Praia do Santinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia do Santinho a partir do costão.

A praia do Santinho está situada no distrito de Ingleses do Rio Vermelho, norte da ilha de Santa Catarina, no municipio de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina.

O nome Praia do Santinho surgiu em mapas impressos a partir da década de 1970, por conta de uma imagem misteriosa, esculpida em uma pedra, que lembrava um santo. A Pedra do Santinho era um bloco de diabásio que continha uma imagem que foi venerada como santa, dando nome ao lugar. Situava-se no costão da Praia do Santinho

Distante quarenta quilômetros do centro da cidade a praia oferece um recanto tranquilo aos seus visitantes e moradores. Com seus dois quilômetros de extensão, de mar aberto e agitado, proporciona boas condições para a prática de esportes marítimos, como o surfe. Ao norte da praia do Santinho, após o costão, encontra-se a praia de Ingleses, e ao sul, a praia de Moçambique.

Delimitando a praia, os costões abrigam um interessante acervo de arte rupestre datada em torno de cinco mil anos, uma destas inscrições, a Pedra do Santinho foi a que deu o nome da praia, devido a sua caracterização. Relatos contam que pescadores faziam romarias e oferendas à imagem na década de 40.

Cultura local[editar | editar código-fonte]

Alguns dos principais aspectos culturais do local, são a manutenção da pesca artesanal, em destaque a pesca da tainha, realizada entre os meses de Maio e Julho, e, a prática da Farra do boi que apesar de ter sido proibida em todo território catarinense, ainda é cultivada.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma praia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.