Prússia Oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Localização da Prússia Oriental (em vermelho) nos domínios do Reino da Prússia, em 1871.

A Prússia Oriental (em alemão: Ostpreußen, em latim: Borussia orientalis) foi uma província do Reino da Prússia e seu território corresponderia ao extremo-leste do Império Alemão. A Prússia Oriental era banhada pelo mar Báltico.

O território que compunha a Prússia Oriental hoje está dividido entre alguns países como Polônia, Lituânia e Rússia (Óblast de Kaliningrado).

História[editar | editar código-fonte]

Mapa do século XIV

Foi nessa região que surgiu no século XIII o estado soberano da Ordem Teutônica, e que a partir do século XVII passou a governar grandes porções territoriais pertencentes ao Sacro Império Romano-Germânico. A partir de 1525, ela ficou conhecida como Ducado da Prússia, sob controle da Ordem Teutônica, em contrapartida à Prússia Real (esta, sob controle polonês).

Com a fragmentação da Polônia, a Prússia Real foi anexada ao Reino da Prússia ligando o extremo-leste até Brandemburgo, no Sacro Império.

Com a criação do Império Alemão em 1871, o Reino da Prússia tornou-se seu principal estado.

Após a Primeira Guerra Mundial, a Prússia Oriental ficou geograficamente separada do resto do território alemão por uma faixa de território polonês, o chamado corredor polonês.

Com a derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha perdeu o território da Prússia Oriental, que ficou a oeste da linha Oder-Neisse, nova fronteira entre Polônia a Alemanha definida na Conferência de Potsdam. O território da Prússia Oriental foi dividido entre Polônia, Lituânia e Rússia.

Línguas na Prússia Oriental[editar | editar código-fonte]

Línguas na Prússia Oriental, segundo o censo de 1905-06:[1]

Alemão

Polonês

Lituano

Bilíngue

Outras línguas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Leszek Belzyt:Sprachliche Minderheiten im preußischen Staat 1815-1914: Die preußische Sprachenstatistik in Bearbeitung und Kommentar.Verlag Herder-Institut, Marburg 1998.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Mee, Charles L (2007). Paz em Berlim. a conferência de Potsdam e seu mister de encerrar a Segunda Guerra Mundial (Rio de Janeiro: Nova Fronteira). ISBN ISBN 978-85-209-1978-1 Verifique |isbn= (Ajuda). 


Ícone de esboço Este artigo sobre a história da Europa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.