Predefinição Discussão:Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
  • Peço encarecidamente que procurem, por jogadores como os gaúchos, Aureo e Artigas, o Argentino Germinaro e os alemães Booth, Shuback e Mohrdieck, que apesar de não terem comunidades no Orkut contribuiram muito pelo Grêmio.
O usuário Caio Brandão Costa justificou com a seguinte frase, no sumário do histórico: "Cara, coloquei esses nomes baseado nos votados em 2006 para o melhor time hipotético do Grêmio , em edição da Placar". Eu já tinha retirado essa lista em 11 de agosto, justificando que era uma área totalmente subjetiva baseada em critérios desconhecidos; como o usuário recolocou a lista e eu não quis entrar em discussão, deixei. Apoio a retirada dessa lista. Tigre do oeste (discussão) 20h36min de 26 de novembro de 2010 (UTC)
    • Se a Placar colocou qualquer destes jogadores na seleção hipotética do Grêmio, alguém bebeu. Fora os participantes da Calçada da Fama que tem critérios objetivos o resto é POV. Também não me oponho a retirada. Fabiano msg 21h51min de 26 de novembro de 2010 (UTC)

Certo, então. Proponho a retirada desses nomes da predefinição. Oposições e apoios, por favor se manifestem. Tigre do oeste (discussão) 13h33min de 10 de dezembro de 2010 (UTC)

Bom, não foi bem a Placar; não detalhei por conta da limitação do espaço do sumário de edição. Foram vinte gremistas ilustres (a maioria, jornalistas, ex-presidentes ou autores de livros dedicados ao clube; apenas três não se encaixam em um desses - o cartunista Edgar Vasques, o músico Humberto Gessinger e o cineasta José Pedro Goulart) convidados pela revista a eleger o hipotético "time dos sonhos" gremista. Procurei então incluir na predef todos os mencionados que pude encontrar. Os eleitos foram: Lara; Arce, Aírton, Calvet e Everaldo; Dinho, Gessy e Ronaldinho Gaúcho; Renato Gaúcho, Alcindo e Éder. Scolari como técnico.
Eis todos os nomes mencionados (Everaldo foi votado nas duas laterais):
Goleiros: Lara, Danrlei, Mazarópi, Galatto e Leão
Lateral-direito: Arce, Everaldo, Eurico, Paulo Roberto, Altemir
Zagueiros: Aírton, Calvet, De León, Ancheta, Adílson, Oberdan e Baidek
Lateral-esquerdo: Everaldo, Ortunho, Roger e Ênio Rodrigues
Meias: Ronaldinho Gaúcho, Gessy, Dinho, Élton, Valdo, Milton, Anderson, Cléo, Emerson, Yura, Lucas, Osvaldo, Tadeu Ricci, China, Eduardo Costa, Foguinho, Joãozinho, Noronha, Paulo Isidoro, Roger, Sandro Goiano e Vítor Hugo
Atacantes: Renato Gaúcho, Éder, Alcindo, André Catimba, Luís Carvalho, Tarciso, Vieira, Juarez, Baltazar, Loivo e Volmir
Treinadores: Scolari, Telê Santana, Ênio Andrade, Mano Menezes, Foguinho e Rubens Minelli
Rivarola, Paulo Nunes, Carlos Miguel, Aílton, Casemiro e Mário Sérgio, que não foram lembrados na votação, eu retirei de outra edição especial da Placar, que elegeu em 2005 os maiores "esquadrões" dos clubes brasileiros a partir de 1970 (ano da criação da revista). Os elencos de 1995/96 e o do Mundial de 1983 foram os Grêmios lembrados. Por vezes, o critério "técnica com bola" é relativizado por conta de papel destacado em alguma conquista importante, o que foi o caso deles, conforme atestado nas reportagens.
Os Andersons Lima e Polga, Assis, Rodrigo Fabri, e Tcheco, esses eu admito que saíram do meu achismo. Cuca, Jardel, Jonas, Scotta e Zinho, não-discutidos por vocês, também. Creio que POV "puro", mesmo, seriam esses dez, apenas. Aguardando por mais comentários aqui, cumprimento a todos. --Caio Brandão Costa (discussão) 02h32min de 14 de janeiro de 2011 (UTC)
Caros, compreendo os maus pensamentos contra Ronaldinho Gaúcho. Mas daí a retirá-lo da predef? Apesar de tudo, e também do tempo relativamente curto dele no clube, ele fez história no Grêmio - foi, por sinal, um dos eleitos em 2006 no time dos sonhos, conforme coloquei acima (embora duvidasse de que o fosse hoje, é verdade). Um paralelo: Reinaldo, Éder e Cerezo, que passaram pelo arquirrival do time que os celebrizou, não deixaram de ser ícones atleticanos, embora à época do momento com certeza despertaram polêmica. Mesmo que o dentuço fosse pro Inter, ele não deveria perder lugar aqui. Cumprimentos, --Caio Brandão Costa (discussão) 17h44min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)
Continuo achando que essa lista é muito subjetiva. Do contrário, nem estaria sendo proposta uma discussão sobre a retirada ou adição de jogador a ela. Mantenho a minha posição de que só devem constar na predefinição nomes reconhecidos oficialmente pelo clube. Tigre do oeste (discussão) 18h38min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)
  • Só devem estar na lista aqueles que o clube reconhece como "personalidades", ou seja os listados na calçada da fama. Estas seleções feitas por revistas e outros meios caem no subjetivo, algumas são feitas por internet e podem ser manipuladas e outras são meras opiniões de jornalistas. Algum tempo atrás um ex-dirigente do clube colocou na sua seleção de todos os tempos o zagueiro Baloy e não colocou Airton, isto só por si já desqualifica este tipo de consulta que pode dar base a estas aberrações. Quanto ao Ronaldo, ele não fez, não faz e nunca fará parte da história do clube como personalidade. A única ligação dele com o clube é o fato de ter surgido nas categorias de base. Ele é tão personalidade no Grêmio quanto o Paulo Nunes é no Flamengo ou o Jardel no Vasco. Fabiano msg 19h55min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)
A calçada da fama deveria ser um critério, não "o" critério. Bem, alterei conforme ela, vejam lá. Eurico Lara, presente no hino, e Everaldo, no distintivo, ficaram de fora. Além de Arce, Scolari... creio que quem ao menos recebeu um certo número de votos de pessoas ligadas ou estudiosos do clube (como os ex-presidentes, os jornalistas e os autores de livros) deveriam ser creditados também. Seria bom ver o que outros gremistas aqui na wiki teriam a dizer... nem no ambiente jurídico e científico deve se encarar um critério como absoluto. Cumprimentos. --Caio Brandão Costa (discussão) 21h41min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)
    • Pois é, foi o que acabei de falar. Sem querer polemizar, mas você mesmo indicou que "Só devem estar na lista aqueles que o clube reconhece como "personalidades", 'ou seja os listados na calçada da fama'". Que critério usar, afinal? Bom, volto a insistir que aqueles lembrados um certo número de vezes por membros ou estudiosos do clube mereciam algum crédito... --Caio Brandão Costa (discussão) 22h09min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)
  • Só devem estar na lista aqueles que o clube reconhece como "personalidades", fique de melhor entendimento para a minha opinião. Eu ainda entendo que qualquer outra inserção na lista mesmo a feita por estudiosos não deixa de ser a opinião deles. É bem provável que Róger seja considerado o maior lateral da história do clube por alguns, em especial os jovens que o acompanharam em 95 e 96, porém Ortunho é considerado pelos mais antigos quem ocuparia a posição. Fabiano msg 22h51min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)
  • Mas é uma opinião um tanto mais qualificada, não? Ainda mais quando um nome é escolhido em comum por vários deles.... enfim. Outros deveriam debater aqui também, nem que sejam apenas aqueles que usam o userboxe do clube. --Caio Brandão Costa (discussão) 23h58min de 18 de janeiro de 2011 (UTC)
  • Peço humildemente que postem mais dois jogadores na lista de ídolos do Gremio Foot-Ball Porto Alegrense: Roger e Emerson, pois tambem entraram na calçada da fama do Grêmio no dia 13/09/2011.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2011/09/roger-e-emerson-colocam-os-pes-na-calcada-da-fama-do-gremio.html o comentário precedente não foi assinado por Astrofobo Gildo (discussão • contrib)

