Praia de Mariscal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia de Mariscal.
Praia de Mariscal
Localização Bombinhas
Tipo de praia oceânica
Banhada por Oceano Atlântico

Praia de Mariscal é uma praia e bairro do município de Bombinhas, no estado de Santa Catarina, criado a partir de loteamento feito ao final da década de 1970.

O nome Mariscal surgiu em função da grande quantidade de mariscos em seus costões. A praia possui areias finas e claras, e possuiu cerca de cinco quilômetros de extensão, ficando na parte voltada ao mar aberto na península do Canto Grande. É procurada por quem procura mais sossego e pelos surfistas, devido as suas ondas muito favoráveis ao surfe, e suas águas límpidas e livres de poluição, pois o esgoto do bairro possui tratamento adequado. É uma das mais belas praias do litoral catarinense. O litoral catarinense possui belos restaurantes com um culinária exótica e original.

A Praia de Mariscal é um beach-break (bancada de areia) onde se formam ondas de dois a seis pés, favorecida por ondulações de leste ou sudeste, e possui um morro que a protege de ventos de quadrante norte/nordeste. No final da sua extensão se liga a praia de Canto Grande, onde vai diminuindo gradativamente o tamanho das ondas possibilitando diversas opções de bancadas para todos os níveis de surfistas. Possui ondas mais desafiadoras no próximas ao morro do Mariscal, com uma rebentação que varia de 50 metros a 100 metros para o outside, sendo influenciada pela maré e tamanho da ondulação. Não possui canal para ser levado ao outside, sendo assim precisa ficar furando diversas vezes as ondas até chegar no "pico".

A Praia de Mariscal também se destaca pela variedades de hotéis e pousadas, adequadas a todos os tipos de gosto, desde os mais refinados tendo hotéis renomados e até as pessoas que procuram algo mais roots, além de diversos campings na temporada de verão, possibilitando agradar a todos.

Possui diversas belezas naturais possibilitando banhos e caminhadas pelo fato de não ser poluída e ter uma água própria para banho, há vegetação de restinga preservada em boa parte da praia ,

No inverno e no outono é propícia para a prática da pesca de arremesso, sendo muitas as canoas à espera de um bom cardume de peixe.

Localização e acesso[editar | editar código-fonte]

Existem dois acessos. O primeiro é pelo centro de Bombinhas, seguindo a Avenida Vereador Manoel José dos Santos até a Rua Salmão, seguindo-se por esta até quase o seu final, quando se toma a direção ao morro do Mariscal pela segunda rua à direita. No topo do morro, a vista do Mariscal e do Canto Grande é exuberante. Existem vários mirantes para bater fotos e prestigiar este encanto da natureza. Outro acesso é pela Avenida Falcão, que liga a praia de Bombas a praia de Zimbros. Na terceira rotatória no bairro de Zimbros, basta seguir à esquerda, na Rua Maracujá, que em poucos quilômetros muda o nome para Avenida Girassol; dali, segue-se até a Rua Canela, que liga a bairro Canto Grande (Mar de Dentro) com a Praia de Mariscal.