Praia do Pina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Praia do Pina
(Praia do Sport)
Praia do Pina - Recife, Pernambuco, Brasil.jpg

Vista aérea da orla da praia no bairro do Pina, cidade do Recife, Pernambuco, Brasil.

Localização
Coordenadas
Endereço
Descrição
Tipo de praia
Banhada por

A Praia do Pina, também conhecida como Praia do Sport[1][2][3], é uma das duas praias da cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, Brasil. Está situada no bairro do Pina, zona sul da capital pernambucana.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A Praia do Pina é popular, tem uma considerável faixa de areia dourada e águas de temperatura agradável, muito frequentada pela população e turistas, principalmente, na alta temporada.

É, também, além de local para banho e descanso, um bom lugar para prática de esportes como o kitesurf.[4]

Está delimitada com a Praia de Boa Viagem ao sul e é, geralmente, local de comércio, diversão e atrações culturais.

A Praia do Sport é conhecida, também, pelo grande número de coqueiros que ficam próximos aos prédios residenciais e comerciais.

A Praia do Sport[editar | editar código-fonte]

Durante a preparação para o Campeonato Pernambucano dos anos de 1948 e 1949, o Sport Club do Recife passou a realizar testes físicos nas areias da praia, chamando a atenção de torcedores rubro-negros, rivais e curiosos que iam ao local, num fato considerado incomum para a época. Devido à atração da praia, a torcida rubro-negra e a população passaram, naturalmente, a chamá-la de Praia do Sport.

A praia teve forte ligação com o clube leonino, que conquistou, neste período, o Bicampeonato Pernambucano de Futebol de 1948 e 1949, tendo como presidentes destes dois anos João Elysio de Lauria Ramos, José de Andrade Médicis[5] e José Lourenço Meira de Vasconcelos.

Apesar da ligação histórica com a praia, hoje em dia, o Sport Club do Recife costuma treinar na vizinha Boa Viagem[6], assim como fazem o Clube Náutico Capibaribe e o Santa Cruz Futebol Clube.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências