Predefinição Discussão:Capitalismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O cifrão como logo desta Predefinição[editar código-fonte]

Eu achei inadequado o uso de um cifrão, símbolo de dinheiro, como logo da Predefinição:Capitalismo.

O sistema político-econômico atualmente em uso, o Liberalismo, que recebeu o nome de "capitalismo" por seus críticos socialistas e anarquistas, tem como princípio teórico a liberdade política e econômica individual, o mercado livre, a Bolsa de Valores, e não o dinheiro.

Propriedade privada e dinheiro sempre existiram em todas as épocas, na Roma Imperial existia dinheiro, na Babilônia existia dinheiro, Judas se vendeu e traiu Cristo por 30 dinheiros, ganância por dinheiro sempre existiu, não é uma característica exclusiva do modelo atual.

Por essas razões achei que o cifrão não representa o sistema atual, achei que o pregão da Bolsa de Valores, que representa o mercado livre, seria um símbolo mais adequado, e mudei o símbolo as 18h22min de 25 de agosto de 2010.

Dois minutos depois (18h24min de 25 de agosto de 2010) de eu ter efetuado a mudança o usuário Heitor C. Jorge (vide Histórico) reverteu a minha mudança e voltou o símbolo de cifrão.

Em seguida fui até a página de discussão dele e perguntei a ele quais são os motivos dele para querer manter o cifrão como símbolo ?

Fiz também as minhas justificativas para a mudança, da forma que expus aqui, até o momento não recebi resposta do usuário Heitor C. Jorge.

--Arnaldo Arnolde (discussão) 15h 24 min de 26 de Agosto de 2010 (UTC)


Repeti a pergunta ao Heitor ontem (dia 26), até o momento não recebi resposta.

--Arnaldo Arnolde (discussão) 0h 40 min de 27 de Agosto de 2010 (UTC)


Como até o momento não obtive uma resposta do Heitor que justifique a manutenção do cifrão como logo, vou altera-lo novamente. Se acontecer reversão novamente, vou levar o assunto ao conhecimento da comunidade WIKI e aos administradores.

--Arnaldo Arnolde (discussão) 15h 24 min de 28 de Agosto de 2010 (UTC)

Não lhe respondi pois não tive tempo, visto que, ao contrário de você, me preocupo em ampliar e criar artigos ao invés de ficar numa discussão ridícula como essa. O cifrão pode ser um símbolo mais antigo que a própria ideia de "capitalismo", mas, com toda a certeza, é muito mais representativo que um painel de uma bolsa de valores qualquer. A versão anglófona da predefinição (versão essa que traduzi para cá) também usa um símbolo com cifrão. Esse símbolo está aqui desde que criei a predefinição e sua alteração só será aceita se tiver apoio de outro usuários nessa página de discussão, o que, até agora, não aconteceu. E por favor, não me venha com ameaças infantis como essa, sou um usuário mais experiente e você não tem nada contra mim para contar aos "temidos" administradores. Porém, se mesmo assim quiser me "delatar", vá em frente! Cumprimentos cordiais. Heitor diz aí! 15h36min de 27 de agosto de 2010 (UTC)[responder]


É estranho vc dizer que não teve tempo, uma vez que sua atuação para reverter a mudança que efetuei foi questão de minutos !

Pela sua imediata atuação nos dois eventos vc permanece online e monitorando o "teu" logo.

O símbolo pode estar aqui desde q vc criou, mas é um símbolo inadequado, é um símbolo preconceituoso, a intenção é incutir um preconceito nos leitores de artigos sobre capitalismo - o de que o capitalismo tem o dinheiro como princípio, o que não é verdade.

O sistema político-economico que existe nas nações mais desenvolvidas do mundo tem como princípio a liberdade política e econômica individual, o mercado livre e competitivo, e o crescimento econômico como lema.

Eu irei sim dar conhecimento aos administradores do que está acontecendo aqui, o artigo "Capitalismo" é visto por milhares de pessoas todos os dias... e não acho justo que um artigo da Wikipédia seja colocado aos leitores com preconceitos embutidos nele.

--Arnaldo Arnolde (discussão) 18h 35 min de 28 de Agosto de 2010 (UTC)

Não sei se você sabe, mas uma reversão leva muito menos tempo do que a produção de um texto de resposta. E sim, venho monitorando suas edições. Leve aos administradores meu caro, terei prazer em ver a resposta que você irá obter. De resto, suas palavras são tão absurdas que sequer vou me dar ao trabalho de lhe responder. Abraço. Heitor diz aí! 19h32min de 27 de agosto de 2010 (UTC)[responder]


É claro que não me referi ao tempo para fazer uma reversão !

Me referi ao tempo entre a mudança que eu efetuei e a tua reversão, minutos !

Vc não vai responder pq não tem resposta, a possível resposta que vc poderia dar colocaria a mostra o referido preconceito. Simples assim...

--Arnaldo Arnolde (discussão) 0h 40 min de 27 de Agosto de 2010 (UTC)


Fui chamado para intervir nesta discussão. Não trata-se de uma discussão fútil pois este tema é abordado inclusive na discussão da predefinição anglófona, mas a discussão aqui também não está gerando resultados práticos.

Não vejo uma resposta que seria unânime pois os movimentos do capitalismo nunca se preocuparam em eleger um símbolo. O logotipo atual pode ser criticado por não ser bem representativo, mas a sugestão também pode. A predefinição não cobre apenas artigos sobre liberalismo mas lista também artigos com temas dos primórdios, de seus pensadores, dos opositores e de vários movimentos. Uma foto da bolsa de valores também não seria representativa de todo este espectro.

