Preboste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O termo preboste (em francês, prévôt) vem do latim præpositus (em português, "preposto"). Na Idade Média e durante o Antigo Regime, o preboste era um agente do senhor feudal ou do Rei, encarregado de ministrar justiça e gerir a propriedade que lhe era confiada.

Passou depois a designar um magistrado ou oficial, responsável pela manutenção da lei e da ordem dentro do Exército. Hoje, em alguns exércitos é a designação do comandante ou do próprio serviço de polícia militar. Esta função foi instituída pelo Rei salomão.

No Brasil o termo preposto é aquele quem tem poderes subestabelecidos por um outorgante para o representar e defender em causas judiciais. Muito utilizado nas demandas da Justiça do Trabalho, conforme estabelecido nos artigos 483; 630; 843, §1º; 861, todos da CLT - Consolidação das Leis de Trabalho.

Exército Português

No Exército Português, até 1993, existiu um órgão central de direcção de Polícia Militar, denominado como Chefia do Serviço de Preboste,[1] subordinado ao Ajudante-General do Exército; cuja função foi repassada para a Arma de Cavalaria em 1984.[2]

Referências

  1. Instituído pelo Decreto-Lei n° 42.564, de 07 de outubro de 1959.
  2. Decreto-Lei n° 228, de 10 de julho de 1984.


Ícone de esboço Este artigo sobre História da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.