Prússia Oriental

A Prússia Oriental (em alemão: Ostpreußen, em latim: Borussia orientalis) foi uma província do Reino da Prússia e seu território corresponderia ao extremo-leste do Império Alemão. A Prússia Oriental era banhada pelo mar Báltico.
O território que compunha a Prússia Oriental hoje está dividido entre Polônia, Lituânia e Rússia (Oblast de Kaliningrado).
História[editar | editar código-fonte]
Foi nessa região que surgiu no século XIII o estado soberano da Ordem Teutônica, e que a partir do século XVII passou a governar grandes porções territoriais pertencentes ao Sacro Império Romano-Germânico. A partir de 1525, ela ficou conhecida como Ducado da Prússia, sob controle da Ordem Teutônica, em contrapartida à Prússia Real (esta, sob controle polonês).
Com a fragmentação da Polônia, a Prússia Real foi anexada ao Reino da Prússia ligando o extremo-leste até Brandemburgo, no Sacro Império.
Com a criação do Império Alemão em 1871, o Reino da Prússia tornou-se seu principal estado.
Após a Primeira Guerra Mundial, a Prússia Oriental ficou geograficamente separada do resto do território alemão por uma faixa de território polonês, o chamado corredor polonês.
Com a derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha perdeu o território da Prússia Oriental, que ficou a oeste da linha Oder-Neisse, nova fronteira entre Polônia a Alemanha definida na Conferência de Potsdam. O território da Prússia Oriental foi dividido entre a Polônia e a União Soviética, atualmente Lituânia e Rússia.
A Prússia Oriental entre 1923 e 1939, durante a República de Weimar
Línguas na Prússia Oriental[editar | editar código-fonte]

Os principais idiomas da Prússia Oriental eram o alemão, o polonês e o lituano.[1]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Mee, Charles L (2007). Paz em Berlim. a conferência de Potsdam e seu mister de encerrar a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. ISBN ISBN 978-85-209-1978-1 Verifique
|isbn=
(ajuda)