Predefinição Discussão:FerroviasPTvias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Linha de Coruche[editar código-fonte]

Atenção: a Linha de Coruche era para ser de via estreita. AJPValente (discussão) 07h54min de 23 de junho de 2010 (UTC)

Epá, ainda bem q avisas! É necessário mudar aqui, e tb nos diagramas da Linha de Vendas Novas e da Ramal de Mora — separar as linhas e pôr   (CPIC) nas estações.
Mas q ideia, via estreita?! Terreno relativamente plano, e sem possibilidade de comunicar com as linha que iria ligar (aquelas 2 e e calhar um dia a Fronteira e St. Eulália, via Monforte e Campo Maior, deliro!), e sem ligação à restante rede métrica — St.Comba fica longe! (Se ainda fosse bitola 90 podia integrar a rede da Carris, prolongamento Coruche-Marvila, pois, ou se fosse de 60, sempre podia via a ligar ao comboio da Caparica, hahahaha!)
Tuvalkin (discussão) 09h19min de 23 de junho de 2010 (UTC)
  • Não é preciso colocar isso no esquema de Vendas Novas, creio que a ideia era colocar via algaliada aonde fosse preciso. Quanto ao facto de ser em via métrica, era devido ao facto do projecto querer colocar a via em cima da estrada - fazendo uma espécie de metro ligeiro primitivo. Já vi este disparate noutros projectos deste tipo em território nacional. Provavelmente, terá sido à conta disto que este projecto nunca descolou - e devido aos projectos da Linhas de Avis e de Ponte de Sôr (Mora). AJPValente (discussão) 16h40min de 23 de junho de 2010 (UTC)

Mais linhas? Será que faz falta?[editar código-fonte]

Há aqui vários traçados que não têm qualquer página associada (os que aparecem a vermelho). Na minha opinião, esta lista não deve ter todos os ramais, seria uma completa estupidez incorporar acessos a fábricas e por aí fora Alegre. Mas qual o critério usado para seleccionar os trechos a listar? E devem todas as linhas/ramais aqui listados ter uma página associada, ou se não são importantes o suficiente para terem uma página própria também não deviam ser importantes para aparecerem aqui listados? --Sergio Abilio (discussão) 09h55min de 8 de maio de 2012 (UTC)

  • A listagem parece maior porque tem muitos projectos abandonados... e, pelas minhas pesquisas, ainda faltam meter umas dezenas de projectos que nunca foram avante! Quase não temos ramais de fábricas, excepto um ou dois mais importantes... e não há assim tantas ligações a vermelho, muito pelo contrário, até temos a situação bem coberta. Quanto aos caminhos de ferro que ainda faltam ter um artigo, receio que alguns nem tão cedo o venham a ter, como os eléctricos de Faro. -- António Valente discussão 12h17min de 8 de maio de 2012 (UTC)

Linha de Caíde[editar código-fonte]

Esta linha faria sentido ser aqui listada? É uma linha que no fundo não é linha, pois tem todo o seu traçado sobreposto com o traçado da Linha do Douro. Mas no site da CP está mesmo referido Linha de Caíde e Linha do Douro, porque do Porto até Caíde operam os comboios regionais/inter-regionais da Linha do Douro, mais os comboios urbanos do Porto, em via electrificada. --Sergio Abilio (discussão) 15h29min de 14 de maio de 2012 (UTC)

Não faria. A Linha de Caíde não é «um segmento de uma rede ferroviária» mas sim um «serviço ferroviário». Estes dois conceitos são quase equivalentes (e merecem um artigo unificado) em coisas como "Elevador da Nazaré", mas têm de ser tratados independentemente em casos como, p.ex. "Alfa Pendular" vs. "Linha do Norte".
Claro que para muitos serviços não há artigo, nem talvez haverá nunca, por questões de relevância enciclopédica (porém temos artigo para o Sud Expresso sem termos para todas as linhas por onde ele passa). Mas nota, p.ex. que temos separado "Linha de Sintra" e "Linha de Sintra (CP)", por que teve de ser, mas não temos separado, p.ex. Linha de Cascais (já q o serviço usa toda e só a linha, e qs ñ há operações doutros serviços nesta linha).
Vê também USGL e USGP (este último, onde a Linha de Caíde / Linha do Marco se inclui). -- Tuválkin 09h12min de 15 de maio de 2012 (UTC)

Comboios em Fátima[editar código-fonte]

Já alguém ouviu falar de uma ferrovia criada no Santuário de Fátima para transportar pedra para o santuário? http://aventar.eu/2010/05/10/o-comboio-em-fatima/ Vi várias referências a esta linha, mas como de costume, é quase nula a informação disponível. --Sergio Abilio (discussão) 23h10min de 21 de maio de 2012 (UTC)

Caminho-de-Ferro do Lena[editar código-fonte]

Encontrei este extinto traçado ferroviário que agora dá lugar a uma ciclovia. Não sei bem onde começa nem onde acaba (nas minas da bezerra, em princípio), mas uma parte do trajecto pode ser visto aqui e acompanhado com o google earth. Era utilizado para as Minas da Bezerra na extracção de carvão.

Vejam este excerto extraído da Página da Freguesia de Serro Ventoso:

«O Caminho-de-Ferro [...] vinha da Martingança, passava por Batalha e Porto de Mós, seguindo depois até ao lugar da Bezerra, na freguesia de Serro Ventoso, de onde transportaria o carvão explorado nas minas que ali existiram, juntamente com as das Barrojeiras (Alcanadas). Era o Caminho-de-ferro Mineiro do Lena. Pelos escritos que se consultaram, verificamos que a ideia era prolongar esta linha até ao Entroncamento, ligando assim a Linha do Oeste à do Norte.»

Não serve como referência, mas é por certo algo a pesquisar e a adicionar na Predefinição:FerroviasPTvias. Digam que acham.

--Sergio Abilio (discussão) 22h01min de 1 de junho de 2012 (UTC)

Ops! Como é que isso me passou ao lado??? Devo estar a precisar de uma reforma Wink.png. Desculpem... --Sergio Abilio (discussão) 00h25min de 2 de junho de 2012 (UTC)

Larmanjat[editar código-fonte]

  • Modifiquei a tabela, para reflectir a fusão dos artigos sobre o Larmanjat. No entanto, há algo que não percebo: a legenda indica a bitola do Larmanjat como sendo de 200 + 200 mm. Como se chegou a este valor, através da largura das longarinas de madeira laterais? Encontrei na Gazeta dos Caminhos de Ferro a referência à largura total da via, que era de 1,67 m. Talvez devamos indicar este valor como bitola? Ou talvez, por ser um monocarril (mais ou menos), não fará sentido indicar a bitola? -- AJPValente (discussão) 18h47min de 16 de janeiro de 2015 (UTC)

Alfeite[editar código-fonte]

Nesta foto. -- Tuválkin 20h41min de 2 de março de 2017 (UTC)