Predefinição Discussão:Espectro político

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Remoção de imagem[editar código-fonte]

@Luan:, não entendi qual a relação dessa imagem com a predefinição. Ela está ilustrando o quê? Sim, pode até ilustrar artigos, inclusive algo equivalente sobre esse artigo em nossa língua. Mas aqui, nessa predefinição, qual o motivo dela estar aqui? Comuna de Paris (discussão) 01h30min de 28 de outubro de 2017 (UTC)

Ilustra os espectros políticos em relação à Igreja–Estado, Proprietário–Trabalhador (clássico), Cidade–Campo (ambiental). Essa é a ideia. --Luan (discussão) 01h37min de 28 de outubro de 2017 (UTC)
Certo. Mas pela imagem e predefinição não há como inferir isso, por isso retirei. Comuna de Paris (discussão) 01h48min de 28 de outubro de 2017 (UTC)
Eu concordo. A imagem é descabida. Aliás, as navboxes nem deviam ter imagens. JMagalhães (discussão) 01h00min de 29 de outubro de 2017 (UTC)
Removi a imagem. --Luan (discussão) 13h52min de 30 de outubro de 2017 (UTC)

Conteúdo dessa predefinição[editar código-fonte]

Caras, o nome da predefinição é Espectro político que tem a definição de ser um sistema de classificação, essa navbox não é pra ser lista de ideologias, de regimes, -ismos etc isso é sobre terminologia, sendo assim, coisas como teocracia, liberalismo, anarquismo etc não fazem parte dessa caixa, ela é estritamente para as escalas do espectro e o que for relacionado ao espectro, ok? Espero ter esclarecido. ― Diana m 04h35min de 25 de junho de 2019 (UTC)

