Predefinição Discussão:Centros metropolitanos e regionais do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Qual o critério para se incluir tais municípios nessa predefinição? Mateus Hidalgo quê? 15h15min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)


Veja todos os mapas do IBGE, eu tenho, mas estão em papéis, e essas cidades são consideradas centros submetropolitanos ou centros regionais. Elas tem uma parcela de polarização em suas regiões, apesar de submeterem as metrópoles, por isso de centros submetropolitanos, não inventei, é o nome adotado pelo IBGE, no ano de 2000. Boas contribuições Mateus. Thiago Santos 15h18min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)

Poderia indicar a fonte, aqui mesmo? Mateus Hidalgo quê? 03h22min de 8 de Novembro de 2007 (UTC)

Fusão[editar código-fonte]

Seria interessante juntar {{Centros Submetropolitanos}}, {{Metrópoles Brasileiras}} e {{Centros Sub-regionais}} em uma só predef, algo como {{rede urbana brasileira}} ou {{rede urbana do Brasil}}. Até por economia e praticidade. Łυαη fala! 13h34min de 19 de Abril de 2008 (UTC)

Até que não é má idéia reunir as predefs, mas não sei se elas em si são necessárias. Já há várias outras predefs em uso e essa tem um grande problema que é definir o que é metrópole, etc etc. No link que você mostra fala em "clasificação do IBGE". Mas há três estudos sobre rede urbana no Brasil, feito pelo IBGE, um bem preliminar na década de 1970/80, outro em 1987 e o último em 1999. Pois bem, esse último não é unanimidade e há quem não concorde com ele (o fato de elevar Fortaleza, Recife, Porto Alegre e outras a metrópole nacional, principalmente), pelo que também não concordaria de ver como predef. Seria muito mais interessante termos algo do tipo rede urbana no Brasil e aí sim apresentar os vários estudos, opiniões contra etc. Mateus Hidalgo quê? 16h00min de 19 de Abril de 2008 (UTC)

Interessante essa fusão, por mim eu aprovo. Com a questão sobre o último estudo do IBGE eleva Fortaleza, Porto Alegre e Recife, etc. a Metropole, eu concordo. Affleck (discussão) 17h16min de 19 de Abril de 2008 (UTC)

Eu já não sabia disso, dessas atualizações do IBGE. Isso cria um problema. Mas de qualquer maneira, dependendo de quem não concorda, podemos aceitar o último estudo do IBGE (afinal, é o IBGE, né?) e fundir as predefs com o novo estudo ou não, fica só a criação do artigo (que é bastante interessante). Creio que vai depender só da "notabilidade" dessa(s) organização(ões) e/ou pessoa(s) que não está(ão) concordando (ex.: né pq chiquinho, zezinho e joãozinho acham que a capital do Brasil deve ser Nova Iorque é que nos "impossibilitará" de criar certas predefs e afirmar certos dados). Łυαη fala! 19h00min de 19 de Abril de 2008 (UTC)

O cara que discorda que as citadas cidades sejam metrópoles nacionais (ele concorda que sejam somente regionais) é esse, e ele fala sobre isso em seu livro "ABC do desenvolvimento urbano" ISBN 85-286-1013-6. Enfim, acho que na própria predef pode haver uma observação: "de acordo com classificação do IBGE" ou algo do gênero. Só temos que ser muito rigorosos e indicar exatamente as cidades citadas no estudo (era importante consultar esse estudo) e não admitir nenhuma mudança ou inclusão enquanto não houver outro estudo (já que a lista será datada e refenciada). Falo isso pois sempre vejo mudanças nessas predefs, muitas feitas por usuários desconhecidos ou mesmo IPs envenados por bairrismos ridículos. Mateus Hidalgo quê? 16h45min de 24 de Abril de 2008 (UTC)

Retomando[editar código-fonte]

Pessoal, eu fundi as três predefs e vejam como está: {{Hierarquia urbana do Brasil}}. O que acham? Podemos fazer a substituição? Łυαη fala! 11h37min de 8 de dezembro de 2009 (UTC)

Como ninguém se manifestou contrário. Vou fazer a fusão. Łυαη fala! 18h17min de 17 de fevereiro de 2010 (UTC)