Predefinição Discussão:Cidade do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Não acho que o vermelho seja discreto, principalmente com a combinação com o azul. Ademais, os links em azul (ou lilás, quando clicados) não destoavam do azul. Mateus Hidalgo sim? 16h38min de 15 de Junho de 2008 (UTC)

Tudo bem. Mas eu o considero discreto. Fiquei vários minutos percorrendo e testando a tabela de cores HTML, à procura de um vermelho que combinasse com o azul claro, antes de elaborar a nova predefinição. Do meu ponto de vista, a combinação é suave, não impactante e representa melhor as cores da bandeira. Ruy Pugliesi discussão 17h13min de 15 de Junho de 2008 (UTC)

O vermelho também tem o problema de aparentar ser um link para página inexistente. Um dos motivos pelos quais não achei ele muito adequado. Mateus Hidalgo sim? 17h19min de 15 de Junho de 2008 (UTC)

É um vermelho diferente do que é apresentado para links inexistentes. Ruy Pugliesi discussão 18h06min de 15 de Junho de 2008 (UTC)

Esse troço virou um Portal Ambulante![editar código-fonte]

Prezados autores da predef...

Achei um absurdo quando topei com essa excrecência (pelo tamanho) colocada num verbete: apenas "ela" trazia mais "texto" que o texto em si!

Tenho como sugestão que façam listas com os "atrativos" respectivos, e a predef ligue para estas. Do jeito que está é como se um Portal fosse todo para uma só predef, invadindo verbetes que a rigor pouco têm a ver com a cidade - posto que sejam nacionais, nalguns casos...

Portanto, aguardo maiores ponderações.

Conhecer ¿Digaê 07h10min de 20 de Junho de 2008 (UTC)

Gente, o que é essa predef!!!! Isso não tem cabimento... é maior que muito dos artigos... é totalmente antiestética... desculpem-me os criadores da predef, mas estou pasma! Cada um destes subtítulos deveriam ser, por lógico, predefs separadas. Por favor, reflitam... a predef não pode e não deve ser mais informativa que o próprio artigo! Olhem isso http://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_do_Rio_de_Janeiro, é um absurdo! Reflitam... --Nice msg 07h27min de 20 de Junho de 2008 (UTC)
Desculpem-me os autores dos comentários acima, mas sou obrigado a discordar. Se repararem no histórico, há algum tempo não é acrescentado mais nada à predefinição (e esta é a tendência, daqui para frente). Tal com a Predefinição:São Paulo (cidade), criada com os mesmos propósitos (e dimensões equivalentes), esta foi elaborada com vistas a agrupar, por categorias, os destaques da cidade. A "reformulação" foi o agrupamento das categorias em uma só predefinição (de modo a evitar a concepção de diversas caixas). Por favor, leiam Predefinição Discussão:São Paulo (cidade). Considero providencial, entretanto, que a predefinição sempre seja mostrada "recolhida" nos artigos, por questões estéticas (óbvias) e supracitadas. Ruy Pugliesi discussão 14h41min de 20 de Junho de 2008 (UTC)
Gente, faz seis meses que ese comentário acima foi escrito e ninguém respondeu ainda? Estou trabalhando com alguns artigos de literatura e me deparei com essa predefinição na Academia Brasileira de Letras. Só porque ela está no Rio e é um ponto turístico, não acho que ela deva ser um box tão grande! Não dá para "minimizar" a predefinição (como é [hide] nas predef. em en)? Espero ansiosamente uma resposta! Grande abraço, Editor br (discussão) 07h13min de 13 de Dezembro de 2008 (UTC)

FGV[editar código-fonte]

Eu não entendi porque a Fundação Getúlio Vargas pôde ser citada na seção de Universidades privadas na predefinição da cidade do Rio de Janeiro e não pôde ser citada na de São Paulo. Dois pesos e duas metidas?

--Mrzero (discussão) 07h37min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

Porque as universidades são citadas nas predefinições das cidades onde se localizam suas sedes. Já imaginou se fôssemos incluí-las em todas?... Alegre Ruy Pugliesi discussão 14h00min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
Ruy, a FGV possui sedes tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo. No entanto, ela não é uma Universidade e sim uma fundação. Ao que me recordo, foi discutido e convencionado que nessas definições, colocaríamos apenas as Univesidades na acepção própria da palavra. Por esse motivo, justamente, instituições bastante renomadas como FAAP, Cásper Líbero, Ibmec, Santa Casa e FASM foram retiradas da predefinição.
Agora, se você permite a FGV, qual o critério objetivo para não permitir as demais? E digo mais, para permitir a FGV apenas na predefinição do Rio de Janeiro e não na de São Paulo?
Outro contra-exemplo, é a Unesp, que possui apenas o Instituto de Artes na capital paulista e a maioria de sua infra-estrutura no interior e ainda assim está presente na predefinição da cidade. A FGV contempla uma gigantesca estrutura em São Paulo e foi retirada.
Pense nisso. Se você autorizar, eu faço as modificações necessárias.