E treinadores : Luiz Felipe Scolari, Ênio Andrade, Carlos Froner, Cláudio Duarte, Mano Menezes, Rubens Minelli, Tite e Telê Santana. Por favor postem esses nomes pois todos fizeram história no Grêmio. o comentário precedente não foi assinado por 189.13.21.173 (discussão • contrib)

  • Milhares de jogadores fazem parte da história de um clube de futebol de mais de 100 anos. Seu pedido é pesquisa inédita e opinião pessoal, não tendo lugar para elas na Wikipédia. Fabiano msg 20h58min de 3 de fevereiro de 2012 (UTC)
  • Fabiano, só me responda uma coisa: quem te deu o direito de escolher o critério a ser usado? E outra coisa: todos esses nomes citados fazem sim parte da história do Grêmio e TODOS repito TODOS os gremistas os consideram como tal, então não julgue o que tu não sabes, quem fala aqui é uma pessoa diretamente ligada ao clube e que sabe muito bem o que está dizendo. --Grêmio1 (discussão) 21h42min de 5 de maio de 2012 (UTC)
    • Sua suposta ligação com o clube é irrelevante, a calçada da fama é um critério objetivo e tem fontes. A indicação de qualquer torcedor se fulano ou beltrano é ou foi "ídolo" não passa de opinião e pesquisa inédita. E nenhum dos dois tem lugar na Wikipédia. E não fale por "todos os gremistas", pois usar o nome do clube como nick de identificação não lhe dá este direito, quer goste ou não. Fabiano msg 06h04min de 7 de maio de 2012 (UTC)

Danrlei, Arce, De Leon, Airton, Roger, Emerson, Lucas Leiva, Ronaldinho, Renato Gaúcho, Eder, Paulo Nunes Treinador: Luíz Felipe Scolari

Essa é a verdadeira seleção dos melhores do Grêmio

Calçada da Fama[editar código-fonte]

Link para os membros da calçada da Fama do Grêmio, arquivado em 3 de fevereiro de 2009. Fabiano msg 21h57min de 27 de agosto de 2011 (UTC)

  • Citados no link: Adilson, Airton, Alcindo, Altemir, Ancheta, Áureo, André Catimba, Baltazar, Calvet, China, De León, Dinho, Ênio Rodrigues, Edinho, Foguinho, Iura, Jardel, Jardel, Joãozinho, Juarez, Leão, Marino, Mauro Galvão, Mazaropi, Milton, Ortunho, Oberdan, Pingo, Renato, Sérgio Moacir, Tarciso, Espinosa , Zinho, Luiz Eduardo, Valdo e Sandro Goiano. Fabiano msg 22h27min de 29 de dezembro de 2011 (UTC)

Marcelo Grohe[editar código-fonte]

O goleiro está desde 2005 no time principal, é a única equipe de sua carreira e conquistou 2 títulos nacionais (Série B 2005 e Copa do Brasil 2016). Merece estar na predefinição.RonDamon (discussão) 16h45min de 30 de junho de 2017 (UTC)