Praia do Rio Vermelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Rio Vermelho, veja Rio Vermelho.
Praia do Rio Vermelho
Oferendas de milhares de fiéis à Iemanjá, na Praia do Rio Vermelho, na Festa de Iemanjá.
Mapa de Praia do Rio Vermelho
Localização Bandeira de Salvador.svg Salvador (BA),
 Brasil
Tipo de praia oceânica
Banhada por Oceano Atlântico
Rios Rio Vermelho
Mapa de localização
Mapa de localização.
Lista de praias da Bahia

A praia do Rio Vermelho está situada no bairro de Rio Vermelho, na capital do estado brasileiro da Bahia, sendo a praia deste bairro que segue a Praia de Ondina.

Esta praia inicia depois da Praia de Ondina, e tem sua vista encoberta por um morro ocupado por casa populares.

Ao final do morro aparece uma pequena enseada circundada por uma balaustrada semelhante a existente na Praia do Porto da Barra sendo que esta parte da praia fica alguns metros abaixo do nível do passeio que circunda a Avenida Otávio Mangabeira e conhecida como "buracão". Esta parte da praia é propícia ao banho e a prática do surfe a depender da maré.

Seguindo esta pequena enseada a praia contem grande região de pedras até antes da Casa do Peso e da nova Igreja de Santana. Nesta região forma nova enseada que serve de abrigo a barcos da colônia de pescadores. Embora esta região seja calma não é utilizada com frequência para o banho.

É nesta parte que acontece a festa de Iemanjá no dia 2 de fevereiro, data em que milhares de pessoas convergem para uma demonstração de , onde presentes são lançados ao mar ou por simples curiosidade de ver uma bonita festa.[1]

Após a igreja de Santana segue com região de pedras até a foz do Rio Lucaia onde se encontra um grande mercado com bares e restaurantes de comidas típicas populares muito frequentado, o Mercado do Peixe. Esta região não é proprícia ao banho.

A praia é banhada pelo Oceano Atlântico.

O Bairro onde se encontra esta praia tem como característica o grande número de bares e restaurantes, principalmente nas ruas próximos às praias, sendo considerado um bairro boêmio.[2]

Referências

  1. «Baianos e turistas fazem homenagem a Iemanjá». 29 d emarço de 2010. Consultado em 2 de junho de 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. «As praias de Salvador». Consultado em 2 de junho de 2013 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]