Praia de Santo Amaro de Oeiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Praia de Santo Amaro de Oeiras
Vista geral da Praia de Santo Amaro de Oeiras, com desembocadura da ribeira da Laje
Localização Oeiras,  Portugal
Banhada por Oceano Atlântico
Faixa de areia sim
Praia de Santo Amaro de Oeiras está localizado em: Portugal Continental
Praia de Santo Amaro de Oeiras
Localização em Portugal Continental
Coordenadas 38° 41' 6" N 9° 18' 42" O

Praia de Santo Amaro de Oeiras é uma praia situada na freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, em Oeiras, Grande Lisboa.

Localização[editar | editar código-fonte]

Encontra-se a aproximadamente 200m da Estação de Santo Amaro de Oeiras (Linha de Cascais) e junto à Estrada marginal. Integrada na Grande Lisboa, é a segunda praia balnear mais atlântica do Estuário de Tejo.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma praia urbana com águas de qualidade e próprias para banhos. É a segunda maior de Oeiras, com a particularidade de possuir iluminação noturna. No limite oriental da praia está o Forte de São João das Maias e no limite oeste a foz da Ribeira da Laje.

A segurança dos banhistas é assegurada por nadadores salvadores e por policiamento. A limpeza é assegurada pela Câmara Municipal de Oeiras. A praia tem disponível rede WI-FI gratuita. A proximidade com a Linha de Cascais torna esta praia bastante concorrida.

A praia é um bom lugar para a prática de surf. Também se disputam durante o verão no seu areal torneios de voleibol de praia e de futebol de praia.

Provavelmente, o melhor local em Portugal para observar o pilrito-escuro. Esta espécie frequenta sobretudo os rochedos, ao longo do Passeio Marítimo de Oeiras que passa em frente ao Forte de Santo Amaro do Areeiro e às instalações do Inatel. Esta zona é igualmente frequentada por rolas-do-mar e pilritos-das-praias.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Conta-se que no início do século XX, no advento dos banhos de mar era esta, para o Dr. Manuel de Arriaga (1.º Presidente da República Portuguesa), a principal praia onde se banhava.

Património[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Costa do Estoril www.avesdeportugal.info. Visitado em 2015-08-06.