Como todas as sugestões podem apresentar problemas neste sentido, avalio que o logotipo atual poderia ser mantido por ser visualmente mais adequado. Mas também lembro que outra opção seria não ter logotipos como muitas outras predefinições.

No mais, gostaria apenas de lembrar que não se deve fazer ataques pessoais nas discussões e que não devem-se defender opiniões mas sim buscar consenso. --FSogumo (discussão) 16h49min de 28 de agosto de 2010 (UTC)[responder]



Com respeito ao que o FSogumo disse:

A discussão não é fútil, é necessária, e não importa se já foi discutida em outro local, não resolveram, o problema continua exatamente aqui nesta Predefinição... é necessária pois trata-se (a Predefinição e seu símbolo) de informação para milhares de pessoas, muitas delas crianças em idade escolar, e que estão tendo uma informação não imparcial.

O sistema econômico atual, desde os primórdios (1776 com a obra de Adam Smith "A Riqueza das Nações"), tem o nome de Liberalismo, e não de capitalismo, capitalismo foi um termo posteriormente criado por pessoas que queriam acabar com a sociedade existente e implantar outra (a ditadura do proletariado ou o anarquismo).

Os pensadores dos primórdios e do presente que imaginaram o sistema de livre comércio jamais tiveram o "$" como símbolo, e como foi dito antes, jamais pensaram em símbolos, pq não estavam criando uma ideologia, estavam criando um sistema econômico.

Quem classificou o sistema "capitalista" como mau, como explorador, como "lucro por dinheiro" foram aqueles que o criticavam, e tinham a intenção de destrui-lo.

Ao colocarmos um "$" como símbolo do capitalismo estamos apoiando a opinião dos críticos e não estamos sendo justos, estamos tomando partido, e isso jamais deveria existir na Wikipédia, pois o artigo "Capitalismo" é lido por milhares de pessoas todos os dias e está sendo induzido nelas a opinião ideológica dos opositores do capitalismo.


Eu concordo com a opinião do FSogumo, a Predefinição não deveria ter símbolo.

Pois se a foto do pregão da Bolsa de Valores, a mais viva representação do mercado livre de capitais, não representa o capitalismo, então, nada representa.


Mas, gostaria de saber como ficamos ?

Vai permanecer o "$", vai ser colocado outro símbolo ou vamos deixar sem símbolo ?

--Arnaldo Arnolde (discussão) 21h 07 min de 28 de Agosto de 2010 (UTC)

  • Concordo com a remoção do logo da predefinição, pois se o painel da Bolsa de Valores, o principal mecanismo do mercado de capitais capitalista não serve como logo da predefinição, dificilmente acharemos um logo que represente corretamente o capitalismo, então, o mais adequado é que a predefinição não tenha logo. Arnaldo Arnolde(discussão) 18h 30 min de 30 de Agosto de 2010 (UTC)

Bolsa de valores x cifrão[editar código-fonte]

@Chronus: O simbolo de dinheiro me parece mais amplo e correto para o capitalismo, por motivos óbvios. No entanto, a foto da bolsa de valores além de ser só de uma parte do capitalismo, não é auto explicativa (dois homens sentados na frente de monitores pode ser muita coisa). Além do meu argumento já citado no resumo de edição, de que empresas de capital fechado não são diretamente influenciadas pela bolsa, por que você acha mesmo que é melhor a foto da bolsa de valores? Por favor, apresente-me um argumento que me faça mudar de ideia, é melhor do que essa guerra de rev. - JACKGBA 16h04min de 2 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Concordo com a mudança, para mim o símbolo em questão é mais adequado. Jasão (msg) 00h49min de 6 de agosto de 2017 (UTC)[responder]
Discordo. Existe uma discussão logo acima deste tópico em que diversos editores discordaram do uso do cifrão como símbolo desta predefinição. Uma ampla consulta à comunidade deve ser feita antes do status quo ser alterado. Chronus (discussão) 02h49min de 6 de agosto de 2017 (UTC)[responder]
@Chronus: 7 anos atrás. Sete. Uma ampla consulta no contexto da época e na predefinição em si também devia ser feita, já que além do tempo, a imagem era diferente, junto com todo layout da predefinição 18676236]. Que aliás teve um que não concordou, e já que não era uma votação isso devia ser considerado. - JACKGBA 03h07min de 6 de agosto de 2017 (UTC)[responder]
Imagem diferente? Cifrão é cifrão agora ou há sete anos. E a idade da discussão não invalida a sua legitimidade. Apenas disse que mais editores devem ser consultados antes de qualquer alteração ser feita. Chronus (discussão) 03h11min de 6 de agosto de 2017 (UTC)[responder]
Chronus Certo, irei aguardar a comunidade. Um detalhe, me surpreendi que agora eu vi que o usuário que discordava da imagem da bolsa de valores na época era você mesmo. Eu pergunto, por que mudou de ideia? - JACKGBA 03h20min de 6 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

───────────────────────── Não mudei. Mas como houve uma discussão onde fui vencido pela maioria e o conteúdo ficou estável desde então, considerei que o status quo deveria ser mantido até que uma nova maioria fosse alcançada. Vamos aguardar. Caso ninguém se oponha, eu mesmo reverto minha edição. Chronus (discussão) 03h25min de 6 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

@Chronus: Mais de um mês passou e ninguém contestou. O que acha de mudar agora? - JACKGBA 14h45min de 29 de setembro de 2017 (UTC)[responder]
@Jackgba Feito! Chronus (discussão) 23h33min de 2 de maio de 2023 (UTC)[responder]