@Dianakc: olá! Espero que reverta todas as edições como esta aqui. Esquerda e direita não é o único espectro político que existe, única dimensão ou único eixo. O próprio artigo Espectro político traz isso, seus interwikis também. Há outras linhas de classificação e formulação de um espectro político em um ou mais eixos e dimensões. --Luan (discussão) 01h52min de 26 de junho de 2019 (UTC)
Discordo da reposição. O título desta navbox é "espectro político". Portanto, só deve conter artigos relacionados com o espectro político, e não toda e qualquer ideologia ou tópico de política de forma arbitrária. Nada do que foi re-acrescentado tem a ver com espectro. Há várias outras navboxes para ideologias, conceitos e termos políticos. Esta é para termos associados ao espectro.JMagalhães (discussão) 02h01min de 26 de junho de 2019 (UTC)
@Luan: Olá, o nome e propósito dessa navbox é claro no que se propõe. Veja a versão dessa predefinição na wiki en da qual me baseei, só tem os espectros mesmo. Armamentismo, Colonialismo etc não são posições do espectro por nenhum dos propositores dessa classificação. Por favor, crie outra predefinição com seja lá qual for o nome que reúna esses -ismos porque o nome e propósito dessa é estritamente as posições.― Diana m 02h03min de 26 de junho de 2019 (UTC)
@JMagalhães e Dianakc: vocês estão ainda fechados com o modelo unidimensional de esquerda-direita. Mencionei que o artigo em português traz outras dimensões/eixos (vide Espectro político#Outros modelos), como também os interwikis (vide por exemplo es:Espectro político#Otros ejes que merecen consideración). Então, como é que estou querendo colocar outras coisas que não posições no espectro político nos mais variados modelos/eixos/dimensões? Sendo posições, não há nada para ser criado, tampouco esse formato importado da Wikipédia em inglês é plausível ou organizado. --Luan (discussão) 02h55min de 26 de junho de 2019 (UTC)
Não, não estamos.
O que é que pacifismo tem a ver com qualquer espectro político?
O que é que movimento de resistência tem a ver com qualquer espectro político?
O que é que isolacionismo tem a ver com qualquer espectro político?
O que é que militarismo tem a ver com qualquer espectro político?
O que é que ambientalismo tem a ver com qualquer espectro político?
O que é que xenofobia tem a ver com qualquer espectro político?
O que é que cosmopolitismo tem a ver com qualquer espectro político?
E dezenas de outros exemplos descabidos. Nada neste diff tem a ver com espectro político. JMagalhães (discussão) 03h02min de 26 de junho de 2019 (UTC)
@Luan:, a questão é que esse caixa é sobre espectro político, se chama assim por esse motivo. Deve até ter uma navbox chamada ideologias ou -ismos. O artigo em espanhol sem condições, totalmente sem referências e obviamente forçando POV. ― Diana m 03h18min de 26 de junho de 2019 (UTC)
Isto ^^. Esse artigo em espanhol é um claro disparate; sem fontes, obviamente. JMagalhães (discussão) 03h25min de 26 de junho de 2019 (UTC)
"Pacifismo" é uma posição no espectro político relativo à violência política, assim como resistência e militarismo. Ambientalismo é uma posição quanto à questão ambiental. Os demais são posicionamentos quanto a assuntos internacionais/externos. A versão em inglês também oferece os vários outros eixos para além do direita-esquerda, vide en:Political spectrum#Other proposed dimensions. Em francês também, vide fr:Échiquier politique#Représentations alternatives. Portanto, não são descabidos, mas todos sim lógicos dentro de cada eixo/dimensão. --Luan (discussão) 03h41min de 26 de junho de 2019 (UTC)
@Luan: observei essa seção na wikien, está referenciada como sendo de Virginia Postrel no seu livro The Future and Its Enemies, ou seja, é uma proposta dela, só que nem a navbox nem toda a história política se baseia no que ela está propondo, se algum dia o que ela diz for aderido universalmente como espectro político ai mudamos. Por enquanto não tem condições, é uma proposta particular sem adesão nem tradição no estudo da política.― Diana m 14h40min de 26 de junho de 2019 (UTC)
Certo, os artigos não apresentam fontes confiáveis para tal versão da navecaixa, ainda que sejam verossímeis. Tampouco não disponho de fontes e tempo para buscá-las de forma mais adequada.
Entretanto, esse modelo aí não está bom. Primeiro que há sobreposições entre direita, esquerda e centro. Ou seja, centro agrupa centro-direita e centro-esquerda, tal como direita agrupa extrema-direita e centro-direita. Segundo, deveria constar os sete termos principais (aqueles com fundo colorido) e artigos sobre modelos de espectro político e afins, tal como Teoria da ferradura. Adicionalmente podem ser hiperligados estritamente aquilo que foi derivado ou relacionado com o eixo direita-esquerda como terceira via e Nova Esquerda, mas não socialismo judaico, socialismo islâmico, hindutva ou islamismo (direita cristã sim, pois está explicitamente vinculada/inserida no eixo mencionado). Terceiro, nessa versão boa parte da predef fica redundante com Predefinição:Partidos políticos e até passível de fusão. --Luan (discussão) 15h37min de 26 de junho de 2019 (UTC)
Os termos "centro-direita" e "centro-esquerda" resultam de uma divisão da direita e da esquerda em graus de radicalismo, e não de uma divisão do centrismo.
Sobre a inclusão de "socialismo judaico" concordo em parte. No original em inglês o artigo refere-se a todos os movimentos de esquerda judaica. Por motivos misteriosos, o Ip que criou o artigo em português só se lembrou do socialismo. Obviamente dessa forma deixa de ser um artigo sobre uma posição no espectro (esquerda), para ser apenas sobre uma única ideologia. JMagalhães (discussão) 11h20min de 27 de junho de 2019 (UTC)

───────────────────────── De acordo com o exposto, modifiquei a navecaixa, dividindo o grupo horizontal em dois, removendo a redundância da divisão do modelo convencional direita-esquerda, excluindo as hiperligações sem relação estreita e adicionando outras a partir de artigos existentes aqui e noutras Wikipédias (it:Centrismo (marxismo), es:Centrismo radical, es:Derecha laica, it:Destra sociale, es:Izquierda judía, es:Izquierda laica, es:Izquierda regresiva, es:Izquierda verde, es:Retórica centrista, en:Third camp, fr:Triangulation (science politique), es:Vieja izquierda, es:Gráfico de Pournelle, en:Open–closed political spectrum, es:Transversalidad (ideología)). --Luan (discussão) 21h41min de 1 de julho de 2019 (UTC)