Sugiro:
  • Incluir todas as principais instituições de ensino superior, com amplo renome em pesquisa e qualidade de ensino, independentemente de ser faculdade, centro universitário ou universidade tanto no template de São Paulo como no Rio. No caso da Fundação Getúlio Vargas, que possui sede em ambas as cidades, manter sua indicação em ambos os templates.
ou
  • Não alterar o template de São Paulo e remover a Fundação Getúlio Vargas do template do Rio de Janeiro, afinal o critério escolhido foi a inclusão apenas de Universidades, na definição plena da palavra, sendo que FGV não está incluída nesta categoria.
--Mrzero (discussão) 14h51min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)
A sede e a reitoria da FGV localizam-se no Rio; daí a inclusão apenas neste template. Quanto à Unesp, a reitoria situa-se na capital paulista. A FGV é também universidade e um centro de excelência de renome internacional. Não pode ser excluída, portanto. Citação: Mrzero escreveu: «Se você autorizar...» - não tenho (e não cabe a mim) que autorizar nada. Só estou seguindo o que foi discutido previamente. Alegre Ruy Pugliesi discussão 15h04min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)

Critério de Universidade - FGV[editar código-fonte]

No artigo, há a seguinte diretriz:

-- Listar, na seção abaixo, apenas instituições caracterizadas como "universidade", segundo critério oficial do MEC. Ou seja: não se incluem faculdades isoladas, faculdades integradas e centros universitários. --


A FGV não é uma universidade, segundo o critério do MEC. Logo, há uma incongruência. Ou a diretriz deve ser retirada do artigo, ou a citação da referida faculdade. Ambos juntos tornam o artigo contraditório. --Mrzero (discussão) 20h18min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)

Mesmos critérios atuais empregrados na predefinição de São Paulo. Favor não alterar. Ruy Pugliesi discussão 19h36min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)
Concordo, mas então temos que remover essa mensagem sobre o critério do MEC.
--Mrzero (discussão) 19h38min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)
Mas eu removi a mensagem... Wink.png Ruy Pugliesi discussão 19h43min de 5 de Dezembro de 2008 (UTC)

Leiaute[editar código-fonte]

Na esteira das discussões da predef de São Paulo, queria sugerir algo. Que acham de mudar a cor dos subtítulos para preto ou um azul mais escuro? Esse azul claro é difícil leitura... Mateus Hidalgo sim? 20h18min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)

Symbol declined.svg Discordo. Desculpe-me, mas nessa não dá. Azul escuro e preto nada têm a ver com o Rio. Alegre Ruy Pugliesi discussão 22h09min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)

Até não pode ter nada haver, mas o azul claro do jeito que está é de difícil leitura, está muito claro. É possível usar uma cor mais legível que fique combinando. Mateus Hidalgo sim? 22h22min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)

Eu leio muito bem como está. E nunca ouvi reclamações a esse respeito. Inclusive, à época da criação, consultei algumas pessoas e todos aprovaram. Ruy Pugliesi discussão 22h31min de 1 de Novembro de 2008 (UTC)
Obs.: sobre o meu comentário acima, Mateus, não quis dizer, de forma alguma, que "você teria algum problema de visão". Acredito que, com a pressa do dia, acabei inserindo respostas breves e rápidas que podem, por ventura, ser interpretadas como um comentário ríspido por alguém que passe por aqui e o leia. Só notei isso agora, relendo-o. Desculpe-me, não foi minha intenção. O objetivo era responder rapidamente, apenas, por causa da pressa. Alegre Ruy Pugliesi discussão 18h29min de 2 de Novembro de 2008 (UTC)
Aumentei o tom de azul em um nível. Alegre Ruy Pugliesi discussão 17h51min de 2 de Novembro de 2008 (UTC)

Tá perdoado rs. O azul ficou melhor agora, mais legível. Mateus Hidalgo sim? 18h38min de 2 de Novembro de 2008 (UTC)