Praia da Pituba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Praia da Pituba (Salvador))
Ir para: navegação, pesquisa
Praia da Pituba
Mapa de Praia da Pituba
Localização Bandeira de Salvador.svg Salvador (BA),
 Brasil
Tipo de praia oceânica
Banhada por Oceano Atlântico
Mapa de localização
Mapa de localização.
Lista de praias de Salvador

A Praia da Pituba está situada no bairro da Pituba, no município de Salvador, no estado da Bahia, no Brasil. É a praia seguinte à Praia de Amaralina.

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Pituba" é oriundo do termo tupi pitu'a[1]. Segundo o Dicionário Aurélio, "pituba" significa "pessoa covarde" ou "ladrão de cavalos"[1].

Descrição[editar | editar código-fonte]

Esta praia inicia junto ao "Quiosque das Baianas", onde se encontram muitas vendedoras de acarajé (conhecidas como baianas de acarajé) e vendedores de água de coco, indo até onde se encontrava o Clube Português, fazendo limite com a Praia do Jardim dos Namorados.

A praia se encontra a cerca de dez quilômetros do Centro, sendo banhada pelo Oceano Atlântico.

Parte da praia é perigosa e de grandes ondas, sendo que a parte central, onde se encontram embarcações de pescadores e algumas barracas, é a região mais apropriada para banhos, assim como a parte de praia que fica nas imediações do antigo Clube Português.

O bairro onde se encontra esta praia é dos mais populosos e com melhor infraestrutura da cidade do Salvador, possuindo muitos bares e restaurantes em suas ruas paralelas à praia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 342.