Praça Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praça Portugal

Este artigo se refere à Praça Portugal de Fortaleza; para informação sobre a Praça de mesmo nome em Brasília, veja Praça Portugal (Brasília).

Praça Portugal é uma praça de Fortaleza que fica no bairro Aldeota tendo sido criada em 1947, de autoria da arquiteta e paisagista Maria Clara Nogueira Paes, sendo a mesma foi inaugurada definitivamente em 1968 e passando por várias reformas. A praça tem formato circular e fica no meio do cruzamento das avenidas Dom Luís e Desembargador Moreira. Ao seu redor existem muitas lojas em shoppings "open mall" e o shopping Aldeota. Durante o final de ano é montada uma árvore de natal gigante.

A Praça Portugal foi considerada um dos melhores projetos de praça do Brasil, tendo sido publicação destaque no Quadro do Paisagismo no Brasil/ Edição Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP.

Entre os anos de 1999 e 2000 a praça ganha vida nova com a presença marcante de jovens apreciadores e fans da cultura japonesa (anime, mangá, j-music e outros) tornando a praça o recanto dos otakus.

Em 2014 surge um projeto da Prefeitura Municipal de Fortaleza para a substituição da praça por 4 outras que ficariam nas pontas do quadrilátero que compreende o espaço, ao invés de no centro como é hoje. A parte central, por sua vez, daria lugar a um cruzamento semafórico.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma praça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.