Praça TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A maioria dos telejornais locais da Rede Globo segue este padrão de cenário. Na foto, o antigo estúdio da RBS TV Bagé.

Praça TV é um espaço da programação da emissora brasileira Globo reservado ao telejornalismo local de suas emissoras próprias e afiliadas desde 3 de janeiro de 1983, geralmente das 12h00 às 12h50min (1ª edição) e das 19h10 às 19h30min (2ª edição). O padrão jornalístico substituiu a edição local do Jornal Hoje e o Jornal das Sete, que eram os antigos padrões jornalísticos da Rede Globo para as afiliadas desde a década de 1970.

O Praça TV chegou a ter uma terceira edição entre 1985 e 1989, que apresentava um resumo das notícias dadas ao longo do dia além de fatos ocorridos após a segunda edição, e que era apresentada logo após o Jornal da Globo. Atualmente, algumas afiliadas da Globo no interior de São Paulo e do Rio Grande do Norte levam ao ar uma versão resumida e previamente gravada do Praça TV com 10 minutos de duração, sempre após as séries exibidas depois do Programa do Jô.

O sinal da Globo nas parabólicas exibe, no lugar da 1ª edição, o Festival de Desenhos, e no lugar da 2ª edição, o Brasil TV, apresentado por Sidney Rezende. O mesmo também acontece na distribuição do sinal pela TV Globo Internacional. No Japão, a IPCTV usou até 5 de setembro de 2009 a faixa Praça TV para exibir o Jornal IPC. A partir de 7 de setembro do mesmo ano, a emissora passou a transmitir o telejornal JPTV, seguindo o mesmo padrão das emissoras próprias da rede brasileira.[1]

Com a estreia do programa apresentado por Fátima Bernardes, Encontro com Fátima Bernardes algumas praças se igualaram as demais transmitindo todas ao meio dia.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]