Manaíra (praia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Praia de Manaíra)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praia de Manaíra
Praia de Manaíra, João Pessoa, estado da Paraíba.jpg

Vista da praia de Manaíra

Localização
Endereço
Descrição
Tipo de praia
Quadra de Manaíra de frente para o mar.

Manaíra é uma praia brasileira localizada em João Pessoa, estado da Paraíba. Praia totalmente urbana no bairro do mesmo nome, limita-se a sul com praia de Tambaú, através do píer de Tambaú ou do final da Avenida Senador Rui Carneiro, ao norte com a praia de Jardim Oceania (Bessa), no final da Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra).

Características[editar | editar código-fonte]

Apresenta ondas fracas por conter a alguns metros mar adentro recifes. Em virtude de suas águas claras no verão, é indicada a banhistas mais durante as marés baixas.

A praia tem uma estreita faixa de areia na divisa das praias de Manaíra e Tambaú, enquanto que em direção à praia de Jardim Oceania (Bessa) vai se alargando até o seu final.[1]

Reurbanização[editar | editar código-fonte]

Existiam vários quiosques comerciais ao longo do calçadão da orla (Avenida João Mauricio) anteriormente, os quais foram retirados, restando somente alguns no largo da gameleira.


Atualmente o calçadão da orla está passando por uma revitalização, com a retirada total dos pisos antigos, que já estavam bem deteriorados pelo tempo. Além disso, a prefeitura está recuperando bancos, fazendo a troca de postes com uma nova iluminação ornamental e alguns melhoramento na parte do jardim, sendo ainda prevista uma ciclovia.[2]

A praia conta ainda com restaurantes, hotéis, pousadas e uma galeria chamada «Center Gameleira», assim como o Mag Shopping. Na quadra de Manaíra pode-se praticar esportes.

No bairro de Manaíra, a 800 metros do mar, localiza-se ainda o Manaíra Shopping. Construído em 1989, detém uma área de 23.843 m².

SEQUÊNCIA DE PRAIAS
Oceano Atlântico
precedida por:

Praia do Bessa (João Pessoa)

Praia de Manaíra

(João Pessoa)

sucedida por:

Praia de Tambaú (João Pessoa)

Notas

[3] As linhas 510 e 513, partem do centro atravessando todos os bairros de Tambaú, Manaíra, Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube. A diferença é o percurso.

As linhas 510, 521 e 600 vão até o residencial Val Paraíso e as linhas 513, 601 e 603, têm seu terminal na Integração do Bessa, assim como as linhas intermunicipais 5103 e 5104 (Jacaré / Intermares / Praia do Poço)

As linhas 5600, 5603 e 5605 são linhas circulares que ligam o bairro de Mangabeira ao bairro de Manaíra, sobretudo para o Manaíra Shopping. Cada uma possui um itinerário diferente.

A 5600 tem seu terminal no Mangabeira IV, trafegando na Josefa Taveira, a 5603 trafega via Hilton Souto Maior até a Secretaria de Segurança, a 5605 trafega na avenida Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha ''Mangabeira por dentro'', e no bairro José Américo, universidades Unipê e UFPB.

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]