Praia da Boa Viagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a praia homônima em Pernambuco, veja Praia de Boa Viagem. Para outros significados, veja Boa Viagem.
Praia da Boa Viagem
Localização Bandeira de Salvador.svg Salvador (BA),
 Brasil
Tipo de praia oceânica
Banhada por Baía de Todos os Santos
Mapa de localização
Mapa de localização.
Lista de praias da Bahia

A Praia da Boa Viagem é uma praia brasileira, localizada no bairro bairro homônimo em Salvador, a cerca de doze quilômetros ao sul do centro.[1] Nela encontra-se a Igreja da Boa Viagem construída durante o século XVIII.[2] A praia era local de desembarque de mercadorias.[1] É famosa principalmente por ser o ponto de chegada da Procissão Marítima do Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no primeiro dia do ano.[2] O mar apresenta águas calmas e com poucas e fracas ondas,[2] bem propício para a prática de esportes náuticos. As areias são douradas e, apesar de estreitas, abrigam barracas que servem petiscos típicos. O local é muito procurado pelos que gostam de admirar a bela vista da cidade e da Baía de Todos os Santos[2] e também pela diversidade de mariscos encontrados nos bares e restaurantes locais.[carece de fontes?]

Devido ao maremoto de 1755, documentos contam que as águas se elevaram em três metros de altura.[3]

Referências

  1. a b Praia da Boa Viagem
  2. a b c d Barreto, Iuri (31 de out de 2015). «Boa Viagem x Boa Viagem: Salvador ou Recife?». Guia do Soteropobretano. Consultado em 5 de Novembro de 2015. 
  3. Fantástico (16/10/2015). «Documentos revelam que tsunami teria atingido o Brasil há 260 anos». G1. Consultado em 20 de Outubro de 2015. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.