Manaíra (praia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Praia de Manaíra)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praia de Manaíra
João-Pessoa-Praia-Manaíra-Bessa.jpg

Vista da praia de Manaíra (ao fundo o pontal do Bessa, lime setentrional da enseada ou reentrância costeira)

Localização
Endereço
Descrição
Tipo de praia
Praia de Manaira(Tambaú, ao fundo).

Manaíra é uma praia brasileira localizada em João Pessoa, estado da Paraíba. Praia totalmente urbana no bairro do mesmo nome, limita-se a sul com praia de Tambaú, através do píer de Tambaú ou do final da Avenida Senador Rui Carneiro, ao norte com a praia de Jardim Oceania (Bessa), no final da Avenida Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra).

Características[editar | editar código-fonte]

Apresenta ondas fracas por conter a alguns metros mar adentro recifes. Em virtude de suas águas claras no verão, é indicada a banhistas mais durante as marés baixas.

A praia tem uma estreita faixa de areia na divisa das praias de Manaíra e Tambaú, enquanto que em direção à praia de Jardim Oceania (Bessa) vai se alargando até o seu final.[1]

Reurbanização[editar | editar código-fonte]

Existiam vários quiosques comerciais ao longo do calçadão da orla (Avenida João Mauricio) anteriormente, os quais foram retirados, restando somente alguns no largo da gameleira.

Quadra de Manaíra de frente para o mar.

Atualmente o calçadão da orla está passando por uma revitalização, com a retirada total dos pisos antigos, que já estavam bem deteriorados pelo tempo. Além disso, a prefeitura está recuperando bancos, fazendo a troca de postes com uma nova iluminação ornamental e alguns melhoramento na parte do jardim, sendo ainda prevista uma ciclovia.[2]

A praia conta ainda com restaurantes, hotéis, pousadas e uma galeria chamada «Center Gameleira», assim como o Mag Shopping. Na quadra de Manaíra pode-se praticar esportes.

No bairro de Manaíra, a 800 metros do mar, localiza-se ainda o Manaíra Shopping. Construído em 1989, detém uma área de 23.843 m².

SEQUÊNCIA DE PRAIAS
Oceano Atlântico
precedida por:

Praia do Bessa (João Pessoa)

Praia de Manaíra

(João Pessoa)

sucedida por:

Praia de Tambaú (João Pessoa)

Notas

[3] As linhas 510 e 513, partem do centro atravessando todos os bairros de Tambaú, Manaíra, Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube. A diferença é o percurso.

As linhas 510, 521 e 600 vão até o residencial Val Paraíso e as linhas 513, 601 e 603, têm seu terminal na Integração do Bessa, assim como as linhas intermunicipais 5103 e 5104 (Jacaré / Intermares / Praia do Poço)

As linhas 5600, 5603 e 5605 são linhas circulares que ligam o bairro de Mangabeira ao bairro de Manaíra, sobretudo para o Manaíra Shopping. Cada uma possui um itinerário diferente.

A 5600 tem seu terminal no Mangabeira IV, trafegando na Josefa Taveira, a 5603 trafega via Hilton Souto Maior até a Secretaria de Segurança, a 5605 trafega na avenida Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha ''Mangabeira por dentro'', e no bairro José Américo, universidades Unipê e UFPB.

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]