Praia de Dona Ana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praia de Dona Ana
Praia de Dona Ana
Localização Lagos, Portugal Portugal
Banhada por Oceano Atlântico
Faixa de areia sim
Acesso fácil
Praia de Dona Ana está localizado em: Portugal Continental
Praia de Dona Ana
Localização em Portugal Continental
Coordenadas 37° 5' 31" N 8° 40' 9" O

A praia de Dona Ana é uma praia em Lagos, Algarve, Portugal, conhecida devido à grande beleza da paisagem.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Fica na zona conhecida por Costa D' Oiro, nome devido à cor amarela/dourada das rochas que envolvem esta praia e que é a maior de entre as várias praias de beleza única, protegidas do vento e de águas calmas e límpidas, localizadas entre o porto da cidade até ao farol da Ponta da Piedade. A proximidade de Lagos torna-a concorrida no verão. As rochas, no areal, proporcionam sombra aos visitantes. O mar é calmo e os banhistas costumam nadar até à base das falésias e das rochas pontiagudas que despontam da água.[1]

História

O nome da praia foi dado em homenagem à freira Ana, que vivia no convento das freiras de Lagos. Durante a 1ª Guerra Mundial, os soldados invadiram o convento e assassinaram todas as freiras, à exceção de D.Ana, que tinha acesso a um túnel entre o convento e a praia. D.Ana fugiu pelo túnel e foi a única que sobreviveu.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2013 a praia de Dona Ana foi considerada pela revista espanhola Condé Nast Traveller a melhor praia do mundo e “a mais bonita de Portugal”, onde se considera que brilha pela “cor turquesa das suas águas que sobressai entre as escarpas naturais”[2].

Em fevereiro de 2015 a praia de Dona Ana foi eleita a Melhor Praia Portuguesa pelo TripAdvisor.[3]

Referências

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Praia de Dona Ana
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.