Praça Marechal Âncora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
A Praça Marechal Âncora após a revitalização, em 2016.

A Praça Marechal Âncora é uma praça situada no bairro do Centro, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Integra a Orla Conde, um passeio público que margeia a Baía de Guanabara.

A praça foi reinaugurada em 29 de maio de 2016 após ser reurbanizada.[1] A revitalização da praça foi feita no âmbito do Porto Maravilha, uma operação urbana que visa revitalizar a Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Antes conhecido como Largo do Moura, em suas cercanias situam-se várias edificações da época colonial, entre as quais a do Museu Histórico Nacional, a da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso e a da Santa Casa da Misericórdia. É vizinha à Praça XV e à Estação Praça XV da CCR Barcas. Em seu interior situa-se o Ancoramar, um restaurante com vista privilegiada para a Baía de Guanabara, cuja culinária é especializada em peixes e frutos do mar.[2]

A praça recebeu seu nome por homenagear Aires Antônio de Morais Âncora, o Marechal Âncora, um militar do Exército Brasileiro da época imperial que combateu na Guerra do Paraguai. Foi conselheiro de guerra do Império Brasileiro e ministro do Superior Tribunal Militar.

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

Os seguintes pontos de interesse situam-se nas redondezas da Praça Marechal Âncora:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Prefeitura do Rio entrega nova orla da Praça XV até o Museu Histórico Nacional». Porto Maravilha. 29 de maio de 2016. Consultado em 8 de abril de 2017 
  2. «O novo Ancoramar». Restaurante Ancoramar. Consultado em 8 de abril de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Largo da Misericórdia
Largos e Praças da
Orla Conde

Sucedido por
-