Permanently protected template

Predefinição:Ns

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

   

Documentação da predefinição[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Descrição

A Predefinição:Ns insere uma contagem de espaços rígidos ou fixos ( ) como o número de parâmetros 1 (modelo: 3 espaços). A contagem é limitada a 0-83 espaços, onde 0 não produz nada. A intenção é dar um pequeno modelo de marcação para inserir rapidamente espaço extra, onde não se quer utilizar quebras de linha.

Uso

Uso:  3{{ns}}espaços{{ns}}aqui → 3   espaços   aqui

O efeito da contagem, como em "{{ns|30}}" é idêntico a imprimir 30 copias de " " no texto.

Na translação de texto para letras maiúsculas, o espaçamento e retido. Compare:

  • {{uc: Inicio{{ns|4}}fim }} → BEGIN    FIM
  • {{uc: Inicio{{espaço|4}}end }} → INICIO    FIM

Para troços mais largos que 83 espaços, depois instâncias múltiplas podem ser utilizadas, como "{{ns|80}}{{ns|10}}" para inserir 90 espaços rígidos.

Considerações de optimização

A Predefinição:Ns foi projetada para inserir rapidamente algumas ou numerosos espaços rígidos, onde não é desejado a quebra de palavras, como para títulos de tabela pad ou alinhar algumas entradas em colunas. Ele foi cronometrado para correr mais rápido do que 1530 x vezes por segundo (em dezembro de 2012). O número de espaços, de 0 a 83, não afeta a velocidade de formatação. Ele invoca wp: function parser {PadLeft:} repetir " " vários, ou dezenas, de vezes. Além disso, a profundidade de expansão foi mantido limitado, uma vez que apenas 5 níveis de profundidade, para permitir o uso em qualquer lugar, para gerar os espaços em quaisquer modelos complexos ou tabelas.

Além da contagem máxima de 83 espaços, a contagem do modelo chegando a 500 corta caracteres (limitada pela PadLeft), com "& #" no final. A contagem padrão, como os 3 espaços, foi escolhido porque o intervalo de 1-ou-2-espaços é geralmente codificada como simplesmente "  " e, portanto, três espaços é a primeira abertura a necessidade de marcação mais. O nome do modelo curto, "ns" evita intercalação de letras como "nsbp" para usuários en:dyslexic.

Ver também