Praça do Senado (Helsínquia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Praça do Senado
Senaatintori
Senatstorget
Praça do Senado (Helsínquia)
Vista da praça do Senado com o monumento a Alexandre II da Rússia de W.M. Runeberg frente à Catedral de Helsínquia.
País  Finlândia
Cidade Helsínquia
Tipo Parque urbano - praça
Coordenadas 60° 10' 10" N 24° 57' 9" E
Praça do Senado Senaatintori Senatstorget está localizado em: Finlândia
Praça do Senado
Senaatintori
Senatstorget
Localização na Finlândia

A praça do Senado (em finlandês: Senaatintori; em sueco: Senatstorget) é uma praça-esplanada e complexo arquitetónico na cidade de Helsínquia, na Finlândia[1]. Mostra parte da obra do arquiteto Carl Ludvig Engel, constituindo uma alegoria dos poderes político, religioso, científico e comercial no centro da capital finlandesa.

O Palácio do Conselho de Estado foi construído no lado oriental da praça em 1822. Este edifício serviu para albergar o Senado da Finlândia até 1907, quando o edifício do Eduskunta ficou concluído. O Edifício Central da Universidade de Helsínquia, no lado oposto da praça, foi construído em 1832.

A Catedral de Helsínquia foi construída no lado norte da praça, tendo sido o projeto arquitetónico de maior duração de Ludvig Engel, que trabalhou nesta construção de 1818 até à sua morte em 1840. A Catedral de Helsínquia (então chamada Igreja de S. Nicolau) domina a paisagem da praça do Senado, tendo sido terminada 12 anos após a morte de Engel, em 1852.

Presentemente a Praça do Senado é uma das principais atrações turísticas de Helsínquia. Vários acontecimentos ocorreram no local, desde concertos, exposições de arte e concursos de esculturas de gelo, ou competições de snowboarding.

Praça do Senado de Helsínquia, panorama

Referências

  1. «Helsinki.fi». Consultado em 3 de dezembro de 2015. Arquivado do original em 11 de agosto de 2010 
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Praça do Senado (Helsínquia)