Praia da Feiticeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista sul da Praia da Feiticeira.

Feiticeira é uma das praias mais famosas da cidade brasileira de Ilhabela. Localiza-se a 5 km da balsa, e 11,5 km da Vila de Ilhabela na direção sul, ficando entre a praia do Portinho e a praia do Julião. Para chegar a praia deve-se caminhar cerca de 200 m da estrada principal.

A praia tem 250 metros de densas areias em formato de tombo. Duas cachoeiras que desaguam entre a praia e a costeira ao sul.

Antigamente abrigava um engenho, onde hoje é a Fazenda São Matias. Seu casarão tem estilo colonial, e ocupa toda a ponta esquerda da praia. Os banhistas têm acesso a praia passando pelo casarão e por uma cachoeira artificial que foi construída por antigos donos da fazenda. Ela deságua diretamente na praia. A outra ponta da praia abriga um luxuoso condomínio.

Lenda[editar | editar código-fonte]

Conta uma lenda que após 1850, com a proibição do tráfico de escravos para o Brasil os piratas utilizavam a ilha como ponto preferido de entrada de escravos ilegais no Brasil. Uma antiga proprietária da fazenda aproveitou da situação para fazer negócios com os piratas e os comandantes de navios negreiros, gerando muitos lucros e tornando-se assim muito rica.

Depois de velha, com medo de ser roubada, teria enterrado um tesouro com a ajuda de seus escravos em um lugar conhecido por Tocas.

Para evitar que o tesouro fosse encontrado, teria matado todos os que estavam com ela. Após isso, teria enlouquecido e desaparecido.

Era chamada de Feiticeira pelos pescadores locais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.