Predefinição:PIE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

{{{1}}}

Documentação da predefinição[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Esta predefinição marca sequências de texto como sendo de conteúdo da língua proto-indo-europeia (PIE), uma linguagem reconstruída teorizada para ser a origem da família das línguas indo-europeias.

O texto PIE apresenta letras sobrescritas e vários acentos. As palavras reconstruídas apresentam um asterisco antes delas como uma marca convencional. Sentenças, frases e parágrafos reconstruídos não apresentam um asterisco no início.

Esta predefinição coloca texto em itálico automaticamente. Como o PIE não é português, de acordo com o livro de estilo, o texto PIE deve estar em itálico.

Exemplos[editar código-fonte]

A predefinição PIE pode ser usada para parágrafos e palavras singulares. Por exemplo:

''{{PIE|*wódr̥}}''

Resulta em:

*wódr̥

Uma frase de exemplo nesta predefinição é:

''{{PIE|rēḱs deiwos-kʷe}}''

Que resulta em:

rēḱs deiwos-kʷe

Esta predefinição pode causar problemas em sequências de texto mais longas; isso ocorre porque força o conteúdo da predefinição a não quebrar e, em vez disso, produzirá uma única sequência longa que se estende à direita da página.

Para usar esta predefinição para mais do que algumas palavras, adicione |wrap=normal para permitir que a predefinição quebre o texto como uma frase ou parágrafo normal.

Proto-linguagens pós-PIE[editar código-fonte]

Um número de proto-línguas, que não são reconstruídas, sucederam as PIEs. Isso significa que {{lang}} pode ser usada. Uma série de códigos de idioma ISO 639-2 para proto-linguagens pós-PIE são:

Uma lista mais ampla de códigos de idioma ISO 639-3 começando com "x", muitos dos quais são idiomas antigos e extintos, pode ser encontrada aqui (em inglês).

Dados da predefinição[editar código-fonte]

Este é o TemplateData para esta predefinição usado pelo TemplateWizard, pelo VisualEditor e por outras ferramentas.

TemplateData para PIE[editar código-fonte]

Sem descrição.

Parâmetros da predefinição[Editar dados da predefinição]

ParâmetroDescriçãoTipoEstado
11

sem descrição

Desconhecidoopcional
wrapwrap

sem descrição

Desconhecidoopcional

Ver também[editar código-fonte]