Praia de Amaralina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia de Amaralina
O mar da Praia da Amaralina.
Mapa de Praia de Amaralina
Localização Bandeira de Salvador.svg Salvador (BA),
 Brasil
Tipo de praia oceânica
Banhada por Oceano Atlântico
Acesso Avenida Otávio Mangabeira
Mapa de localização
Mapa de localização.
Lista de praias de Salvador

A praia de Amaralina está situada no bairro da Amaralina, na capital do estado brasileiro da Bahia, sendo a praia deste bairro que segue a Praia do Praia do Rio Vermelho.

Esta praia inicia após o Quartel de Amaralina, que possui uma pequena praia privada, e vai até junto ao Quiosque das Baianas, onde se encontram muitas vendedoras de acarajé, conhecidas como Baianas de Acarajé e vendedores de água de coco.

Em determinadas épocas do ano, a praia reveste-se de um tapete de algas o que faz com que o cheiro do azeite de dendê (onde são fritados os acarajés) e das algas deixem esta parte da orla com um odor característico.

O Sol na Praia da Amaralina.

A praia se encontra a cerca de nove quilômetros do centro, banhada pelo Oceano Atlântico.

Parte da praia é perigosa e de grandes ondas, sendo que a parte mais perto do Quiosque das Baianas é mais apropriada para banhos, ficando o restante da praia dedicada aos jogos de futebol e a prática do surfe.

A partir de 2005, a praia de Amaralina recebeu uma revitalização na orla, através de obras, do Governo do Estado e da Prefeitura. Foram implantadas melhorias na iluminação para práticas de esportes durante à noite, no calçadão da praia para caminhadas e uma revitalização da Praça de Amaralina e na Praça das Baianas.

Ver também[editar | editar código-fonte]