Predefinição Discussão:Info/Cientista

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Que cor "horripilante" é esta?--Kaktus Kid (discussão) 15h37min de 18 de setembro de 2011 (UTC)

A cor que geralmente é associada à ciência. Se tem outra opção de cor, por favor indique qual e explique o porque de achar melhor que esta. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 15h40min de 18 de setembro de 2011 (UTC) PS: Horripilante, é o seu POV, e isso não conta para nada
Eu iria falar da cor, mas isso eu deixo pro Kid mesmo xP. Comentarei apenas sobre a imagem. Ela seria ótima se fosse para matemáticos, físicos, químicos, mas esta predefinição inclui ainda biólogos, médicos, (paleontólogos?), e pessoas ligados a ciências humanas e da saúde, no qual a imagem fica muito sentido. Giro720msg 02h44min de 20 de setembro de 2011 (UTC)
E por que deveríamos escolher as cores por associação? As cores devem ser escolhidas de maneira neutra, que combine ao máximo com as páginas em geral e não salte demais, incomodando a estética da página e a legibilidade do artigo em geral. Por isto, normalmente todas as caixas de informação são geralmente cinzas ou, quando de outra cor qualquer, sempre clara. --Feen (discussão) 15h36min de 6 de dezembro de 2011 (UTC)

A predefinição pode utilizar um topo diferente para cada área de investigação, mas infelizmente relacionado com ciência só existe este, que é o "topo física", a menos que alguém crie outros não há nada a fazer. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 02h54min de 20 de setembro de 2011 (UTC)

Ah sim, e a barras também. Por exemplo, as barras "Dados gerais" e "Actividades" já dividem o conteúdo em blocos. Então, realmente se faz necessário aquelas barras menores que antecedem esses secções na infocaixa? Giro720msg 02h57min de 20 de setembro de 2011 (UTC)

As barras criam subdivisões dentro das gerais, será que não conseguiu ver isso? Ou é daquelas pessoas que não organiza nada e deixa tudo ao molho? Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 03h01min de 20 de setembro de 2011 (UTC)

Meio termo eu diria. Gosto das separações, mas desde que fique simples e claro, como em Predefinição:Info/Jogador de voleibol ou Predefinição:Info/Livro. Giro720msg 03h11min de 20 de setembro de 2011 (UTC)

Sinceramente... Não vejo onde está a diferença. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 03h18min de 20 de setembro de 2011 (UTC)

Creio que a resposta seria en:Readability: há menos trabalho visual para encontrar informação e associar o rótulo (nascimento, por exemplo) a informação. De certa forma isso está associado com a questão da cor levantata pelo Kid, já que a leitura tende a ser mais cansativa e incômoda quando o texto está escrito em cor clara sobre fundo escuro. Testei o esquema atual usando o Colour Contrast Analyser; para textos em fontes grandes, ok, mas ele não aconselha esse esquema de cor para textos em tamanho normal. Giro720msg 20h30min de 20 de setembro de 2011 (UTC)
Sugiro trocar as cores. O contraste realmente atrapalha a leitura, tornando-a desagradável.OTAVIO1981 (discussão) 10h50min de 21 de setembro de 2011 (UTC)
P.S.:Como a infocaixa é utilizada para diversas ciências e no momento não é possível utilizar cores diferentes para cada ciência, sugiro utilizar um fundo branco. OTAVIO1981 (discussão) 10h54min de 21 de setembro de 2011 (UTC)

Quem disse que não era possível fazer isso? É claro que é, basta decidirem que cores querem. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 23h59min de 1 de outubro de 2011 (UTC)

Minha nossa... acabei de ver a cor dessa moldura... esse rosa choque quase me cegou!! Uma cor mais suave, por favor! Que não seja por falta de sugestão: #D8E2EE. Rachmaninoff msg 01h03min de 25 de outubro de 2011 (UTC)

Violeta agora é Rosa Choque? Desde quando? Aconselho-o a ir ao oftalmologista... Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 02h54min de 25 de outubro de 2011 (UTC)
Zorglub, foi você que escolheu essa cor? Rachmaninoff msg 15h34min de 26 de outubro de 2011 (UTC)

Nepias, eu tinha colocado o violeta puro que é a cor que define a ciência, mas acharam que era muito escuro e mudou-se para violeta claro, agora acho estranho algo... É que quando estava no violeta alguém disse que a cor era "rosa choque" e você vem e diz que o violeta claro é "rosa choque" e apresenta uma cor que é azul pálido deslavado (a propósito que já está a uso noutra predef), por isso acho que o prob não é a cor da predef mas sim os vossos monitores que estão a fazer o reconhecimento errado da cor. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 16h02min de 26 de outubro de 2011 (UTC)

