Predefinição:Void

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg Foi proposta a fusão desta predefinição com {{NULL}}. Se a fusão não for óbvia, por favor crie um espaço de discussão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Em marcações antigas é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e leve toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde janeiro de 2016)
Ícone de documentação Documentação da predefinição[ver] [editar] [histórico] [purgar]

Essa predefinição simplesmente insere uma cadeia de caracteres de tamanho zero na página. Se inserida em uma página qualquer, essa predefinição não tem qualquer efeito.

Embora sua função pareça inútil para usuários leigos, ela é utilizada na programação de predefinições avançadas.

Alternativas

Como o domínio principal não possui nome, também é possível usar o código {{ns:0}} para retornar uma cadeia de tamanho zero.

Exemplos de uso

Comentários temporários

Com o recurso preload= é possível especificar um esboço para a criação de uma página (como ocorre quando se insere um novo pedido em Wikipédia:Pedidos/Proteção). Nesse esboço, pode ser necessário inserir um comentário para o usuário, mas que não deve ser inserido na página quando ela for salva. Para tanto, basta utilizar:

{{subst:void| comentário qualquer }}

Com isso, o texto "comentário qualquer" desaparecerá quando a página for salva.

Teste de transclusão/substituição

Por vezes, pode ser necessário verificar se uma determinada predefinição está sendo transcluída ou substituída. Para fazer isso, utilize o código:

{{<includeonly>safesubst:</includeonly>#if:{{<includeonly>subst:</includeonly>void}}| texto se transcluída | texto se substituída }}

Neste caso, o "texto se transcluída" e o "texto se substituída" será exibido quando a página for transcluída ou substituída, respectivamente (note que o "subst:" e o "safesubst:" estão estratégicamente posicionados para que esse código funcione).

Ver também