Praia da Redinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praia da Redinha
Praia da Redinha.jpg

Vista da Redinha a partir da Ponte Newton Navarro.

Localização
Coordenadas
Endereço
Descrição
Tipo de praia
oceânica
Banhada por
Funcionamento
Acesso público
terrestre

A Praia da Redinha está localizada no bairro homônimo, na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Por ser a única praia da Zona Norte da cidade, a Redinha atualmente é mais frequentada pelos moradores da região que procuram um pouco de distração nos fins de semana. Ela é famosa por possuir casas e bares simples e rústicos, bons peixes, e a famosa ginga com tapioca (iguaria local).

É também a última praia do litoral urbano e é nela que está localizada a Ponte Newton Navarro, que atravessa o Rio Potenji e liga o bairro da Redinha ao bairro de Santos Reis (Zona Leste, onde se encontra o Forte dos Reis Magos e a Praia do Forte) e leva para as outras praias da capital e do Litoral Sul seguindo pela Via Costeira.

Após a construção da nova ponte, uma parte da Redinha foi revitalizada, a área compreendida entre o Mercado Público da Redinha e a Igreja de Pedra passou a se chamar Largo João Alfredo. Um detalhe curioso, é que a Redinha possui duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes, a de pedra e a mais antiga.Além das duas igrejas católicas, eco te também mais de uma dezena de igrejas evangélicas, sendo as maiores da IEADERN e Universal.

Administrativamente, a praia da Redinha é divida em duas praias. Redinha Velha pertence à capital, enquanto que Redinha Nova pertence ao município limítrofe de Extremoz.Observação: Não existe o bairro Redinha velha, o bairro de chama Redinha, após o município de Extremoz denominar a parte litorânea, que lhe pertence, de Redinha Nova, a população passou a chamar a Redinha de Redinha velha. Outrossim, o crescimento do bairro Redinha veio de forma lenta e sem recursos do governo, gerando inicialmente uma favela denominada África, mas houve melhorias e hoje o que chamavam de África é parte do bairro, podemos desprezar este nome pejorativo, que foi dado devido a pobreza e a cor da pele negra de parte dos residentes.

A Praia da Redinha é um dos sete pontos da "Área Especial de Interesse Turístico" do litoral, por isso, a praia é vigiada 24 horas por dia por algumas das 23 câmeras instaladas ao longo do litoral de Natal.[1]

Galeria[editar | editar código-fonte]

SEQUÊNCIA DE PRAIAS
Oceano Atlântico
precedida por:
Praia de Santa Rita

(Extremoz)
 Rio Grande do Norte

Praia da Redinha

(Natal/Extremoz)
 Rio Grande do Norte

sucedida por:
Praia do Forte

(Natal)
 Rio Grande do Norte

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Rio Grande do Norte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.