Praça Varnhagen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

A Praça Varnhagen (cujo nome é conhecido também na grafia popular "Vanhargem") é um logradouro situado no bairro da Tijuca, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Constitui-se no principal polo gastronômico do bairro.

Francisco Adolfo de Varnhagen[editar | editar código-fonte]

O nome da praça é uma homenagem ao militar, diplomata e historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen que foi autor do livro História Geral do Brasil e patrono da Academia Brasileira de Letras.

Praça dos passarinhos[editar | editar código-fonte]

Na década de 1990, a Praça Varnhagen era popularmente conhecida como a praça dos passarinhos. Devido ao grande comércio de aves existente na região. Entretanto o comércio de aves na praça que ocorria regularmente durante os finais de semana foi extinto.

Polo gastronômico[editar | editar código-fonte]

A partir dos anos 2000 o entorno da praça se solidificou como um grande polo gastronômico da Tijuca.

Reservatório de águas pluviais[editar | editar código-fonte]

Em seu subsolo foi construido um reservatório para a contenção das aguas das chuvas com o objetivo da evitar o alagamento da região.

Referências

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=5682346 http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=6174422 http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/03/piscinoes-construidos-pela-prefeitura-do-rio-nao-evitam-alagamentos.html http://oglobo.globo.com/rio/apos-dois-anos-de-atraso-piscinao-da-praca-varnhagen-inaugurado-19490254