Praia de Pau Amarelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pau Amarelo é um bairro do município de Paulista, Pernambuco. Trata-se, atualmente, de um bairro praieiro compreendido entre os bairros do Janga (ao Sul) e de Maria Farinha (ao Norte). É considerada uma praia urbana, com a presença de residências e casas de veraneio.

A área litorânea corresponde à uma faixa de mar ao longo da qual se estende a avenida Cláudio José Gueiros Leite (ou PE-01) ligada à Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante.

A Vila de Pau Amarelo[editar | editar código-fonte]

A vila que se tornou o bairro de Pau Amarelo foi criada por um projeto do Governo do Estado de Pernambuco para habitação em meados da década de 60. A área central da Vila se localiza no terminal de ônibus de Pau Amarelo, onde há uma praça principal, a Igreja Católica, quadra esportiva,escolas públicas e privadas e uma de comércios. A Vila dispõe de duas linhas de ônibus: Pau Amarelo com destino ao Recife e a linha Pau Amarelo Varadouro com destino ao município de Olinda. Atualmente há um número elevado de aposentados, profissionais liberais e estudantes e o número de estabelecimentos comerciais cresceu nas últimas décadas.

Paisagem e história[editar | editar código-fonte]

Plena de coqueiros e de mar revolto, próximo à praia do Janga e, paradoxalmente, calmo à medida que se aproxima a praia de Conceição, Pau Amarelo tem como atrativo turístico a formação de piscinas naturais em alto mar. Possui vários quiosques na orla e uma de suas atrações é o Forte de Pau Amarelo, construído em 1719. A praia foi cenário da invasão da Companhia das Índias Ocidentais, no século XVII e sua vizinha, a praia do Janga, assistiu à primeira batalha naval entre portugueses e holandeses, na foz do Rio Doce, que separa, atualmente, os municípios de Paulista e Olinda.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.