante[editar | editar código-fonte]

Uma prótese substitui um membro ou uma parte do organismo - prótese de mão (mão artificial, prótese de membro inferior (perna artificial) -, enquanto um implante acrescenta volume ou função a algo que já existe (implante mamário, implante peniano).

Próteses odontológicas[editar | editar código-fonte]

Prótese Odontológica é aquela destinada a restabelecer: a função mastigatória e estética dos dentes perdidos ou fraturados. Imprescindível à saúde geral, uma boa mastigação dos alimentos propicia uma melhor digestão, aumentando a absorção de nutrientes. Tanto para Idosos como para jovens, existem dezenas de materiais utilizados, ouro, prata, titânio, porcelana, zircônia, alumina, resina, etc.. Todos materiais biocompatíveis.

São elaboradas em Laboratórios Protéticos pelos Dentistas e Técnicos Prótese Dentária, devidamente formados e diplomados, registrados nos respectivos Conselhos de Odontologia. Fonte: [1]

Peça protética[editar | editar código-fonte]

Peça protética um objeto artificial que é ajustado ao corpo humano. Após a instalação do implante, aguarda-se de 2 a 3 meses para a colocação das peças protéticas no caso de maxilares inferiores, e de 4 a 5 meses para o maxilar superior. Esta diferença de tempo se deve a qualidade de dureza óssea de um e de outro caso. Ha casos dos implantes de carga imediata, onde a prótese, no caso ainda com características provisórias, é colocada imediatamente após a fixição do implante. São casos mais especificos, onde além da qualidade do osso , deve ser analisada também a quantidade de carga mastigatória que esta peça vai sofrer.

Órtese[editar | editar código-fonte]

Órteses são dispositivos utilizados na area da saúde, com a finalidade de melhorar a capacidade funcional do indivíduo, alinhando, prevenindo e até corrigindo deformidades das partes móveis do corpo.

Prótese ocular[editar | editar código-fonte]

As próteses oculares são utilizadas para manter a cavidade orbitária, tonos dos musculos das pálpebras, manter a fisiologia das vias excretoras de lágrimas e principalmente a estética. A prótese Ocular pode ser de dois tipos: de estoque, quando a peça é pré-fabricada e adaptada ao paciente e a individualizada, realizada com a moldagem do defeito oftálmico do paciente e confeccionada para se adaptar perfeitamente à cavidade, sendo a íris (parte colorida do olho)pintada à mão pelo especialista em Prótese Buco Maxilo Facial, isso permite uma prótese que se movimenta acompanhando o olho sadio e muito mais estética, podendo o paciente retornar as suas atividades normais.

Ortese[editar | editar código-fonte]

É utilizada na Oftalmologiae (Optometria) para correção de erros refrativos em casos não patológicos, onde as deformidades do olho são compensadas por lentes oftalmicas e lentes de contato.

Utilizadas orteses na Oftalmologia para adaptação de lentes de contato e ortoqueratologia. Também utilizada ortese para correção de estrabismos através de prismas e oclusores (tapa olho pirata).

Referências

  1. πρόσθεσις. Liddell, Henry George; Scott, Robert; A Greek–English Lexicon no Perseus Project.
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.