Praia do Bonete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Bonete é uma das praias da cidade de Ilhabela. Localiza-se no sul da ilha, e para chegar até a praia, é preciso seguir uma trilha de 15 quilômetros de extensão partindo da Ponta de Sepituba. É uma caminhada que leva cerca de quatro horas, com paradas nas cachoeiras pelo caminho, como a cachoeira da Laje e a do Areado. No fim da caminhada é possível avistar a baía do Bonete e as praias de Enchovas e Indaiúba. Também pode ser acessada de barco.

Bonete é a praia mais larga da ilha, com mais de 600 metros de extensão. Sua orla é ladeada de árvores chapéu-de-sol, não havendo construções em toda sua orla, apenas um ranchinho de pau-a-pique. Onde vive uma comunidade caiçara de cerca de 100 famílias, que sobrevivem basicamente da pesca e do artesanato.

Em épocas festivas, finais de semana e temporadas de verão é possível, ter acesso também através de embarcações tipo canoa de um pau só e lanchas voadeiras, sendo mais uma forma de sustento para os moradores caiçaras as viagens nestas embarcações.

O acesso não é tão fácil, pode ser feito por mar a bordo das tradicionais canoas “boneteiras” ou lanchas de passeios – diversas agências de turismo oferecem roteiros para o local. Mas o jeito preferido de chegar ao Bonete é pela trilha de 12km pelo Parque Estadual de Ilhabela, que começa na Ponta da Sepituba, no extremo sul da ilha, onde termina a estrada de asfalto, e leva os aventureiros por uma caminhada de 3 a 6 horas até a praia. Por se tratar de uma trilha longa, é recomendável o acompanhamento de guias ou monitores ambientais.


Quer ter uma ideia de como é a trilha do Bonete? A gente mapeou tudinho pra vocês junto com o Google Street View. Dá uma olhada aqui nesse link e bom passeio.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.