Pradarias canadenses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pradarias canadianas)
Pradarias canadenses

Canadian Prairies (inglês)
Prairies canadiennes (francês)

  Região do Canadá  
Fazenda nas pradaria, em Hartney, Manitoba
Fazenda nas pradaria, em Hartney, Manitoba
Fazenda nas pradaria, em Hartney, Manitoba
Localização
Localização da região das pradarias
Localização da região das pradarias
Localização da região das pradarias
Província  Alberta
 Saskatchewan
 Manitoba
Administração
Maior cidade Calgary, Alberta
Características geográficas
Área total 1,780,650 km²
População total 6,874,556 hab.
Densidade 3,9 hab./km²
Fuso horário UTC−7 e UTC−6
Horário de verão UTC−6 e UTC−5
Indicadores
IDH 0,919 muito alto
PIB C$ 471,7 bilhões
PIB per capita C$ 68.600
Outras informações
Língua oficial Inglês[1]
Membros do Parlamento 62 de 338
Membros do Senado 18 de 105

As pradarias canadenses são uma região no Oeste do Canadá, que pode corresponder a várias definições diferentes, naturais ou políticas. A região compreende a porção canadense das Grandes Planícies, e notavelmente, as Províncias das Pradarias ou simplesmente As Pradarias, que compreendem as províncias de Alberta, Saskatchewan e Manitoba, pois são parcialmente cobertas por pradarias (pastagens), principalmente nas regiões do sul de cada província. Em um sentido mais restrito, o termo também pode se referir apenas às áreas daquelas províncias cobertas por pradarias, suas porções da região fisiográfica conhecida como as Planícies Interiores. A pradaria também cobre partes do nordeste da Colúmbia Britânica, embora essa província não seja tipicamente incluída na região em um sentido político.

As pradarias no Canadá são um bioma de pastagens e matagais de clima temperado, dentro da ecorregião das pradarias canadenses, e consistem de pastagens mistas no norte de Alberta, Saskatchewan e sul de Manitoba, pastagens curtas no sudeste de Alberta e no sudoeste de Saskatchewan, pastagens altas no norte no sul de Manitoba, e no parque de Aspen, que cobre o centro de Alberta, o centro de Saskatchewan e o sul de Manitoba.[2] A Pradaria começa ao norte de Edmonton, abrange as três províncias em uma linha inclinada para o sul a leste da fronteira entre Manitoba e Minnesota.[3] Alberta tem a maioria das terras classificadas como pradaria, enquanto Manitoba tem a menor, já que a Floresta Boreal começa em uma latitude mais baixa em Manitoba do que em Alberta.

Referências

  1. «The Legal Context of Canada's Official Languages». University of Ottawa. Consultado em 7 de outubro de 2016. Arquivado do original em 21 de dezembro de 2016  (em inglês)
  2. «Prairies Ecozone». Ecological Framework of Canada. Government of Canada. Consultado em 23 de maio de 2016. Cópia arquivada em 2 de junho de 2016 
  3. «Wide open spaces, but for how long?». The Royal Canadian Geographical Society. The Royal Canadian Geographical Society. 16 de outubro de 2014. Consultado em 23 de maio de 2016. Cópia arquivada em 3 de abril de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.