Praça do Carmo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde junho de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

Praça do Carmo é uma praça que se localiza no bairro da Penha Circular, subúrbio da cidade do Rio de Janeiro. Fica no entroncamento da Avenida Brás de Pina com Avenida Vicente de Carvalho, tendo o corredor de BRT do Rio de Janeiro TransCarioca integrando as duas. A praça é de suma importancia para os moradores da Penha Circular (bairro em que é localizado), Brás de Pina, Vila Kosmos e Vila da Penha devido seus estabelecimentos comerciais. Na Praça do Carmo se encontra lojas diversas, bares, lanchonetes, uma filial da Drogarias Pacheco e do supermercado Extra. Além dos bancos Itaú (duas filiais), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Santander. Em suas proximidades possui uma filial da Igreja Universal do Reino de Deus, uma Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e a tradicional Paróquia Jesus Sacramentado. Próximo a praça se encontrava a antiga casa de shows Olimpo que, mesmo após o seu fechamento continua sendo citada como ponto de referência em diversas placas de transito pelo Rio de Janeiro.

Estação Praça do Carmo

Com a Estação Praça do Carmo do BRT TransCarioca, seus frequentadores possuem fácil acesso a bairros como Madureira, Penha, Barra da Tijuca e ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão.

Penha Circular x Vila da Penha

Embora a praça se localiza em toda sua extensão na Penha Circular, erroneamente muitos tratam como pertencente ao bairro vizinho Vila da Penha, mesmo existindo uma distancia considerável entre a praça e o bairro. Também é considerada erroneamente como um bairro.