Predefinição Discussão:A-Z

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Proponho a extensão desta predefinição. Após horas de pesquisa, cheguei ao que se segue:

Imagem
Alfabeto latino
  Aa Əə Bb Cc  
Dd Ðð Ee Ff ?? Ææ
Gg Ŋŋ Ȝȝ Ƣƣ Hh Ii
Jj Kk Ll Mm Nn
Oo Øø Pp Qq Rr Ss
Tt Þþ Ɔɔ Uu Vv
?? Ww Ƿƿ Xx Ƕƕ Yy
  Zz ?? Ɯɯ Œœ  

Mas fui desfeito por Vinícius Siqueira. Eis nossa discussão sôbre isto:

Caro senhor Siqueira, qual o erro? Acrescentei todas as extensões alfabéticas, na ordem alfabética correcta (passei horas pesquisando). Em diversas predefinições, esta enciclopédia é a melhor, (exemplo:Predefinição:Panteão Asteca), melhor até que a inglesa. Por que não nessa? O que o senhor tem contra o progresso da predefinição??? É o melhor para os artigos, e para esta "wiki".


Segundo o artigo Alfabeto latino, de fato existem os caracteres que você inseriu na predefinição. No entanto, creio que a função real daquela predefinição seja incluir, somente, as letras do alfabeto latino utilizadas em língua portuguesa. Obviamente que podemos discutir melhor assunto. Por favor, faça o seu cadastro na Wikipédia e volte a falar comigo. Boas contribuições! Vinicius Siqueira MSG 00h43min de 11 de outubro de 2009 (UTC)


Se é assim que o senhor pensa, retire Ke, Dáwio e Y da predefinição. Foram cortados em 1940!!! Olle Tram Martello (discussão) 00h49min de 11 de outubro de 2009 (UTC) (Postscriptum: Não fui o responsável pelo artigo da NBA, nem sei do que se trata – deve ter sido um engano).


O artigo Acordo Ortográfico de 1990, o qual está sendo implementado na Wikipédia e em toda a comunidade lusófona, prescreve:

Base I - Do alfabeto e dos nomes próprios estrangeiros e seus derivados: Descreve o alfabeto com a designação que usualmente é dada a cada letra, introduzindo a letra w e restaurando as letras k e y, que haviam sido proscritas do alfabeto português desde 1911 em Portugal e desde 1943 no Brasil. Mantêm-se, no entanto, as regras fixadas anteriormente que restringem o seu uso às abreviaturas, palavras de origem estrangeira ou seus derivados.

Portanto, tais letra (W, K e Y) voltam ao alfabeto. Vinicius Siqueira MSG 00h53min de 11 de outubro de 2009 (UTC)


TODAVIA o "ex" da questão é: Se nós podemos fazer melhor, por que nos contentarmos com pouco? "Orgulho de ser lusófono" – já ouviu falar nisso? Sejamos mais rápidos, mais fortes e mais altos que os outros!!! Melhores que a English Wikipedia, que tal? Não seria legal passarmos-na antes da próxima "olimpíada"? Antes da Londres 2012 e da Rio de Janeiro 2016? Olle Tram Martello (discussão) 00h49min de 11 de outubro de 2009 (UTC) (Postscriptum: Não fui o responsável pelo artigo da NBA, nem sei do que se trata – deve ter sido um engano).


Seja audaz! É o que nos recomenda a Wikipédia. Não posso impedi-lo. Recomendo, então, que inicie o tema na página de discussão da predefinição, ou que o insira na esplanada. Assim, outros usuários poderão opinar. Vinicius Siqueira MSG 01h23min de 11 de outubro de 2009 (UTC)

Quem quiser concordar ou discordar, favor escrever. o comentário precedente não foi assinado por Olle Tram Martello (discussão • contrib.)

Creio que seja preferível uma predefinição mais curta no topo do artigo como infobox, por isso sugiro que seja apenas colocado o alfabeto latino básico (que é o de maior interesse para grande parte daqueles que pesquisam na wikipedia). Mas é interessante que as versão extendida, com letras incomuns, também seja apresentadas. Por isso sugiro seguirmos um modelo semelhante ao utilizado em en:Latin alphabet, que são adicionados no rodapé dos artigos da en.wp. Giro720 msg 02h01min de 11 de outubro de 2009 (UTC)
Eu acredito que seja melhor manter o alfabeto básico, que atinge melhor o grande público da Wikipédia. No entanto, não me oponho à inclusão dos caracteres não utilizados na língua portuguesa da forma proposta pelo Giro. Vinicius Siqueira MSG 02h53min de 11 de outubro de 2009 (UTC)