Praça da Apoteose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Praça da Apoteose
Apoteose do Tiro com Arco.jpg
Apresentação
Tipo
Instalação (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Arquiteto
Localização
Endereço
Coordenadas

A Praça da Apoteose é um logradouro do bairro Cidade Nova, no Rio de Janeiro, no Brasil.[1] É utilizada para desfiles de carnaval e shows diversos.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Apoteose" vem do grego apothéosis, através do latim apotheose. Significa "glorificação", "endeusamento", "cena final gloriosa".[2] A intenção original do arquiteto Oscar Niemeyer era que as escolas de samba, no final do seu desfile, quando já estivessem na praça da Apoteose, tivessem a possibilidade de inovar, de fazer novas coreografias, aproveitando-se do espaço mais amplo da praça.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Foi projetada por Oscar Niemeyer em 1983, durante o governo Leonel Brizola. Construída totalmente com materiais pré-fabricados, demorou apenas 4 meses para ser terminada. Faz parte do complexo do Sambódromo da Marquês de Sapucaí como uma praça onde passam os carros alegóricos. Essa construção tem uma dupla função: além de servir para desfiles, apuração dos resultados dos desfiles das escolas de samba e shows diversos, durante o ano é usado como escola, que funciona nos camarotes. Além disso, ela abriga um pequeno museu do samba, com entrada pela rua Frei Caneca.[4]

Entre outros artistas internacionais, já passaram por lá: Jimmy Page & Robert Plant, A-ha, Aerosmith, Avril Lavigne, Bon Jovi, Britney Spears, Skid Row, Kiss, The Rolling Stones, Roger Waters (Pink Floyd), Hillsong, Pearl Jam, Roxette, Santana, Jack Johnson, Nirvana, Black Sabbath, Alice in Chains, Iron Maiden, Megadeth, Radiohead, Elton John, Coldplay, Eric Clapton, Jonas Brothers, Guns N' Roses, Rush, The Black Eyed Peas, Bruno Mars, Katy Perry, Red Hot Chili Peppers, Janet Jackson, Whitney Houston,Whitecross e Justin Bieber.

Entre os artistas brasileiros que se apresentaram no local, temos Cristina Mel, Daniela Mercury, Diante do Trono, Gilberto Gil, Raimundos, Xuxa, Kelly Key, sendo este o local utilizado para o evento voltado para o público infantil chamado "A Chegada do Papai Noel". Em 2007, mais precisamente em 7 de Julho, houve a gravação do 10° álbum da banda gospel Diante do Trono onde foram registrados mais de 100 mil pessoas lotando toda área e arquibancadas da apoteose.

Referências

  1. Archive.is. Disponível em https://archive.is/20120927201933/http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/arquivos/1721_breve%20relato%20sobre%20a%20forma%C3%A7%C3%A3o%20das%20divis%C3%B5es%20administrativas%20na%20cidade%20do%20rio%20de%20janeiro.PDF. Acesso em 26 de dezembro de 2015.
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 147.
  3. Fundação Oscar Niemeyer. Disponível em http://www.niemeyer.org.br/obra/pro187. Acesso em 26 de dezembro de 2015.
  4. Rio Services Carnival. Disponível em http://www.rio-carnival.net/carnaval/sambodromo-rio-de-janeiro/rio-sambodromo.php Arquivado em 24 de abril de 2016, no Wayback Machine.. Acesso em 26 de dezembro de 2015.
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Arquitetura ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.