Imagem por defeito/padrão[editar código-fonte]

No caso do campo da imagem não ser preenchido, ao menos que se use alguma imagem informativa; que se escolha/traduza alguma dessas: Commons:Category:Persons_placeholders. Alguém de fora da Wikipédia não vai entender o que se passa ao ver um átomo e um pi em artigo de um botânico. Aproveito para lembrar que na versão em pdf, essa imagem não deve aparecer (pois não fará nenhum sentido lá; ela pode estar na versão web justamente para incentive o carregamento de imagens). Giro720msg 23h07min de 1 de outubro de 2011 (UTC)

Está feito, se não gostar, sugira opções. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 23h57min de 1 de outubro de 2011 (UTC)
Obrigado. Giro720msg 00h08min de 2 de outubro de 2011 (UTC)

Essa imagem não serve, o fundo é branco e não bate com o fundo da predefinição. Troquei por outra com o fundo transparente. Falando em cor, esse roxo berrante não é apropriado... é melhor trocar por um tom mais leve, como o que era usado na anglófona, ou mesmo nenhum, como sugeriu o Otávio. --viniciusmc (discussão) 04h41min de 4 de outubro de 2011 (UTC)

Acho que a imagem que o Zorglub fez de uma pessoa neutra com fundo transparente e cor cinza já resolve o problema.OTAVIO1981 (discussão) 14h46min de 4 de outubro de 2011 (UTC)

Sugestões gerais[editar código-fonte]

Imagino que será consenso essas duas sugestões:

  • O campo de assinatura está aparecendo o tempo todo, mesmo que não seja parecido; seria bom ocultá-la caso não seja preenchido.
  • O texto "Dados gerais" poderia ficar sempre visível (em geral sempre haverá algum dado sobre o nascimento, falecimento ou nacionalidade do biografado).

Deixo ainda outras duas sugestões:

  • Ao invés de mostrar "Nascimento/Local" e "Falecimento/Local" em 2 blocos distintos poderiam aparecer num único bloco maior como em {{Info/Biografia}}.
  • Caso seja deixado o "Dados gerais" sempre visível, poder-se-ia remover a barra horizontal que fica imediatamente acima dele, bem como aquela que se encontra em "Actividade"; ou então, para harmonizar, adicionar uma nova barra sobre a "Assinatura". Giro720msg 14h59min de 6 de outubro de 2011 (UTC)

To em férias quase que não venho cá por isso o tempo é curto, assim que tiver disponibilidade trato disso (provavelmente para a semana). Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 15h05min de 6 de outubro de 2011 (UTC)

Campo religião[editar código-fonte]

Foi acrescentado um novo campo "religião". A princípio discordo, a não ser que existam argumentos fortes para a inclusão. Os artigos no geral, e infoboxes em particular, devem-se cingir a descrever o que é relevante para a descrição do biografado. Há casos em que citar a religião pode ser justificável se o motivo de notoriedade dessa pessoa estiver de alguma forma ligado à religião e seja necessário diferenciar qual religião. Aliás, é precisamente por esse motivo que a info/biografia tem o campo "religião" (mas citando especificamente para só o usar se a religião for relevante). No entanto, esta predefinição aplica-se a cientistas; portanto, assume-se que são notáveis por trabalhos na ciência, e não por obras teológicas. Antero de Quintal (discussão) 01h41min de 26 de junho de 2014 (UTC)

Ajuda com parâmetro módulo[editar código-fonte]

Olá pessoal! Tentei usar o parâmetro |módulo={{Escute}} no Richard Dawkins clonando a do Jimmy Wales mas não funcionou. Depois é que vi que a do Jimbo é Info/Biografia. Tem jeito de trazer isso para esta predefinição? Alguém pode ajudar nesse detalhe? Obrigado!!! Ixocactus (discussão) 06h47min de 10 de novembro de 2016 (UTC)

Ixocactus, o parâmetro {{{modulo}}} não tem nada, apenas inclui o conteúdo, ou seja, tudo é feito pela {{Escute}}. O que vi de diferente entre os artigos é que o do Jimmy tem |descrição=[[:File:Jimmy Wales voice.ogg|Gravado em Agosto de 2014]] e o do Richard não. Para mim, o áudio funciona normalmente. Você queria apenas o parâmetro "modulo" aqui? Abraços Mwaldeck msg 14h17min de 11 de novembro de 2016 (UTC)
Feito, mas o que seria "módulo"? Mwaldeck msg 14h22min de 11 de novembro de 2016 (UTC)
Valeu Mwaldeck!!! Detalhes fazem toda diferença. Obrigado! Boas!!!! Ixocactus (discussão) 18h38min de 11 de novembro de 2016 (UTC)