Predefinição Discussão:Identidades de gênero e sexual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Mudanças[editar código-fonte]

Senhor @Antero de Quintal:, antes de fazer outra reversão, gostaria por favor de discutir por que sua mudança seria mais válida? Srtª PiriLimPomPom (discussão) 23h29min de 4 de agosto de 2014 (UTC)

  • Sua edição está desformatando a predefinição, veja aqui. Antes de mexer em algo que afeta várias páginas use a página de testes. Depois de verificar que não existem problemas na formatação ai altere; se alguém discordar exponha o por que sua versão está correta ou melhor. Fabiano msg 23h37min de 4 de agosto de 2014 (UTC)
@GRS73: por problemas de formatação você quer dizer o código está quebrado (o que não aparece aqui) ou que minha formatação é contra as regras? Eu pus daquele jeito mais por classificação, você tem uma ideia melhor para separar estes subgrupos sem usar uma predefinição demasiado longa? Srtª PiriLimPomPom (discussão) 23h40min de 4 de agosto de 2014 (UTC)
  • Basta verificar se existe outra com formatação [], com uso de <nowiki></nowiki> como fez com sua edição. Predefinições são muito sensíveis para serem modificadas sem conhecimento. De uma olhada antes em Wikipédia:Predefinições. Fabiano msg 23h46min de 4 de agosto de 2014 (UTC)
Estranho. Aqui isso não deu maiores problemas, ao menos está ali há meses e nunca foi "consertado". Até agora, eu pensava que o código-base de todas as versões da Wikipédia era o mesmo (não é lógico que assim seja, mas assim eu pensava, sem ter refletido quanto a isso). Se eu substituir os colchetes por chaves ou parênteses, isso seria suficiente, ou pelo menos uma melhora adequada por hora? Srtª PiriLimPomPom (discussão) 00h07min de 5 de agosto de 2014 (UTC)

Para além da questão da formatação, que até é um problema menor e facilmente resolúvel, o principal motivo para a reversão é que a sua edição deixou a predefinição difícil de perceber, repleta de termos ambíguos ou sem nexo e repleta de artigos inexistentes na enciclopédia ou termos que nem sequer são artigos. O objetivo das predefinições é oferecer um atalho para artigos existentes, de forma simples e resumida. Antero de Quintal (discussão) 00h10min de 5 de agosto de 2014 (UTC)

Termos ambíguos existem porque no que tange identidade sexual, há uma postura muito mais descritiva do que autoritativa. Por exemplo, não existe na abordagem do movimento brasileiro diferenças entre mulher transsexual, travesti e transgênero outra que preferência individual, e quando eu sugiro de outra forma, sou tratado como alguém de postura problemática, visto que tentar separar definições mais absolutas, básicas para estes termos é tratado como impor identidade. Isso daria para contornar com etimologia por meio de fontes mais antigas e estrangeiras (por exemplo, o termo transgênero surgiu ou aumentou em popularidade em grande parte como reação ao termo transsexual e ao que muitos viam/veem como sua carga medicalizante - também binarista e genitalizante), mas claro, eu planejava que houvesse interesse por parte de outros editores em tratar disso. Sem nexo acho mais difícil, porque não inventei nenhum dos termos que pus ali, ainda que seja possível que muitas coisas ali sejam ausentes de fontes acadêmicas em português.
Eu de fato inseri vários links inexistentes (sim, em excesso, e eu já sabia que haveria o risco disso ser uma razão para reversões) para artigos que eu julguei básicos de serem abordados, justamente para chamar atenção para o fato da Wikipédia em português ter uma abordagem limitada dessas questões aos dias de hoje - o que era suficiente em 2008, não é em 2014. O público lusófono que mais teria interesse em fazê-lo não aparenta dar atenção à Wikipédia e sim a blogs e espaços não-online, mas eu acho que seria importante que isso aparecesse aqui também (afinal, a confiança da pessoa mediana será sempre maior em algo de tom acadêmico descritivo sob um ponto-de-vista neutro). Eu comentei dessa predefinição com definições incorretas em outros locais, inclusive, mas pelo que se percebe não houve interesse. Aparentemente, vou ter que fazer pesquisa em grande parte por mim mesmo. Só é um estorvo o fato de que fontes acadêmicas para questões transgênero, que idealmente discutiriam todas essas identidades e questões (e talvez até mais coisas), quase sempre estão fechadas para assinantes.
Entretanto, o básico do básico, que é clarificar, por exemplo, que pansexualidade e bissexualidade discutem o mesmo fenômeno, entretanto a uma luz de pontos-de-vista diferentes quanto ao gênero, ao invés de serem orientações sexuais diferentes, eu provavelmente posso prometer em pesquisar desde já, que certamente cedo encontrarei algo para citar. Só não faria sentido eu clarificar isso sem que a Wikipédia discuta identidades não-binárias na discussão sobre transgeneridade pra começo de conversa. Idealmente, um leva ao outro. Se não for para discutirmos abordagens mais atuais de gênero e orientação sexual, não faz sentido nem citar assexualidade e pansexualidade, visto que esses também vieram como novas identidades que emergiram principalmente nos últimos 10 anos. Srtª PiriLimPomPom (discussão) 00h39min de 5 de agosto de 2014 (UTC)
Peço-lhe por favor que seja mais conciso na sua colocação. Parece-me que está a abordar múltiplo assuntos ao mesmo tempo e em cada um deles não percebo muito bem a relação com esta predefinição. Antero de Quintal (discussão) 18h06min de 5 de agosto de 2014 (UTC)

Na seção Outros inclui os artigos Movimento pedófilo, Pedofilia e Pedofilofobia, pois há pessoas, cientistas e um movimento sociopolítico que defendem e consideram a pedofilia como orientação sexual e como identidade sexual coletiva. Talvez o lugar mais apropriado para incluir o artigo Pedofilia seria a seção Orientação sexual, mas como por enquanto a pedofilia não é reconhecida oficialmente como orientação sexual, deixo-o na seção Outros.--PeioR (discussão) 14h38min de 26 de outubro de 2014 (UTC)